16/06/2025 – O Plano Brasis, novo Plano Internacional de Marketing Turístico do país, elaborado pela Embratur em parceria com o Sebrae e o Ministério do Turismo, chegou ao Rio Grande do Norte nesta segunda-feira (16). O objetivo da Agência é apresentar, nas 27 unidades da federação, as estratégias de promoção internacional locais alinhadas às diretrizes nacionais do documento, promovendo atuação integrada e eficaz para fortalecer a presença dos destinos brasileiros no mercado internacional.
A apresentação do Plano Brasis aconteceu no Centro de Convenções de Natal. Além do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, participaram do evento o diretor técnico do Sebrae do Rio Grande do Norte, João Hélio Cavalcante, a secretária de Turismo do estado, Marina Marinho o presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), Raoni Fernandes, e a vice-presidente do Sindicato das Empresas de Turismo do estado (Sindetur), Decca Bolonha. Integraram a solenidade, ainda, deputados federais, estaduais, representantes de sindicatos, associações, entidades comerciais, pesquisadores, secretários municipais de turismo.
Com as viagens aos estados, a Embratur trabalha para promover maior coesão entre a estratégia nacional de promoção internacional do Brasil e as ações desenvolvidas em cada UF. O objetivo é o mesmo: garantir que as ações locais estejam em sintonia com a visão estratégica do país. Para Freixo, as apresentações garantem um fortalecimento ainda maior do diálogo da Agência com todo o trade turístico. “A gente apela para a diversidade brasileira como eixo central da promoção que a gente tem que fazer do Brasil no mundo. É um plano tecnicamente muito bem feito pela equipe da Embratur, mas a partir do momento que ela foi lançada, deixa de ser um plano de Embratur e é um plano do Brasil”, disse.
“Estamos no Rio Grande do Norte lançando o plano para o trade, para o agente público, privado, as agências de viagem, rede hoteleira, de que maneira o Rio Grande do Norte pode, a partir das ferramentas que nós temos de promover melhor em qual mercado. Então a gente sabe sobre o mercado argentino, sul-americano, europeu, tem a malha aérea, qual melhor ferramenta utilizar, em que mercado melhor é, ou seja, um plano mastigado, um plano pronto para o Rio Grande do Norte”, explicou Freixo.
“O Rio Grande do Norte já é um grande destino que pode ter um número de turistas internacionais cada vez maior. A gente está num momento extraordinário do Brasil, batendo recorde de turistas internacionais, ano passado a gente chegou a 6.8 milhões de turistas internacionais e arrecadou US$ 7,3 bilhões. No ano de 2025 a gente está 50% acima de 24 que já foi recorde. Então temos um grande momento onde o turismo pode ser um grande motor de uma nova economia. É hora de ajudar cada estado”, completou o presidente da Embratur.
A governadora Fátima Bezerra ressaltou o sucesso da parceria entre os governos federal e estadual. “Isso significa uma parceria muito importante com o Governo Federal, para que o Rio Grande do Norte possa aparecer cada vez mais na divulgação do turismo a nível internacional. É disso que se trata o Plano Brasil, fazer com que o turista internacional possa conhecer melhor o que o nosso estado tem de tão atraente. Não é só o sol e praia, é a gastronomia, é turismo de aventura, cultura, é o turismo histórico, religioso. E com a hospitalidade, o afeto e a simpatia do nosso povo. É o momento de celebrar. Freixo está fazendo um trabalho muito importante, de caráter estratégico à frente da Embratur”, elogiou.
O diretor técnico do Sebrae do Rio Grande do Norte, João Hélio Cavalcante, reforçou que o turismo é um aliado dos pequenos e médios empreendedores. “Só o fato de bater o recorde do número de turistas que estiveram aqui no ano passado já justifica o investimento que nós estamos fazendo. O que estamos fazendo aqui repercute diretamente nos pequenos negócios, em tudo que gira em torno do turismo e faz com que nossa economia se fortaleça ainda mais. Esse plano que o Sebrae, junto com a Embratur e governos estaduais e municipais estão fazendo nos mostra que estamos no caminho certo para fazer o turismo muito mais forte em nosso estado”, acrescentou.
O diretor de Marketing Internacional e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, destaca a originalidade do novo plano. “O Plano Brasis é um plano idealizado 100% com DNA brasileiro. E aqui estamos falando também do posicionamento do estado e como podemos cocriar ele, de forma conjunta”, apontou.
Reposicionamento
O Plano Brasis sucede o Plano Aquarela, lançado há cerca de 20 anos, junto com a Marca Brasil, e reposiciona e fortalece a identidade do país, ampliando a presença dos destinos brasileiros no mundo até 2027. O novo plano vai propiciar ambientes de negócio fortalecidos, fomentar o empreendedorismo, sustentabilidade, autoestima cultural além de gerar emprego e renda em todos os destinos do país. Liderada pela equipe técnica da Embratur, a nova estratégia de marketing turístico foi desenvolvida com a participação ativa de diversos atores, incluindo representantes do trade turístico nacional e internacional.
Os estados brasileiros também indicaram pontos focais que contribuíram diretamente para a construção do documento. Representantes das secretarias estaduais de turismo e dos Sebraes estaduais participaram do processo, que contou ainda com o apoio da FGV e da consultoria da Dream Factory. A Embratur realizou, ainda, uma pesquisa aberta, em três idiomas, voltada ao trade nacional e internacional, obtendo 2.458 respostas. Além disso, foram ouvidos gestores públicos e privados, empresários, trabalhadores do setor e pesquisadores, ampliando a escuta e garantindo uma base sólida e representativa para o plano.
O plano passou por validação no Encontro de Gestores de Turismo do Sebrae, na Câmara Técnica de Promoção e Apoio à Comercialização do Turismo e na 64ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Turismo. E no dia 19 de maio, o ministro do Turismo, Celso Sabino, publicou a Portaria nº 11, que aprova o detalhamento do Plano Internacional de Marketing Turístico para o triênio 2025-2027 — o Plano Brasis — no âmbito do Plano Nacional de Turismo 2024-2027.
Interessados em conhecer o Plano Brasis podem acessá-lo pelo link https://embratur.com.br/para-o-trader/plano-brasis/.
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