05/06/2025 – A Embratur marca presença no maior evento de turismo do estado do Mato Grosso. A Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT Pantanal 2025) acontece de 5 a 8 de junho e conta com ações da Agência focadas no turismo sustentável. O diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, compôs a mesa de abertura.
A presença da Agência no evento integra a estratégia, em parceria com o trade local, para colaborar com o posicionamento do Pantanal como destino de observação de vida silvestre no mercado internacional.
Para Bruno Reis, a FIT-Pantanal é uma importante plataforma de conexão e inovação, reunindo as principais empresas, instituições e especialistas do setor para impulsionar o turismo sustentável na região do Pantanal. “Faz parte da estratégia da Embratur criar oportunidades para gerar negócios com foco na sustentabilidade e o evento proporciona esse networking estratégico, com compartilhamento de conhecimento e acesso às tendências que moldam o futuro do mercado turístico. Além dos famtours, presstrips e campanhas publicitarias que a Embratur já tem feito para posicionar o Pantanal como destino de safári, nossa participação tem como objetivo reforçar a atuação conjunta e sinergia de ações com o trade local”, salientou.
“Na ocasião, lançamos a Galeria Visit Brasil em Nova Iorque, edição Pantanal e um projeto global inédito com a National Geographic. A iniciativa é resultado da parceria da Embratur e do Sebrae Nacional, em conjunto com os governos de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o Sebrae do MT e MS”, completou Reis.
Palestra sobre afroturismo
A programação da FIT-Pantanal 2025, conta com rodadas de negócios, fóruns, oficinas, palestras, feiras, programação artística e cultural, além da gastronomia regional. A palestra da coordenadora de Afroturismo da Embratur, Tânia Neres, marcada para o dia 6 de junho, com o tema “A nova era para o afroturismo: como o Mato Grosso pode expandir seu potencial no mercado internacional”.
“A área do afroturismo já está em desenvolvimento no Mato Grosso, desde Cuiabá, onde a cidade faz parte de um Tour Afro, até as experiências em Comunidades Quilombolas e no Pantanal, o que demonstra um potencial para a Embratur na internacionalização do produto.”, afirma Neres.
Na palestra, Tânia Neres apresenta também o trabalho da Coordenação de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Embratur, que atua na promoção e apoio à estruturação de produtos e roteiros turísticos que valorizem estas manifestações culturais em todo o Brasil. “Nosso objetivo é fomentar o diálogo com o trade turístico local e potencializar as oportunidades para a inclusão de estado nas estratégias de promoção internacional da Agência”, reforçou.
FIT Pantanal 2025
A Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT Pantanal 2025) é o principal evento do setor em Mato Grosso, com foco na promoção de negócios, na capacitação profissional e na divulgação dos atrativos turísticos do estado. O evento busca impulsionar o turismo sustentável, a integração regional e apresentar as riquezas naturais e culturais de Mato Grosso para o Brasil e o mundo.
A iniciativa é realizada pelo Sistema Comércio de Mato Grosso (Fecomércio-MT, Sesc-MT, Senac-MT e IPF-MT), por meio do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio (Cetur-MT), e do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), e conta com apoio institucional da Confederação Nacional do Comércio (CNC) e a parceria do Sebrae MT e da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar de Mato Grosso (Seaf-MT).
Pantanal
O Pantanal brasileiro é a maior planície alagável do mundo, um paraíso para quem busca um contato direto e profundo com a natureza. Trata-se de um espetáculo da natureza, classificado como Patrimônio Mundial Natural e Reserva da Biosfera pela UNESCO e eleito em 2023, pela Revista Time, um dos 50 destinos turísticos extraordinários do Planeta. O bioma é um ambiente ideal para a proliferação de uma fauna e flora exuberantes, atraindo não só aves migratórias, mas também espécies raras e ameaçadas de extinção.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.