17/06/2025 – A Embratur participa, entre os dias 17 e 19 de junho, da segunda edição da Conferência Green Destinations Latinoamérica, que será realizada em Natal (RN). O evento é um dos principais fóruns de discussão sobre turismo sustentável no continente e reúne cerca de 200 profissionais, entre representantes de destinos, autoridades públicas, especialistas em sustentabilidade, empreendedores e executivos do setor. Sediar a conferência reforça o protagonismo brasileiro em um cenário global cada vez mais atento aos desafios climáticos e suas soluções.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a presença da Agência no encontro contribui com a construção de um modelo de turismo mais inclusivo, responsável e ambientalmente sustentável. “Quando falamos de turismo diante do desafio climático global, precisamos entender que o turismo não é parte do problema, ele é parte da solução. É uma atividade econômica que pode gerar emprego, renda e inclusão, mas sempre aliada à sustentabilidade e ao respeito ao meio ambiente. O Brasil tem um potencial gigantesco para liderar esse movimento. Somos o país da biodiversidade, da diversidade cultural, da experiência autêntica, e é isso que o mundo quer hoje”, disse.
“O turismo precisa ser nosso grande vetor de desenvolvimento econômico verde. Hoje já representa cerca de 8% do PIB, mas o potencial é muito maior, principalmente porque o turista de hoje quer destinos responsáveis, com práticas climáticas corretas, sem desigualdades e sem destruição ambiental. No Brasil, isso passa pelo fortalecimento do micro e pequeno empreendedor. Na Embratur temos feito o dever de casa, somos uma agência lixo zero, signatária do Pacto Global da ONU, nossos estandes pelo mundo são sustentáveis e fazemos questão de dar o exemplo, por isso, apoiar a Conferência Green Destinations é reafirmar o compromisso de colocar o país na liderança do turismo sustentável mundial. Queremos ser referência e vitrine de boas práticas para a América Latina e para o mundo”, complementou.
De acordo com Malu Mayorga, Diretora de Sustentabilidade da Green Destinations Brasil, a participação da Embratur reforça a importância da articulação entre os diversos atores que trabalham na promoção do turismo responsável. “A presença da Agência não só eleva o alcance internacional da conferência, como também demonstra o compromisso do Brasil em integrar a sustentabilidade à sua política de promoção turística. Ter a Embratur conosco é essencial para conectar destinos brasileiros às redes globais de boas práticas e inovação no setor. Mais do que nunca, precisamos fortalecer alianças entre instituições públicas, privadas e da sociedade civil que somem esforços para transformar o Brasil e a América Latina em uma potência no turismo responsável e regenerativo”, disse.
Participação
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra também participou da abertura do evento. Além de Freixo, representam a Embratur na Conferência o diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade, Bruno Reis, e a coordenadora de ESG da Agência, Marina Barki, que participam das atividades e painéis temáticos. A programação inclui debates sobre turismo em tempos de emergência climática, protagonismo feminino, inovação, conservação ambiental e boas práticas locais com impacto global.
Com o tema, “A promoção internacional do turismo como ferramenta para sustentabilidade”, Bruno Reis foi um dos palestrantes no painel “Ferramentas para o desenvolvimento sustentável”. De acordo com ele, é fundamental “falar desse Brasil diverso, autêntico e sustentável sem estabelecer estigmas. E isso só funciona com um alinhamento específico com o trade. Estado, município, atores locais, todos os interessados têm que estar na mesma página para o posicionamento e promoção efetivos de um destino. Estamos muito otimistas com o volume de entradas de turistas em nosso país. Há um trabalho articulado e de muito alinhamento para chegar a esses resultados”, disse.
Protocolo de intenções
A participação da Embratur na conferência se alinha ao Protocolo de Intenções firmado com Instituto de Desenvolvimento Econômico Local (IDEL), que tem como objetivo reunir esforços e expertises para impulsionar o turismo sustentável e responsável. O acordo prevê estratégias de promoção conjunta de destinos e empreendimentos certificados, além da troca de experiências, realização de diagnósticos e ações voltadas à valorização da “Marca Brasil” no cenário internacional.
Pelo acordo, a Embratur se compromete, entre outras ações, a apoiar a participação de destinos e empreendimentos sustentáveis em eventos de promoção internacional e a disponibilizar dados técnicos que contribuam para o planejamento e execução de políticas públicas na área. Já o IDEL é responsável por realizar diagnósticos, articular a presença de destinos em eventos e compartilhar materiais multimídia para divulgação das ações.
Principais ações
A relação entre a Embratur, o IDEL e a Green Destinations vem se consolidando desde março de 2024, quando foi realizado o primeiro encontro oficial entre as instituições durante a ITB Berlim. Desde então, diversas ações foram implementadas, incluindo a presença brasileira nas premiações da Green Destinations Awards e do Top 100 Story, que reconhecem práticas exemplares em turismo sustentável no mundo.
Em 2025, o Brasil teve o melhor desempenho da sua história, com 14 destinos premiados, sendo seis destinos de Santa Catarina – Bom Jardim da Serra, Bombinhas, Itá, Penha, Rota do Enxaimel e Treze Tílias –, três do Rio Grande do Norte – Santa Cruz, São Miguel do Gostoso e Tibau do Sul –, três de Pernambuco – Fernando de Noronha, Sirinhaém e Tamandaré –, além de Barão de Cocais (MG) e Bodoquena (MS).
Além da visibilidade internacional alcançada com os prêmios, a Embratur também promoveu encontros com colaboradores e gestores públicos para discutir a importância da sustentabilidade na estratégia de promoção turística do país. Um dos destaques foi o Conexão Embratur, realizado em junho de 2024, que reuniu especialistas do IDEL e da Green Destinations para apresentar boas práticas e caminhos para a construção de políticas públicas baseadas em ESG.
A agência tem incluído, ainda, os destinos certificados em seus materiais de divulgação, como no e-book de Turismo de Natureza lançado em 2024 e nas apresentações em eventos internacionais, como os da Adventure Travel Trade Association (ATTA) e a própria ITB Berlim.
Destaque internacional
Criada em 2016, a Green Destinations consolidou-se como uma referência internacional na certificação e valorização de destinos que integram práticas responsáveis às suas cadeias turísticas. A realização da conferência no Brasil é uma oportunidade para fortalecer a imagem do país no cenário da sustentabilidade e ampliar a conexão com atores da América Latina.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.