TURISMO LITERÁRIO

Embratur promove “Projeto Rotas Literárias” na 22ª Bienal do Livro

Neste ano, o Rio de Janeiro, estado que abriga as cidades do projeto da Embratur, recebeu o título de “Capital Mundial do Livro em 2025”, concedido pela UNESCO
Marcio Menasce/Embratur
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, com o jornalista e escritor Ruy Castro ao centro, e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes

13/06/2025 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou, nesta sexta-feira (13), da 22ª Bienal do Livro, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). O evento é um dos mais importantes encontros literários e culturais do Brasil, consolidando-se como um festival que vai além da venda de livros, pois promove a democratização da leitura e o intercâmbio cultural.

De acordo com o presidente da Embratur, a Bienal está diretamente ligada às ações da Agência no que diz respeito à promoção do Brasil por meio do turismo cultural. “Este é um dos segmentos mais relevantes do setor turístico, movimentando expressivos fluxos internacionais e gerando impactos econômicos significativos. No mundo, estima-se que cerca de 40% das viagens internacionais sejam motivadas por interesses culturais, o que representa centenas de milhões de turistas a cada ano”, explicou.

Nesse sentido, além de participar da Bienal, a Embratur apoiou o evento Rio International Publishers Summit, realizado pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), nos dias 11 e 12 de junho de 2025.

Para o presidente da Agência, o projeto tem grande potencial para a promoção institucional das “Rotas Literárias” e para o fomento da prática de turismo literário no Brasil. “Nosso objetivo é reafirmar o compromisso da Embratur com a cultura, a educação e a projeção do Rio de Janeiro como capital internacional da leitura e da criatividade editorial, fatores determinantes para a promoção internacional da cidade”, afirmou.

Rotas literárias

Neste ano, a Bienal do Livro ganha destaque com o tema “Rio Capital do Livro no Mundo”. O título de “Capital Mundial do Livro em 2025”, concedido pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), é um reconhecimento inédito na América Latina, reforça o protagonismo e projeta o Rio de Janeiro no cenário global com um pólo de produção e circulação de cultural literatura e conhecimento.

Diante da importância desse reconhecimento e reforçando o turismo cultural e os atrativos do Rio de Janeiro nesse segmento, a Embratur possui o programa “Rotas Literárias”, que tem o objetivo de transformar o turismo literário no Brasil, conectando a história e inspirações de grandes escritores a roteiros turísticos inovadores. Os roteiros passam por locais do Rio de Janeiro, que exploram locais associados a escritores como Machado de Assis e Clarice Lispector.

“Este programa busca impulsionar o desenvolvimento econômico regional e a preservação cultural, promovendo um novo olhar sobre os destinos turísticos brasileiros. Lançado em parceria com startups e personalidades, como Gilberto Gil, a iniciativa promove experiências imersivas no Rio de Janeiro, com o uso de tecnologias como audioguias geolocalizados e inteligência artificial”, explicou Freixo. “Nosso objetivo com isso é valorizar a literatura e o patrimônio cultural brasileiro, impulsionando o desenvolvimento econômico local e oferecendo novas perspectivas para os visitantes”, completou.

Bienal do Livro

A Bienal do Livro atrai centenas de milhares de pessoas, entre leitores, autores, editoras e profissionais do setor, movimentando o mercado editorial e fomentando o gosto pela literatura.

A edição de 2025 celebra o conceito inovador de “parque literário” do evento, buscando oferecer experiências imersivas e interativas, transformando a relação do público com a leitura por meio de labirintos de histórias e uma roda-gigante temática e consolidando a Bienal como um espaço de inovação e engajamento cultural.

Turismo Cultural

O turismo cultural é um dos segmentos mais relevantes do setor turístico brasileiro, movimentando expressivos fluxos internacionais e gerando impactos econômicos significativos.

No mundo, estima-se que cerca de 40% das viagens internacionais sejam motivadas por interesses culturais, o que representa centenas de milhões de turistas a cada ano. No Brasil, o turismo cultural também possui grande importância. Segundo dados do Ministério do Turismo, aproximadamente 30% dos turistas estrangeiros que visitam o país indicam a cultura como uma das principais motivações de viagem.

“Esses visitantes apresentam um gasto médio superior ao dos demais perfis, especialmente pela busca por experiências autênticas, gastronomia típica e atividades guiadas, como visitas a museus, centros históricos e eventos culturais. Assim, o turismo cultural não apenas valoriza e preserva a identidade nacional, mas também representa um vetor estratégico para o desenvolvimento econômico e a geração de empregos nas regiões turísticas do país”, finalizou Freixo.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.