JAPÃO-BRASIL

Embratur recebe cônsul-geral do Brasil em Hamamatsu, cidade mais brasileira do país asiático

O presidente Marcelo Freixo conversou com Aldemo Garcia sobre ações que aproximam os japoneses de destinos brasileiros e sobre a parceria entre a Agência e o consulado
Renato Vaz/Embratur
Freixo e o Cônsul falaram sobre interesse dos japoneses em turismo de nicho e proximidade cultural entre os países

30/06/2025 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, recebeu, nesta segunda-feira (30), o cônsul-geral do Consulado Brasileiro em Hamamatsu, no Japão, Aldemo Garcia. O encontro aconteceu na sede da Agência e Garcia conversou com Freixo sobre as ações de divulgação do Brasil no país asiático. Entre elas, a iluminação do Castelo de Hamamatsu de verde e amarelo durante as comemorações de 7 de Setembro de 2024, Dia da Independência.

O festival Cores do Brasil também contou com comidas típicas brasileiras e diversas apresentações culturais. Outra ação foi a participação de representantes brasileiros na batalha de pipas gigantes do Festival de Hamamatsu, com uma equipe de 15 integrantes e uma pipa de, aproximadamente, 9m², exibindo a Marca Brasil e o logotipo dos 130 anos da Amizade Brasil-Japão.

Garcia agradeceu o apoio da Embratur nessas ações com material de divulgação e informações estratégicas. Freixo e Garcia também conversaram sobre a preferência do japonês por destinos brasileiros de Cultura, Natureza e Aventura, Pesca Esportiva e Birdwatching. “É um turismo de nicho. Eles não têm muito interesse por sol e praia”, afirmou.

Garcia é um parceiro estratégico da Agência e já se reuniu com Freixo em Brasília e na França durante a Olimpíada de Paris. O presidente agradeceu a visita e destacou a importância dos mercados turísticos asiáticos para o Brasil. De janeiro a maio de 2025, o número de turistas japoneses nos destinos nacionais cresceu pouco mais de 10%, saltando de 32.573 chegadas nos primeiros cinco meses do ano passado para 35.881 este ano.

“O intercâmbio cultural é essencial para aproximação dos países e fortalecimento do turismo internacional no Brasil. Somos um país vibrante e a nossa cultura encanta os japoneses. O cônsul Aldemo Garcia é um amigo e nossas portas estão sempre abertas”, afirmou Freixo.