11/06/2025 – A Embratur recebeu, nesta quarta-feira (11), o diretor do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil, Rodrigo Favetta, para discutir o fortalecimento de iniciativas ligadas aos direitos humanos, à equidade racial e de gênero e à conservação ambiental no turismo.
Além de fortalecer a parceria com o Pacto Global, a Embratur busca novas oportunidades de cooperação, como a possibilidade de se tornar multiplicadora dos princípios da ONU no turismo brasileiro. Entre as propostas em debate, estão o reconhecimento da Agência como embaixadora de movimentos como: Elas Lideram, Raça é Prioridade e Ambição NetZero, atuando como vetor de boas práticas e apoiando parceiros do trade a aderir à jornada da sustentabilidade.
Desde 2023, a Embratur é signatária do Pacto Global e tem alinhado sua atuação aos princípios da ONU, que incluem direitos humanos, trabalho decente, proteção ambiental e combate à corrupção. A Embratur já participa de três movimentos temáticos do Pacto: Elas Lideram, que promove a equidade de gênero nas lideranças; Raça é prioridade, voltado à igualdade racial nas organizações e Ambição NetZero, com foco em zerar as emissões líquidas de carbono. “No campo prático, temos adotado ações como a compensação das emissões de carbono em viagens internacionais de colaboradores e de promoção do turismo internacional”, explicou Marina Barki, coordenadora de ESG da Embratur.
O supervisor de Afroturismo da Embratur, Daniel Noble, ressaltou que os compromissos com diversidade e inclusão também se traduzem na gestão interna da Agência. “Hoje, 54% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres. E no último processo seletivo, ações afirmativas foram adotadas para tornar nossa equipe mais diversa e representativa”, disse.
Visibilidade internacional
A atuação da Embratur na diplomacia climática também ganhou visibilidade internacional. Em 2024, a Agência participou do evento SDGs in Brazil, em Nova York, e exibiu mensagens institucionais na Times Square, reforçando o posicionamento do Brasil no cenário global da sustentabilidade.
Agora, em junho, a Agência vai lançar seu primeiro Relatório de Sustentabilidade, baseado nos padrões da Global Reporting Initiative (GRI). O documento trará dados concretos sobre práticas ESG e apontará estratégias para que essas ações sejam implementadas junto ao trade turístico.
A reunião com o Pacto Global marca um novo capítulo no compromisso da Embratur com políticas públicas sustentáveis. A meta é transformar o Brasil em uma referência mundial em turismo responsável, inclusivo e alinhado aos grandes desafios do nosso tempo.
Participaram do encontro a coordenadora de ESG da Embratur, Marina Barki, o supervisor de Afroturismo, Daniel Noble, a supervisora de Segmentos Turísticos, Rafaela Lehmann, o Assessor de Inovação e ESG, Caio Iglesias e Paulo Albuquerque, Assessor de ESG, Paulo Albuquerque.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.