PROMOÇÃO INTERNACIONAL

Embratur e clubes brasileiros vão levar mais que futebol ao Mundial de Clubes nos Estados Unidos

Agência aproveitará as casas temáticas dos times brasileiros para estimular produtos e destinos do Brasil no mercado norte-americano
Divulgação/Embratur-Sebrae
Paisagens paradisíacas como a dos Lençóis Maranhenses serão exibidas em vídeos da Embratur em espaços estratégicos nas casas

14/06/2025 – A Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) se aliou aos quatro clubes do Brasil no Mundial de Clubes da Fifa (Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras) para levar mais que futebol aos Estados Unidos. Com o objetivo de fortalecer globalmente as marcas durante a competição que começa neste sábado (14) e vai até 13 de julho, os representantes nacionais irão promover casas temáticas de seus times e a Agência aproveitará a ocasião para estimular produtos e destinos do Brasil no mercado norte-americano.

O novo “Super” Mundial de Clubes vai reunir 32 clubes de 20 países diferentes, que representam cinco dos seis continentes. Entre os jogadores, até 80 países estarão presentes, o que comprova o alcance global do evento.

“É uma competição de futebol com recorde de diversidade de nacionalidades entre os jogadores participantes, supera a tradicional Copa do Mundo de Seleções e o Brasil é o único que possui quatro times representantes. Essa gestão da Embratur tem compromisso com a inovação e estar presente em um evento que já nasce com vocação internacional é uma oportunidade sem igual de promover o nosso país, nosso povo e nossos destinos”, afirma o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

A parceria da Embratur com os clubes prevê a exibição de pequenos vídeos nas casas oficiais dos clubes que promovem um Brasil diverso, sustentável e pronto para receber os turistas estrangeiros com hospitalidade e alegria. As produções destacam, por exemplo, os emocionantes safáris no Pantanal, as paisagens paradisíacas dos Lençóis Maranhenses, a cultura vibrante do Rio de Janeiro e a rica história de Paraty – todos destinos reconhecidos como Patrimônios Mundiais pela UNESCO.

Além disso, iniciativas dos próprios clubes irão permitir aos torcedores contato com a cultura, musicalidade e gastronomia brasileiras.

Vale ressaltar que o Brasil vive um ano histórico em relação ao turismo internacional. Somente nos cinco primeiros meses do ano, mais de 4,8 milhões de visitantes internacionais estiveram nos destinos nacionais, o que representa aumento de 49,7% em relação ao mesmo período de 2024.

Também nos Estados Unidos, no fim de maio, a Embratur iniciou campanha publicitária para atrair norte-americanos ao Brasil. As peças estão sendo exibidas em pontos estratégicos do país e têm foco na autenticidade, sustentabilidade e exuberância dos destinos brasileiros e visa mostrar que “não há lugar como o Brasil no mundo”. A campanha tem sido veiculada nos estados de Massachusetts, Califórnia, Colorado, Nova York, Illinois, Texas, Geórgia, Flórida, Carolina do Norte e no Distrito de Columbia.

Casa Botafogo
Situada em Venice Beach, na cidade de Los Angeles, a Botafogo House será o ponto de encontro oficial para os torcedores alvinegros durante a Copa do Mundo de Clubes FIFA. Entre 15 a 22 de junho, a casa alvinegra sediará atividades culturais, exposições, ativações de patrocinadores e celebrações temáticas, levando o melhor da cultura brasileira e da história do clube alvinegro ao público internacional, consolidando a atmosfera que envolve o Botafogo nos EUA.

Casa Flamengo
Entre 14 e 25 de junho, o Flamengo estará presente no Icon Park, em Orlando, com a Casa Flamengo — um espaço dedicado à promoção da marca e à convivência, celebração e engajamento com a torcida durante o Mundial de Clubes da Fifa. O local contará com uma programação especial, das 13h às 22h, incluindo transmissão dos jogos, ativações promocionais, experiências exclusivas para torcedores e a presença de convidados, influenciadores e ex-jogadores do clube.

Casa Fluminense
A Fluminense House ocupará dois bares, em Nova York e Miami, locais onde o time joga na primeira fase, e levará tricolores para uma festa em travessia no Rio Hudson a bordo de um barco. Em Nova York, onde o Fluminense disputa dois dos três jogos da fase de grupos, o Bar Legends (6 W 33rd Street), se tornará o ponto de encontro dos tricolores entre 17 e 21 de junho. Já em Miami, o local escolhido para ser a casa do torcedor do Fluminense foi o Magic 13 Brewing (340 NE 61st St), nos dias 24 e 25 de junho.

Casa Palmeiras
A Casa Palmeiras do Mundial de Clubes ocorrerá em três locais diferentes dos Estados Unidos: New Jersey (de 14 a 20/06) e Miami (de 19 a 25/06), cidades-sede dos três primeiros duelos do Alviverde na competição, e Greensboro, que receberá a delegação palmeirense ao longo da competição. Os palmeirenses poderão acompanhar os jogos da equipe no Mundial ao vivo e viver experiências únicas por meio de ativações, exposições e eventos especiais sobre a história, a cultura e a identidade da equipe verde e branca.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.