13/06/2025 – O Brasil está concorrendo ao posto de “Melhor Destino Internacional” na premiação Publituris Portugal Travel Awards, um dos mais prestigiados reconhecimentos do setor de turismo em Portugal. Os vencedores serão anunciados no 3 de julho, no Hotel Vila Galé Collection Elvas, em Elvas (Portugal). O prêmio, que chega à sua 20ª edição, é uma iniciativa do Jornal Publituris de Portugal, que teve início em 1969.
Este ano, o prêmio reúne 177 nomeados em 22 categorias. A seleção dos nomeados foi feita pela equipe do Publituris, baseada em critérios como o trabalho desenvolvido em 2024, capacidade de inovação, visibilidade mediática, distinções nacionais e internacionais e dados estatísticos oficiais.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a nomeação do Brasil no prêmio reforça a crescente atratividade do país para os viajantes portugueses. “Dados recentes mostram que os destinos brasileiros ocupam o 1º lugar entre os países em viagens de longa distância dos portugueses, superando até mesmo os destinos caribenhos. O número de turistas portugueses no Brasil aumentou 19,67% entre 2023 e 2024, saltando de 182.463 para 218.354 chegadas, um crescimento significativo que demonstra a força da relação turística entre as duas nações”, pontuou.
Freixo destaca também a expansão da conectividade aérea entre Brasil e Portugal. “Em 2024, o Brasil recebeu 11.823 voos de Portugal, totalizando 3,31 milhões de assentos em 14 rotas operadas por companhias aéreas como TAP, Azul e Latam. Essas rotas ligam Lisboa a diversas capitais brasileiras”, explicou.
A premiação
A 20ª edição dos Publituris Portugal Travel Awards premia as melhores empresas, hotéis e alojamentos, instituições, serviços e profissionais que se destacaram no setor do Turismo em Portugal.
Os vencedores serão determinados por uma média ponderada dos votos do júri (45%), dos assinantes do Publituris (45%) e dos assinantes da newsletter diária (10%).
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.