MAIS PROCURADOS

Santa Catarina avança no turismo internacional e cresce 67,3% em chegadas de estrangeiros

Estado supera meio milhão de visitantes de outros países nos primeiros cinco meses de 2025 e fica em segundo entre os que mais cresceram
Embratur-Sebrae/Divulgação
Santa Catarina recebeu 511.552 turistas internacionais em cinco meses: crescimento de 67,3%, o segundo maior do país

13/06/2025 – Santa Catarina consolida sua posição como um dos destinos mais procurados do Brasil por viajantes de outros países. De janeiro a maio deste ano, o estado recebeu 511.552 turistas internacionais, um crescimento de 67,3% em relação ao mesmo período de 2024.

O bom desempenho reforça o resultado nacional, uma vez que até maio, o Brasil já contabiliza 4.887.229 visitantes estrangeiros, alcançando 70% da meta anual de 6,9 milhões estipulada pelo Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027.

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, os números comprovam a força de Santa Catarina no cenário internacional. “Santa Catarina é um dos estados mais encantadores do Brasil. Tem praias de tirar o fôlego, turismo de aventura, cultura rica, festas tradicionais e agora colhe os frutos de um trabalho de promoção muito bem feito. É o que queremos para todo o país, receber cada vez mais turistas, movimentar a economia local e gerar emprego para a nossa gente”, afirmou Freixo.

Assim como no restante do Brasil, a Argentina lidera o ranking de visitantes que chegam a Santa Catarina. O estado recebeu este ano, 367.128 argentinos, enquanto no mesmo período de 2024 foram 205.693, um crescimento de 78,5%.

Com paisagens que vão das praias paradisíacas ao charme da Serra Catarinense, o estado se destaca também na organização de eventos, no ecoturismo e no turismo de inverno, atraindo diferentes perfis de viajantes durante todo o ano.

A expectativa da Embratur é que o número de turistas internacionais continue avançando ao longo de 2025, com conectividade, campanhas de divulgação em mercados estratégicos e apoio a iniciativas regionais para fortalecimento dos destinos brasileiros.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.