13/06/2025 – A Bahia disparou na entrada de turistas internacionais nos primeiros cinco meses de 2025. De janeiro a maio deste ano, o estado recebeu 91.624 visitantes. O registro representa um aumento de 62,8% frente ao número de chegadas no mesmo período do ano passado, que foi de 56.276. O crescimento percentual foi o terceiro maior do país e ficou acima, também, da média nacional.
Ficaram à frente da Bahia, apenas, o Rio Grande do Sul, que teve um crescimento percentual na chegada de turistas internacionais de 94%, e Santa Catarina, de 67,3%. O bom desempenho baiano ajudou a puxar para cima os números nacionais. No acumulado até maio, o Brasil já recebeu 4.887.229 visitantes internacionais, o que representa 70% da meta anual prevista pelo Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027, que prevê a chegada de 6,9 milhões de turistas até dezembro.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, avalia o momento do turismo internacional no Brasil como “sem precedente no mundo”. “Em 2025, a chegada de turistas internacionais cresce 50%, enquanto a previsão da ONU Turismo para o resto do mundo está entre 3% a 5%. Isso é reflexo da melhoria da imagem do Brasil devido à política externa do presidente Lula, alinhada com valores da democracia e do compromisso ambiental, mas também é resultado de um trabalho qualificado que estamos realizando de atração de voos internacionais e de promoção dos nossos destinos turísticos no exterior”, detalhou Freixo.
Vizinhos turistas
A Argentina se destacou como o principal país emissor de turistas para o Brasil. O número de visitantes do país vizinho dobrou em relação ao mesmo período do ano passado. De janeiro a maio de 2024, 446.298 argentinos visitaram o Brasil, enquanto, em 2025, esse número saltou para 968.512.
Marcelo Freixo fez questão de destacar o papel da Bahia nesse avanço. “A Bahia é uma das grandes portas de entrada do turismo no Nordeste e no Brasil. É um estado importantíssimo, diverso, que representa muito bem o nosso país lá fora e está chamando a atenção do mundo para o Brasil”, afirmou.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.