CONECTIVIDADE

LATAM inaugura duas novas rotas Brasil–Argentina

Primeiros voos das rotas Rio de Janeiro/Galeão–Buenos Aires/Ezeiza e São Paulo/Guarulhos–Bariloche decolaram na segunda-feira (23/6)
Marcelo Casal/Agencia Brasil
A expansão da malha internacional da LATAM é fruto da sua parceria com a Embratur

25/06/2025 – A LATAM inaugurou nesta segunda-feira (23/6) duas novas rotas internacionais entre Brasil e Argentina: Rio de Janeiro/Galeão–Buenos Aires/Ezeiza e São Paulo/Guarulhos–Bariloche. Com ocupação média de 90%, ambos os voos iniciais reforçam o momento aquecido do turismo entre os dois países e a relevância estratégica da conectividade aérea na América do Sul.

O voo inaugural da rota Guarulhos–Bariloche, voltada à temporada de inverno na Argentina, contou com cerimônia de corte de fita no aeroporto antes do embarque e com a presença de Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil, e Cláudio Ferreira, diretor de Clientes e Novos Negócios da GRU Airport. A operação é sazonal, com voos diários programados até 31 de agosto.

Já a rota regular Rio de Janeiro–Buenos Aires teve início já com voos diários, e sua operação segue, a princípio, até março de 2026.

“Estas rotas inauguradas pela Latam, um importante parceiro para ampliação da nossa conectividade aérea, abrem novos caminhos para que ainda mais argentinos venham ao nosso país. Estamos vivendo um grande momento nesse fluxo turístico internacional, onde somente nos primeiros cinco meses desse ano já recebemos mais visitantes da Argentina que em todo o ano passado. Para além de mais estrangeiros conhecendo nosso país, estamos promovendo geração de emprego, de renda e de desenvolvimento para o nosso país através do turismo”, afirmou Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

“A forte demanda observada no fluxo entre Brasil e Argentina reforça a relevância estratégica dessas conexões em nossa malha aérea. Este sucesso inicial comprova o compromisso contínuo da LATAM em aprimorar a conectividade regional na América do Sul, respondendo às necessidades do mercado e fortalecendo os laços turísticos e comerciais entre o Brasil e países vizinhos. Seguimos dedicados em oferecer um serviço de excelência, com foco na eficiência e na satisfação de nossos passageiros”, destaca Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil.

“A nova rota para Bariloche reforça o papel estratégico do GRU Airport nas conexões internacionais. Durante o inverno, Bariloche é um dos destinos mais procurados por turistas brasileiros, e a retomada dessa operação direta amplia a conectividade e oferece mais conveniência aos passageiros. A LATAM, uma grande parceira do GRU Airport, tem papel fundamental nessa retomada. Seguimos trabalhando para diversificar a malha e impulsionar o turismo entre Brasil e Argentina”, comenta Claudio Ferreira, diretor de Clientes e Novos Negócios do GRU Airport.

Além das rotas inauguradas, a LATAM anunciou que iniciará ainda em 2025 mais quatro rotas com voos diretos entre os dois países: Guarulhos–Córdoba, Guarulhos–Rosário, Florianópolis–Buenos Aires/Ezeiza e Porto Alegre-Buenos Aires/Aeroparque. Com os lançamentos, a companhia chegará a 7 rotas diretas entre Brasil e Argentina no início de 2026.

Ainda, ampliando a conectividade na América do Sul, a LATAM e a Aerolíneas Argentinas iniciaram neste ano acordos de codeshare, permitindo que as respectivas companhias aéreas vendam passagens para voos domésticos uma da outra, desde que os passageiros estejam em conexão com um voo internacional. Os acordos oferecem aos clientes acesso a mais de 100 destinos conectados dentro da América do Sul, incluindo rotas domésticas na Argentina, Brasil, Colômbia e Peru.

A LATAM e o Brasil

A expansão da malha internacional da LATAM também é fruto da sua parceria com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), com foco em ampliar a conectividade internacional do Brasil e promover os destinos turísticos nacionais nos mercados de origem dos voos operados pela companhia.

Atualmente, a LATAM opera a maior malha aérea da sua história no país, com voos regulares para 55 aeroportos em todas as regiões do Brasil. Somente em 2025, já inaugurou 4 novas rotas nacionais e adicionou 10 mil novos assentos semanais ao mercado doméstico.

No mercado internacional, é a companhia que mais conecta o Brasil ao exterior, com voos próprios para 90 destinos fora do país. Em 2025, já adicionou 10 mil novos assentos semanais ao mercado internacional.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.