09/06/2025 – A Embratur, em parceria com o Sebrae, participa, a partir desta segunda-feira (9), da FIEXPO, principal feira do segmento MICE (do inglês, Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions) da América Latina. O evento, que segue até quinta-feira (12), será realizado no Centro de Convenções da Costa Rica, em San José, e integra o calendário oficial da Agência como uma das principais ações internacionais de promoção do Brasil em 2025.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o segmento MICE é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento do setor. “O turismo de negócios e eventos é muito importante para atrair investimentos, gerar empregos e movimentar a economia em períodos de baixa estação. A presença do Brasil na FIEXPO reforça nosso compromisso de apoiar o setor e posicionar o país como um destino competitivo, diverso, preparado e sustentável no cenário internacional”, afirma.
Além de marcar o lançamento, na América Latina, de duas das mais recentes plataformas de qualificação e promoção internacional do Brasil, o Brasil Incentive Showcase (BIS) e a Brasil Travel Specialist (BTS), a presença do Brasil na FIEXPO amplia a inserção do país no mercado global da Indústria de Eventos, segmento altamente qualificado e com forte potencial de geração de receita e movimentação econômica.
Com essa participação, a Embratur reforça a importância do mercado latino-americano em sua estratégia dedicada ao mercado de viagens e eventos internacionais corporativos, associativos e de incentivo. “A América Latina é um mercado de suma importância pela proximidade e pelas ligações culturais, comerciais e afetivas que temos. O Turismo, especialmente o Turismo de Negócios e Eventos, representa muito bem todo esse conjunto, além de ser um direcionador estratégico do Plano Brasis, o novo plano de marketing internacional do país”, completa Freixo.
Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, a presença na FIEXPO é uma oportunidade também para reforçar a imagem do país no exterior. “Precisamos mostrar para o mundo os nossos valores e as nossas riquezas. Esta ação fortalece a imagem do Brasil. Isso representa um posicionamento da imagem do nosso país, consolidado a marca de criatividade, inovação e de riquezas culturais. A criatividade do povo brasileiro é um valor sem igual, por isso, apoiar esta iniciativa é também ampliar oportunidades para os mais de 95% dos negócios do setor do Turismo, gerando emprego e renda por meio do fluxo do setor”, afirmou Décio.
Programação
Como parte da programação, a Embratur participará do Fórum Político, espaço de diálogo e colaboração entre líderes políticos do continente e atores-chave da indústria de eventos a nível global, cujo foco é garantir o reconhecimento, a promoção e a proteção do valor que o setor aporta às sociedades.
Além da participação no Fórum Político, a Embratur promoverá seus atrativos de infraestrutura e diversidade de destinos e experiências em um almoço exclusivo para 130 compradores (buyers) internacionais com o objetivo de atrair eventos e viagens para o Brasil. A ação contará ainda com sorteios de bilhetes, apresentação de destinos brasileiros e de plataformas de promoção internacional como o Brasil Incentive Showcase – dedicada ao setor de viagens e eventos de incentivo – e o novo módulo do programa Brasil Travel Specialist (BTS), específico para o segmento MICE.
Parcerias FIEXPO 2025
A participação da Embratur em 2025 marca ainda a parceria com a Copa Airlines que possui ampla malha aérea que conecta mais de 80 cidades através do seu Hub das Américas, no Panamá.
Gerente geral da Copa Airlines no Brasil, Raphael de Lucca, enfatizou a importância de participar da FIEXPO ao lado da Embratur. “É uma excelente oportunidade para reforçarmos o compromisso da Copa Airlines com o desenvolvimento do turismo MICE na América Latina e, em especial, com o Brasil. Hoje, contamos com voos diretos para 7 destinos brasileiros, o que nos permite atender a diferentes perfis de demanda com agilidade e capilaridade”.
A FIEXPO 2025 ainda reunirá 14 coexpositores representantes de destinos turísticos, convention bureaux, operadoras de turismo receptivo (DMCs), espaços para eventos, redes hoteleiras e companhias aéreas que reforçam a diversidade e a infraestrutura do Brasil para sediar grandes encontros internacionais, promovendo o país como um destino completo para o turismo de negócios e eventos, todos selecionados por chamada pública.
Entre os coexpositores confirmados estão: Bahia, Visit Iguassu, Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, Visit Rio, Visite São Paulo, Brasil Operadora, Via Capi DMC, Blumar DMC, Destino Floripa, GL Events Venues, Sheraton São Paulo/ WTC Events Center, Windsor Hotels, Grand Hyatt e GOL Linhas Aéreas. Nesta edição, a participação brasileira contará com o apoio da COPA Airlines e da MCI Brasil, que estarão como parceiros estratégicos do estande nacional.
MICE Brasil
O mercado MICE é um dos que mais cresce no turismo mundial. Em 2024, o setor gerou receita estimada em US$ 870 bilhões, tem projeção de chegar a US$945 bilhões em 2025 e projeta crescimento médio de 9,1% até 2030.
No Brasil, o setor de viagens corporativas registrou, em 2024, o recorde de faturamento total de R$13,5 bilhões e, apenas no primeiro trimestre de 2025, o turismo de negócios movimentou R$3,179 bilhões, de acordo com dados da ABRACORP. Além desses indicadores, o mais recente ranking divulgado pela ICCA (International Congress and Convention Association), consolida o Brasil entre os 15 principais destinos do mundo para eventos internacionais, líder absoluto na América Latina. Foram 234 eventos internacionais reconhecidos pela ICCA no ano passado, um crescimento de 50% em relação a 2023. A presença do Brasil na FIEXPO é essencial para expandir e qualificar a atuação do Brasil na Indústria de Eventos para os próximos anos.