25/6/2025 – A Embratur marca presença, entre os dias 25 e 28 de junho de 2025, no 9º UNECONGRESSO, promovido pela UNEDESTINOS (União Nacional de Convention & Visitors Bureaux e Entidades de Destinos) e realizado com o apoio da Agência. O evento, que acontecerá em Porto Alegre (RS), tem abrangência nacional e foco no segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions). O objetivo é promover inovação, profissionalização e competitividade no setor de turismo de negócios e eventos.
Segundo o presidente da Agência, Marcelo Freixo, a participação da Embratur no UNECONGRESSO é fundamental para o alinhamento das estratégias de captação de eventos e para promover a internacionalização do evento, com a vinda de representantes da ICCA, do Buenos Aires CVB e do Medellín CVB.
“Temos um compromisso com a política de apoio, captação e promoção de eventos internacionais. Nossa participação nesse evento traz a possibilidade de alinharmos as ações de promoção dos destinos com a comercialização e com as estratégias individuais dos Conventions & Visitors Bureaux, por isso é tão importante que estejamos presentes”, afirmou Freixo.
“A presença da Embratur e de representantes do marketing de destinos da América Latina no 9° UNECONGRESSO fortalece a integração regional e amplia as oportunidades para o Brasil se posicionar como protagonista no turismo global. É por meio dessa troca de experiências que construímos estratégias mais inovadoras e colaborativas para promover nossos destinos”, afirma Toni Sando, presidente da UNEDESTINOS.
Porto Alegre
Neste ano, o evento acontecerá em Porto Alegre como forma de positivar o destino, após a tragédia das enchentes que, no ano passado, impactaram mais de 90% do território do Rio Grande do Sul.
Em junho de 2024, durante o 8º UNECONGRESSO, a cidade ainda enfrentava desafios, com o aeroporto inoperante e restrições de acesso. Na ocasião, o presidente e o executivo do Porto Alegre Convention & Visitors Bureau, que marcaram presença, receberam o apoio unânime para que a edição seguinte do Congresso fosse sediada na capital gaúcha. O intuito é, de forma rápida, transformar o destino por meio do turismo contribuindo, assim, com a recuperação total desse importante lugar para o Brasil.
“A realização do evento em Porto Alegre simboliza não apenas a força e capacidade de superação do destino, mas também reafirma seu posicionamento estratégico no segmento MICE, destacando sua relevância nos setores empresarial, de organizações internacionais, agronegócio e tecnologia”, disse Freixo.
UNEDESTINOS
A União Nacional de Convention & Visitors Bureaux e Entidades de Destinos — congrega atualmente 47 organizações de destinos, entre Conventions & Visitors Bureaux e entidades de marketing de destinos, distribuídas pelas cinco regiões do Brasil. Juntas, essas organizações representam cerca de 5,5 mil empresas, abrangendo mais de 200 setores da economia nacional. Essa diversidade reflete a força e a abrangência do setor na promoção integrada dos destinos brasileiros. Com atuação estratégica na captação de congressos, feiras e eventos internacionais, a UNEDESTINOS se consolida como uma das principais articuladoras do desenvolvimento econômico regional, posicionando o Brasil de forma competitiva no cenário global por meio do fortalecimento do turismo de negócios e eventos.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.