10/06/2025 – O Programa Novas Rotas, desenvolvido pela Embratur para internacionalizar destinos brasileiros fora do eixo tradicional, chega a Santa Catarina. O objetivo é capacitar o trade local, criar e aprimorar experiências turísticas e fazer articulação institucional para fortalecer a presença da região no exterior. O presidente da Agência, Marcelo Freixo, participou de forma online do lançamento do programa nesta segunda-feira (9). O estado está entre os que mais cresceram na entrada de turistas estrangeiros no primeiro quadrimestre de 2025.
Além de Freixo, participaram do lançamento pela Embratur o gerente de Inteligência de Dados e Competitividade, Fábio Montanheiro, a gerente de Inovação, Marina Arruda, a coordenadora de ESG, Marina Barki, e a coordenadora de Relações Institucionais, Monique Lima. A reunião também contou com secretários municipais de Turismo e de Desenvolvimento Econômico de diversos municípios catarinenses.
Santa Catarina possui um litoral de 500 km com praias paradisíacas, cidades históricas e uma infraestrutura turística de alto nível. Também se destaca pelo turismo de aventura, com trilhas, montanhismo e esportes náuticos. O Novas Rotas vai abarcar a região da Costa Verde & Mar, um dos polos turísticos mais importantes do estado, atendendo dez municípios: Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Ilhota, Itajaí, Camboriú, Itapema, Navegantes, Penha, e Porto Belo.
O presidente da Embratur está otimista com a implementação do Novas Rotas em terras catarinenses. “Santa Catarina é um estado em franco crescimento turístico e que entendeu o potencial econômico, de desenvolvimento, de sustentabilidade, cultural e ambiental desse setor. Potencializar ainda mais as iniciativas que os próprios municípios já vem adotando é uma forma de desenvolver a região, gerar emprego e renda e preservar o meio ambiente em uma região tão vibrante e brasileira e mostrar para o Brasil que quando o turismo ganha, todo mundo ganha”, disse.
O programa Novas Rotas foi criado pela Embratur como uma estratégia para descentralizar o turismo internacional no Brasil. A proposta é capacitar estados e municípios fora da rota turística tradicional, oferecendo suporte técnico em três áreas estratégicas: sustentabilidade, inteligência de dados e inovação tecnológica.
Capacitação
O programa prevê ainda uma capacitação presencial, conduzida por equipe técnica da Embratur, com foco em temas como comportamento dos turistas estrangeiros, práticas sustentáveis e análise de dados para identificar mercados emissores. Além disso, será lançada uma plataforma educacional online de ensino à distância, voltada a qualificação de empreendedores e gestores locais.
“Não se trata apenas de promover capitais. O programa foi pensado para incluir municípios menores com vocação turística. Queremos prepará-los para receber visitantes com autenticidade e qualidade”, explicou Freixo.
Dados
De janeiro a abril deste ano, Santa Catarina recebeu 492.960 turistas internacionais. O número representa um crescimento expressivo e equivale, em apenas quatro meses, a 99,5% do total de visitantes estrangeiros de todo o ano de 2024. No comparativo com os primeiros quatro meses do ano passado, o crescimento foi de 67,5%. A internacionalização do turismo catarinense tem sido impulsionada por fatores estratégicos, como a ampliação da conectividade aérea. O estado agora conta com voos diretos para Lisboa e Panamá, além de reforçar rotas para Argentina, Chile e Paraguai.
Novas Rotas
Lançado em abril deste ano, o Novas Rotas marca o início de uma série de ações em todo o país, incluindo capacitações em sustentabilidade, dados e inovação, voltadas para gestores públicos, empresários, operadores de turismo e demais atores do setor. “A ideia é mostrar ao mundo que o Brasil é muito mais do que seus cartões-postais tradicionais. Queremos revelar novas paisagens, culturas e experiências, de forma sustentável, inteligente e inovadora”, garante Marcelo Freixo.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.