PROMOÇÃO DE DESTINOS

Maranhão busca parceria da Embratur para ampliar e diversificar promoção internacional de destinos turísticos do estado

Acordo visa promover visibilidade de destinos maranhenses em campanhas da Agência
Renato Vaz/Embratur
Presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e equipe recebem comitiva do Maranhão na sede da Agência, em Brasília

05/06/2025 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, recebeu nesta quinta-feira (5) o governador em exercício do Maranhão, Felipe Camarão, para discutir estratégias de promoção internacional do estado. O foco do encontro foi o fortalecimento dos Polos Turísticos do Maranhão, com ações voltadas ao turismo sustentável, marketing e apoio à comercialização, além da ampliação dos destinos maranhenses a serem projetados fora do país.

Hoje, três polos já são trabalhados com ações estruturadas: São Luís, Lençóis e Delta e Chapada das Mesas. A meta, no entanto, é ampliar a visibilidade internacional para os dez polos definidos pelo Programa Nacional de Regionalização do Turismo (MTur). Além dos três polos já promovidos, integram a lista: Serras, Guajajaras, Timbiras e Canelas; Cocais; Amazônia Maranhense; Sertão Maranhense; Lagos e Campos Floridos; Munim e Floresta dos Guarás. 

“Queremos mostrar ao mundo a diversidade de experiências que o Maranhão tem a oferecer, com natureza exuberante, cultura rica e comunidades acolhedoras”, destacou Felipe Camarão. “Nosso estado tem tudo: turismo ecológico, histórico, cultural e uma identidade única no Brasil.”

Marcelo Freixo ressaltou que o novo Plano de Marketing Internacional da Embratur, lançado este ano, prioriza justamente esse tipo de parceria. “O reconhecimento internacional de destinos sustentáveis é estratégico. Atrai um turista mais qualificado, que valoriza a cultura local e gera impacto positivo para as comunidades”, afirmou o presidente.

Rota das Emoções
Durante o encontro, Marcelo Freixo também destacou o Experience Brasil Famtour Rota das Emoções, (viagem de familiarização) realizado pela Embratur em parceria com o Sebrae, de 6 a 14 de junho, com operadores de turismo da Espanha e México pela Rota das Emoções, roteiro que inclui destinos no Maranhão, Piauí e Ceará.

Além de conhecerem os atrativos, os operadores internacionais participam de rodadas de negócios com prestadores de serviços locais em Barreirinhas (MA), Parnaíba (PI) e Camocim (CE). “A conexão entre operadores estrangeiros e o trade local é muito importante para transformar o interesse em pacotes turísticos reais. Essa ponte movimenta a economia regional de forma sustentável”, disse o presidente da Agência.

Maranhão em destaque
O Maranhão já integra diversas frentes de promoção internacional da Embratur. Destaques como a Rota das Emoções foram promovidos na Fitur (Madrid), uma das maiores feiras de turismo do mundo, e na Galeria Visit Brasil (Paris), voltada ao turismo de patrimônio reconhecido pela Unesco. Além disso, destinos como os Lençóis Maranhenses têm presença constante nas campanhas da Agência.

Crescimento internacional
O fluxo de visitantes estrangeiros também foi pauta da reunião. Em 2024, o Maranhão recebeu cerca de 69.500 turistas internacionais. A expectativa para 2025 é superar os 75 mil visitantes. Os principais países emissores são Estados Unidos, Itália, Portugal, Espanha e França.

Participaram do encontro, pela Embratur, as coordenadoras Kátia Bitencourt (Assuntos Estratégicos) e Carina Câmara (Articulação com o Trade Nacional). Pelo governo do Maranhão, estiveram presentes Luana Müriella (secretária adjunta executiva), Hugo Veiga (assessor especial) e André Bello (secretário adjunto da Vice-Governadoria). O deputado federal Márcio Jerry também acompanhou o encontro.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.