23/06/2025 – O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, recebeu na manhã desta segunda-feira, junto com sua equipe técnica, uma caravana com mais de 20 prefeitos fluminenses para tratar de investimentos no interior do estado. O encontro foi intermediado pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo, que tem percorrido os municípios com técnicos da Embratur, promovendo capacitação de agentes públicos e privados em turismo, uma das áreas de maior sucesso do governo federal.
“O papel institucional da Embratur é promover o Brasil no exterior para que cada vez mais estrangeiros venham para cá, gerando emprego e renda no nosso país. Prova disso foram os mais de US$ 7 bilhões que ficaram aqui em 2024. Mas nestas capacitações que temos feito, foram muitas as demandas na área de infraestrutura feitas pelos prefeitos. E me comprometi com eles a trazer, juntos, este pacote ao presidente Mercadante, que mostrou o interesse nestes projetos e abriu muitas portas do BNDES para os municípios. Essa iniciativa faz parte no nosso projeto Novas Rotas, que estamos levando para diversos municípios brasileiros com potencial turísticos”, explicou Marcelo Freixo.
O ex-governador Luiz Fernando Pezão, hoje prefeito de Piraí, foi um dos presentes. Ele destacou a importância dessa aproximação do governo federal com os municípios fluminenses. Também estiveram na reunião os prefeitos e prefeitas de Búzios, Araruama, Casimiro de Abreu, Paracambi, Barra do Piraí, Italva, São Fidélis, Miracema, Porciúncula, São José de Ubá, Varre-Sai, Natividade, Paraíba do Sul, Mendes, Iguaba, São Francisco de Itabapoana, Resende, Rio das Ostras, Cambuci e Carapebus.
“Eu estou impressionado com o resultado dessa reunião porque nos foram apresentadas linhas de financiamento com juros que a gente não acha no mercado. É uma iniciativa fundamental para o desenvolvimento econômico dos municípios. É muito importante o BNDES olhar também para o interior porque tem muita coisa boa a ser feita por lá”, destacou Pezão.
O presidente Aloizio Mercadante apresentou diferentes modalidades de apoio financeiro, adaptadas ao perfil e porte dos municípios, a começar pelo Crédito Direto, com linhas de financiamento voltadas para cidades com mais de 200 mil habitantes. Além de linhas de crédito indireto para regiões de menor porte, com menos de 200 mil habitantes. O suporte inclui apoio técnico e financeiro aos médios, pequenos e microempreendimentos das cidades.
Esse modelo permite que a operação seja feita diretamente com o BNDES, com maior controle técnico e acompanhamento de resultados, sendo comum em projetos de grande impacto econômico ou social.
“Temos também o Crédito Indireto, uma modalidade mais utilizada, que tem como público-alvo as micro, pequenas e médias empresas. Nesse caso, o financiamento é feito por instituições financeiras credenciadas, que atuam como intermediárias. Isso facilita o acesso ao crédito, descentraliza o atendimento e permite condições mais flexíveis de análise de risco, possibilitando que um maior número de empresas se beneficie dos recursos”, explicou Mercadante.
O presidente explicou, ainda, que o BNDES pode oferecer suporte técnico aos municípios para criar concessões turísticas estruturadas e sustentáveis, gerando desenvolvimento e renda no interior.
“É um serviço que o BNDES presta a prefeituras, governos estaduais e órgãos federais, em alguns casos, a consórcios público-privados, para apoiar o desenvolvimento de projetos de concessões e parcerias público-privadas. Essa atuação inclui desde estudos de viabilidade até a modelagem técnico-jurídica e econômico-financeira dos projetos, com o objetivo de garantir sustentabilidade, atratividade e transparência nas licitações. O foco é fortalecer a capacidade de investimento em infraestrutura e serviços públicos de qualidade”, detalhou Mercadante.
Porta para o desenvolvimento
O prefeito de Búzios, Alexandre Martins, elogiou a iniciativa do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, disse que a reunião significou a abertura de uma grande porta para o desenvolvimento dos municípios.
“Foi um encontro inovador. Nunca tinha acontecido nada parecido. Acho que abre caminhos e portas que os municípios não tinham. Alguns vão aperfeiçoar o que já fazem, outros vão dar um pontapé inicial. Acho que hoje foi aberta uma grande porta para a gente poder melhorar as gestões dos municípios”, elogiou Martins.
A Coordenadora de Parcerias Regionais da Embratur, Fátima Pacheco, festejou a proximidade dos municípios do Norte e Noroeste Fluminense com o BNDES.
“Foi a primeira vez que o BNDES recebeu uma comitiva de prefeitos de diversas regiões do estado, com o presidente Mercadante apresentando as inúmeras possibilidades de parceria para além do turismo nas nossas cidades. Tivemos aqui inúmeros representantes do Norte e Noroeste Fluminense, o Léo Pelanca, presidente do consórcio dos municípios dessas regiões, apresentando suas propostas, e a ideia de um ‘BNDES perto de você’, com representação em regiões mais distantes dos grandes centros”, destacou Fátima Pacheco.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.