PROMOÇÃO INTERNACIONAL

Embratur divulga plataforma Brasil Travel Specialist e promove Patrimônios da UNESCO em workshops na Europa

Roma e Paris sediaram eventos para capacitar profissionais de turismo e consolidar o Brasil como destino internacional, destacando a diversidade cultural e natural do país
Divulgação/Embratur
Eventos aconteceram em Roma e Paris

26/6/2025 – A Embratur realizou, nesta semana, dois workshops de treinamento para operadores turísticos e agências de viagens na França e na Itália. As ações, executadas em parceria com as embaixadas do Brasil em Roma, em 23 de junho, e em Paris, em 25 de junho, tiveram como objetivo destacar experiências autênticas e sustentáveis em destinos brasileiros, impulsionar a conectividade aérea e promover a Plataforma B2B Brasil Travel Specialist (BTS) nesses mercados. A BTS é uma ferramenta desenvolvida para tornar profissionais do turismo internacional especialistas no Brasil. 

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, enfatizou a importância estratégica da promoção dos patrimônios brasileiros listados pela UNESCO para consolidar o Brasil como um destino de referência internacional. “Esses destinos englobam uma vasta gama de experiências — desde paisagens naturais imponentes, como as Cataratas do Iguaçu e o Pantanal, até centros históricos ricos em cultura e arquitetura, como Ouro Preto e Salvador — refletindo a diversidade e autenticidade do país. Divulgar esses destinos internacionalmente desperta o interesse de nichos variados de turistas, como os apaixonados por ecoturismo, história e cultura”, destacou. 

Os workshops contaram com a presença de companhias aéreas que oferecem voos para o Brasil, incluindo sorteio de passagens para os operadores conhecerem o país. Durante o lançamento da Plataforma B2B Brasil Travel Specialist, foram anunciadas as vantagens de adesão, incluindo a possibilidade de participar de futuras viagens de familiarização (famtours) para o Brasil. Também foram apresentadas as 101 experiências do programa “Feel Brasil”, uma seleção de roteiros autênticos e sustentáveis por todo o país, e os patrimônios brasileiros reconhecidos pela UNESCO. 

Segundo o diretor de marketing internacional, negócios e sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, o Brasil Travel Specialist é um pilar da estratégia de marketing e comercialização internacional. “Ele fortalece a comercialização do Brasil em mercados estratégicos como o francês e o italiano. Nosso objetivo é oferecer todo o nosso apoio aos agentes de viagens estrangeiros em seu processo de vendas para o cliente final. Os agentes de viagens franceses poderão assim selecionar os destinos brasileiros ideais para cada tipo de cliente, promovendo as melhores experiências de acordo com o perfil do turista”, afirmou.

Destaques nos mercados europeus

Itália – Em Roma, a ação reforçou o compromisso do Brasil em fortalecer sua posição como um destino internacional diversificado, capaz de oferecer variadas opções de lazer ao turista italiano, além de destacar a diversidade dos patrimônios brasileiros listados pela UNESCO.

Em 2024, a Itália se manteve entre os dez principais emissores de turistas para o Brasil e o 4º entre os europeus, com um crescimento de cerca de 20% em relação a 2023. A posição no ranking demonstra o crescente interesse do público italiano pela cultura, gastronomia e experiências de natureza. 

Em Roma, o evento ocorreu em parceria com a TAP Air Portugal, que oferece a maior conectividade com o Brasil, com voos entre 13 cidades italianas, via Lisboa, conectando a 13 portões de entrada no Brasil. A mais recente rota conecta a Europa a Porto Alegre (RS), porta de entrada para as ruínas de São Miguel das Missões, importante sítio histórico e cultural remanescente das Missões Jesuíticas Guarani no Brasil. 

França – A França se destaca como o maior mercado emissor europeu e demonstra um interesse crescente pelo Brasil. Somente nos cinco primeiros meses de 2025, quase 120 mil turistas franceses visitaram o país – um aumento de 25% em relação ao mesmo período do ano anterior – consolidando a França em primeiro lugar entre os países europeus em número de viajantes enviados ao Brasil. 

Atualmente, Air France, Latam e Azul operam voos diretos entre Paris e cinco destinos brasileiros: Guarulhos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Campinas (SP), Salvador (BA) e Fortaleza (CE), com aproximadamente 170 voos por mês e mais de 56 mil assentos disponíveis. 

Além das conexões diretas, a capilaridade aérea é ampliada por meio de conexões europeias, através das 13 rotas da TAP Air Portugal, via Lisboa, da KLM, via Amsterdã, da Air Europa, via Madri, da ITA, via Roma, e de outras companhias europeias que conectam cidades da Europa ao Brasil.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.