11/06/2025 – O número de chegadas de turistas internacionais no Brasil de janeiro a maio de 2025 superou os resultados de toda a série histórica para o mês. Foram 4,8 milhões de visitantes estrangeiros. O resultado representa um crescimento de 49,7% em relação aos primeiros cinco meses de 2024, quando o registro de chegadas foi de 3,2 milhões. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (11) em parceria do Ministério do Turismo, da Embratur e da Polícia Federal.
O mês de maio também foi recorde. Ao todo, no período, o Brasil registrou a entrada de 461.341 visitantes estrangeiros, 37,4% a mais que no mesmo período do ano passado, quando o registro ficou em 125.689. O presidente da Embratur, Marcelo freixo, comentou os resultados. “O momento que o turismo brasileiro está vivendo não tem precedente no mundo. Em 2025, a chegada de turistas internacionais cresce 50%, enquanto a previsão da ONU Turismo para o resto do mundo está entre 3% a 5%”, destaca.
“Isso é reflexo da melhoria da imagem do Brasil devido à política externa do presidente Lula, alinhada com valores da democracia e do compromisso ambiental, mas também é resultado de um trabalho qualificado que estamos realizando de atração de voos internacionais e de promoção dos nossos destinos turísticos no exterior. Nunca chegou tanto turista, e eles hoje chegam numa diversidade muito maior de destinos, regionalizando o desenvolvimento e a geração de empregos”, completa Freixo.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, celebrou os números. “Estamos colhendo os frutos de uma estratégia bem articulada e de um trabalho técnico consistente desenvolvido pelo governo do presidente Lula, por meio do Ministério do Turismo e Embratur. O setor de viagens é uma das grandes engrenagens do desenvolvimento econômico e social do Brasil, e os dados mostram que estamos no caminho certo para transformar o país em um dos destinos mais competitivos do mundo”, afirma.
Meta anual
O número de chegadas no acumulado representa 70% da meta estipulada para o ano pelo Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027, que prevê a chegada de 6,9 milhões de turistas ao país até dezembro. A expectativa é que o país atinja, ainda este ano, o patamar de 8 milhões de turistas internacionais, marca esperada para o final do período.
Principais emissores
Os cinco principais países emissores de turistas internacionais para o Brasil somam, de janeiro a maio, 3,5 milhões de chegadas das 4,8 milhões registradas. A Argentina segue na liderança com 2,2 milhões de hermanos nos destinos brasileiros, um crescimento de 96,8% em relação ao ano passado. Em segundo lugar no ranking, o Chile enviou 387.611 visitantes, aumento de 31,6%. Em terceiro, os Estados Unidos ficaram em 352.971, 18,4% a mais. Na sequência, o Paraguai enviou 285.122 turistas internacionais para o brasil, mais 17,1% em relação ao mesmo período do ano passado. E em quinto, com 277.858 visitantes estrangeiros, o Uruguai registrou um crescimento de 31,7%.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.