COLABORAÇÃO

Embratur apresenta Plano Brasis ao ministro das Relações exteriores

O presidente da Agência, Marcelo Freixo, se reuniu com o chanceler Mauro Vieira e também falou sobre a entrada recorde de turistas internacionais nos destinos nacionais
Renato Vaz/Embratur
Freixo apresentou o Plano Brasis ao chanceler Mauro Vieira e os números de entrada de turistas internacionais no país

12/06/2025 – “A colaboração com o Itamaraty é primordial para o crescimento no número de turistas internacionais no Brasil.” Essa foi a afirmação do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, após um encontro institucional com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Freixo foi ao Itamaraty nesta quinta-feira (12) para apresentar ao chanceler o Plano Brasis, novo plano de marketing internacional do país, lançado em maio, no Rio de Janeiro.

Freixo e Vieira também conversaram sobre a importância de aprofundar o relacionamento do Brasil com países estratégicos para o aumento no fluxo de turistas internacionais no Brasil a curto, médio e longo prazo.

O presidente da Embratur aproveitou o encontro para levar os bons resultados nas chegadas de turistas internacionais aos destinos brasileiros. O registro de janeiro a maio de 2025 superou os resultados de toda a série histórica para o período. Foram 4,8 milhões de visitantes estrangeiros. O dado representa um crescimento de 49,7% em relação aos primeiros cinco meses de 2024, quando o registro de chegadas foi de 3,2 milhões.

“O Brasil está crescendo em todas as regiões [em número de turistas internacionais e entrada de dólares do turismo]. Nós elaboramos um novo plano de marketing internacional, o Plano Brasis, e agora estamos levando esse plano para cada uma das 27 unidades da federação. É um plano de país pensado para que esse crescimento extraordinário deixe de ser um momento que estamos vivendo e vire uma tendência”, afirmou Freixo.

Participaram do encontro, ainda, o diretor do Departamento de Promoção Comercial, Investimentos e Agricultura do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Alex Giacomelli da Silva, o diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, e o assessor de Relações Internacionais da Agência, Paulo Lins

Plano Brasis

Elaborado pela Embratur em parceria com o Ministério do Turismo e o Sebrae, o Plano Brasis sucede o Plano Aquarela, lançado há cerca de 20 anos, junto com a Marca Brasil, e reposiciona e fortalece a identidade do país, ampliando a presença dos destinos brasileiros no mundo até 2027. O novo plano vai propiciar ambientes de negócio fortalecidos, fomentar o empreendedorismo, sustentabilidade, auto estima cultural além de gerar emprego e renda em todos os destinos do país. Liderada pela equipe técnica da Embratur, a nova estratégia de marketing turístico foi desenvolvida com a participação ativa de diversos atores, incluindo representantes do trade turístico nacional e internacional.

Os estados brasileiros também indicaram pontos focais que contribuíram diretamente para a construção do documento. Representantes das secretarias estaduais de turismo e dos Sebraes estaduais participaram do processo, que contou ainda com o apoio da FGV e da consultoria da Dream Factory. A Embratur realizou, ainda, uma pesquisa aberta, em três idiomas, voltada ao trade nacional e internacional, obtendo 2.458 respostas. Além disso, foram ouvidos gestores públicos e privados, empresários, trabalhadores do setor e pesquisadores, ampliando a escuta e garantindo uma base sólida e representativa para o plano.

E o plano passou por validação no Encontro de Gestores de Turismo do Sebrae, na Câmara Técnica de Promoção e Apoio à Comercialização do Turismo e na 64ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Turismo. Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, as apresentações garantem um fortalecimento ainda maior do diálogo da Agência com todo o trade turístico.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.