INTELIGÊNCIA DE DADOS

Embratur reforça importância da Inteligência de Dados em evento com observatórios de turismo

RBOT reúne participantes para a troca de conhecimentos e experiências relacionados ao turismo. Agência apresentou estratégias utilizadas para ações de promoção do Brasil.
Divulgação/Embratur
Embratur apresenta estratégia de Inteligência de Dados em evento com observatórios de turismo

27/6/2025 – A Embratur participou, nessa quinta-feira (26), do Encontro Anual da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT). O painel “Redes Colaborativas e a Criação de um Ecossistema de Aprendizado Contínuo” contou com a participação do gerente de Inteligência de Dados e Competitividade, Fábio Montanheiro, que apresentou atividades da área de dados da Agência em um ambiente colaborativo com outros parceiros para desenvolvimento de indicadores. 

Com o tema “Redes Colaborativas e o Uso de Dados na Gestão do Turismo Brasileiro”, a 9ª edição do RBOT, que acontece até o dia 28 de junho de 2025, em Blumenau (SC), é realizada pela Secretaria de Turismo e Lazer da cidade, por meio do seu Observatório de Turismo. O evento reúne mais de 70 observatórios de turismo associados à rede, além de profissionais, pesquisadores, gestores públicos e privados e interessados pelo tema. 

De acordo com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a participação no evento reforça e reconhece o trabalho da área de Inteligência de Dados da Agência. “O centro de inteligência de dados é muito importante para a Embratur. Tudo o que fazemos, temos embasamento em dados. Assim, é possível saber, por exemplo, o que a gente tem que fazer em Portugal para promover o Brasil, que já é diferente da Espanha, que já é diferente da França, que é diferente da Alemanha”, explicou. “Entender como cada país olha para a gente é uma vantagem que temos. Além disso, nosso ponto forte é que o Brasil tem uma diversidade extraordinária para receber todos os tipos de turistas”, completou.

No painel, Montanheiro abordou as redes colaborativas e como a Embratur pode auxiliar os Observatórios de Turismo locais a produzir estudos e pesquisas. Ele abordou, inclusive, o programa Novas Rotas, que tem o objetivo de desenvolver conhecimento e capacitação local para destinos que estão fora do circuito de promoção e que ainda são destinos a serem explorados. 

Outro tema abordado no painel foi o Observatório de Turismo da Amazônia, atividade colaborativa com os estados do Amapá, Acre, Amazonas, Mato Grosso, Tocantins e Pará. “A gente está construindo um painel de dados e uma plataforma para eles monitorarem os fluxos turísticos localmente, especificamente na Amazônia”, explicou o gerente.

“Foi uma boa oportunidade, pois falamos sobre as áreas de inteligência e competitividade, em como a gente pode trabalhar em conjunto para desenvolver inteligência nos territórios e produzir dados que todo mundo possa ter acesso. A Embratur tem esse acesso a dados locais e os territórios e é fundamental que os destinos tenham acesso aos dados da Embratur. Essa colaboração vai fazer o projeto de transformar o Brasil numa rede de inteligência de dados acontecer muito mais rapidamente”, analisou Montanheiro.

Inteligência de Dados na Embratur

A área de Inteligência de Dados da Embratur é responsável por coletar, analisar e divulgar dados sobre o turismo internacional no Brasil. Aprimorado nesta gestão, o setor trabalha com indicadores internacionais e fluxos de demanda para projetar a chegada de turistas estrangeiros e municiar gestores públicos e privados com informações para tomada de decisões sobre investimentos. 

Para auxiliar o trade, a Agência disponibiliza, ainda, o Painel de Dados, parada obrigatória para qualquer gestor de turismo que queira trabalhar em seus projetos com mais qualidade e com base em informações estratégicas. Nele, é possível encontrar informações bem detalhadas sobre chegadas por origem, receita turística, conectividade aérea com o Brasil e o Market Insights, documento elaborado pela Diretoria de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade, por meio da Gerência de Mercados Internacionais em parceria com a área de inteligência, que traz um estudo detalhado sobre cada um dos principais emissores de turistas ao país, fluxos, perfil, ciclo de compra da viagem, entre outros dados.

Acesse o painel em: https://dados.embratur.com.br/.