23/06/2025 – O Rio de Janeiro sediará a 26ª Conferência Internacional de Aids em 2026, um marco para a América do Sul, que recebe o evento pela primeira vez. Anunciado pela Sociedade Internacional de Aids (IAS), o encontro está marcado para os dias 25 a 30 de julho e deve reunir 10 mil participantes. Além da relevância científica, o evento representa um impacto econômico para o Brasil. De acordo com a Gerência de Inteligência de Dados da Embratur, estima-se que, do total de participantes, cinco mil serão turistas estrangeiros com permanência média de três a cinco noites, injetando diretamente na economia cerca de R$ 54,7 milhões.
Para apoiar a conquista da sede, a Embratur colaborou com o Visit Rio Convention Bureau e Fiocruz, reforçando o compromisso do Brasil em atrair grandes eventos internacionais que movimentam o turismo de negócios, geram oportunidades econômicas e fortalecem a imagem do país como referência em acolhimento e em defesa de causas humanitárias.
De acordo com Marcelo Freixo, presidente da Agência, “trazer a Conferência Internacional de AIDS para o Rio de Janeiro posiciona o Brasil no centro do cenário global da saúde e do turismo de eventos. A Embratur trabalha para posicionar nosso país como destino de grandes encontros internacionais, destacando nossa hospitalidade, nossa infraestrutura para eventos e nosso compromisso com temas globais de interesse coletivo”, destaca.
A primeira reunião para captação do evento teve início durante a IMEX Frankfurt 2023, feira internacional onde a Embratur promove o setor MICE. O evento reforça o papel do país como destino qualificado para sediar relevantes encontros e impulsionar negócios que fomentam o turismo, especialmente congressos da área médica, segmento que, segundo a ICCA (International Congress and Convention Association), lidera a realização de eventos técnicos no mundo. Seu impacto positivo na economia e na imagem internacional do Brasil está alinhado ao Programa de Apoio à Captação e Promoção de Eventos Internacionais da Embratur, que viabilizou o apoio institucional à candidatura.
Para o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, “a realização dessa conferência no Brasil é um reconhecimento global do compromisso do governo federal com o enfrentamento do HIV. Vivemos, no SUS, um momento marcante: em 2024, alcançamos a menor taxa de mortalidade por AIDS da série histórica e, mais recentemente, entregamos a documentação para a certificação da eliminação da transmissão vertical do HIV. Ao sediar esse evento, reafirmamos o papel do Sistema Único de Saúde como referência em prevenção, diagnóstico e tratamento inovadores”.
O presidente-executivo do Visit Rio Convention Bureau, Carlos Werneck, também comemorou. “Receber a AIDS 2026 é motivo de orgulho para o Visit Rio e para a cidade. Trata-se de um evento de enorme relevância para a saúde pública mundial e será uma honra ser palco de discussões tão importantes”, afirmou.
A conferência acontece em um momento de fortalecimento das ações no enfrentamento ao HIV no mundo. Para Beatriz Grinsztejn, presidente da IAS e copresidente internacional da AIDS 2026, “a resposta ao HIV precisa urgentemente se adaptar, inovar e reforçar soluções impulsionadas pela comunidade para manter o acesso à prevenção, ao tratamento e aos cuidados. Como a maior conferência do mundo que reúne pessoas afetadas pelo HIV e trabalhando com o tema, a AIDS 2026 será fundamental para proteger o progresso que alcançamos e traçar um caminho a seguir, juntos”, destaca.
O Brasil tem uma trajetória reconhecida internacionalmente no combate ao HIV/AIDS, garantindo acesso gratuito à terapias de ponta desde o final dos anos 1990 e liderando estudos sobre prevenção e inovação. “Adotamos políticas de vanguarda, como o programa Tratar Todos, e ampliamos o acesso à profilaxia pré-exposição ao HIV. O SUS foi decisivo para enfrentar desigualdades e continua sendo exemplo global”, lembra Draurio Barreira, copresidente local da AIDS 2026 e diretor do Departamento de HIV/AIDS, Tuberculose, Hepatites Virais e IST do Ministério da Saúde.
O encontro reforça também a importância de dar visibilidade a populações historicamente mais vulneráveis, como destacou a copresidente regional Claudia Cortes, do Chile: “A América Latina abriga centenas de grupos étnicos, comunidades migrantes e refugiados. Trazer a conferência para cá é também uma forma de garantir voz a quem muitas vezes é invisibilizado”, disse.
Conferência
A Conferência Internacional de Aids é a principal plataforma global para o avanço da resposta ao HIV. Como a maior conferência mundial sobre HIV e AIDS, ela se situa de forma única na intersecção entre ciência, política e advocacy, reunindo pesquisadores, formuladores de políticas, profissionais de saúde, pessoas vivendo com HIV, financiadores, mídia e comunidades. Desde sua criação em 1985, a conferência tem servido para fortalecer políticas e programas que garantem uma resposta baseada em evidências ao HIV e epidemias relacionadas.
A realização da AIDS 2026 conta com o apoio da Embratur, Visit Rio, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Ministério da Saúde, Prefeitura do Rio de Janeiro e Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (ABIA). As inscrições para o evento iniciam em novembro de 2025. Mais informações estão disponíveis no site oficial: www.aids2026.org.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.