RESPEITO

Embratur e Ministério da Justiça promovem curso para capacitar profissionais em segurança da mulher turista

Iniciativa faz parte de acordo de cooperação técnica assinado entre a Agência e o ministério em 2024; capacitação será on-line e terá 60 horas de aula
Divulgação/Embratur-Sebrae
Curso com 60 horas de duração ajuda a tornar o Brasil mais atrativo para turistas mulheres de todo o mundo

09/06/2025 – Uma parceria entre a Embratur e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) pretende melhorar a experiência de turistas mulheres no Brasil. A pasta lançou o curso O Papel do Profissional do Susp na Proteção da Mulher Turista, formação que vai capacitar profissionais do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) para o atendimento a esse público, assegurando direitos e garantindo a acolhida e o respeito na estadia em destinos brasileiros.

A capacitação, com duração de 60 horas, faz parte do acordo de cooperação técnica (ACT) firmado entre a Embratur e o MJSP, em agosto de 2024. O presidente da Embratur destacou a importância da iniciativa. “Isso é o Governo Federal mostrando que, no Brasil, as turistas estrangeiras ou brasileiras podem viajar sozinhas ou acompanhadas para onde elas quiserem e do jeito que elas quiserem. É uma iniciativa que traz mais segurança para um país que é democrático, hospitaleiro e diverso. E é, também, um gesto que mostra que o turismo é importante para o desenvolvimento sustentável do nosso país. O Brasil protege seus moradores e visitantes”, disse.

“Queremos garantir maior preparo na proteção a mulheres que estejam fazendo turismo pelo País, sejam elas estrangeiras ou brasileiras. O curso vai contribuir para o atendimento mais humanizado e assertivo das necessidades das mulheres turistas”, destacou a diretora de Ensino e Pesquisa da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Michele dos Ramos.

Programação

O curso será dividido em quatro módulos, que abordarão o setor do turismo, direito das mulheres, técnicas de entrevista investigativa e a relação entre segurança e turismo, respectivamente. Além disso, serão repassadas orientações relacionadas a temas como transporte seguro, informação e orientação, treinamento de profissionais do setor, promoção de destinos seguros para mulheres e parcerias com organizações locais.

Veja algumas questões específicas para esse público:

– É fundamental garantir que os transportes público e privado sejam seguros para as mulheres turistas. Isso pode incluir a implementação de medidas de segurança, como câmeras, presença de funcionários e sistemas de comunicação eficazes

– Fornecer informações claras e precisas sobre a segurança do destino, incluindo áreas a serem evitadas e números de emergência, pode ajudar as mulheres a se sentirem mais seguras. Além disso, oferecer orientação sobre comportamentos seguros e práticas de viagem pode ser útil

– É importante fornecer treinamento adequado para profissionais do setor turístico, como funcionários de hotéis, guias turísticos e motoristas de táxi, sobre como lidar com situações de segurança e como oferecer um ambiente acolhedor e seguro para mulheres

– Por meio de campanhas de marketing e promoção, os destinos podem destacar suas medidas de segurança específicas para mulheres. Isso pode atrair ainda mais viajantes, aumentando o número de visitantes e beneficiando a economia local

– Trabalhar em parceria com organizações locais que promovam a segurança e os direitos das mulheres pode ser uma estratégia eficaz. Essas organizações podem oferecer informações e apoio às turistas, além de ajudar a identificar áreas de melhoria em termos de segurança

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.