DESTAQUE BAIANO

Bahia tem segundo melhor 1º semestre da história em chegada de turistas internacionais com quase 100 mil entradas

Estado também acumulou o terceiro melhor crescimento percentual para o período, com um aumento de 62% na chegada de visitantes estrangeiros no comparativo com os primeiros seis meses de 2024
Embratur-Sebrae/Divulgação
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, os destinos baianos estão na moda entre os turistas internacionais

03/07/2025 – A Bahia registrou a chegada de 99.958 turistas internacionais no primeiro semestre de 2025. O número é o segundo maior para o período na série histórica, atrás apenas de 2007, quando o registro ficou em 101.730. O estado também ocupa, no período, o terceiro maior crescimento percentual entre as unidades da Federação, com 62% entradas a mais que nos seis primeiros meses de 2024, quando a marca foi de 61.669.

Em junho, os destinos baianos receberam 8.334 turistas internacionais, 54,5% a mais que no sexto mês de 2024, quando o número de chegadas ficou em 5.393. Os dados são da Embratur com a Polícia Federal e o Ministério do Turismo e estão disponíveis no Portal de Dados da Agência.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, comemorou a marca. “A Bahia é uma das capitais turísticas do Brasil e um estado importantíssimo para o desenvolvimento do turismo brasileiro. Esse aumento mostra que os destinos baianos o país estão na moda lá fora. Devemos isso ao fato de estarmos promovendo nosso país com muito mais qualidade. A gente tem inteligência de dados, a gente consegue, hoje, ampliar a malha aérea, que cresceu 18% em 2024 e já cresceu 16% neste ano de 2025. Além disso, a gente já está com um total de 48% acima de visitantes nesses seis meses do que estava no passado”, ressaltou.

“A meta é passar pela primeira vez na história dos 7 milhões porque esse Brasil é um Brasil da diversidade, um Brasil da cultura, um Brasil que não é só sol e praia e essa qualidade de apresentar o Brasil é o trabalho que a Embratur tem feito em todos os mercados mundiais, ampliando a malha aérea e mostrando o quanto o Brasil é um país acolhedor, um país seguro e um país que está pronto pra receber esse turista que quer ser mais feliz aqui”, completou.

Brasil segue crescendo

No primeiro semestre de 2025, o Brasil recebeu 5.332.111 visitantes internacionais. O total superou os resultados de toda a série histórica para o semestre, com um crescimento de 48,2% em relação ao mesmo período do ano passado e o melhor resultado da série histórica para o primeiro semestre.

O número representa 77,3% da meta prevista no Plano Nacional de Turismo 2024-2027 para este ano, que projeta a entrada de 6,9 milhões de visitantes internacionais. Se o ritmo for mantido, o Brasil poderá ultrapassar, já em 2025, a meta de 8,1 milhões de turistas originalmente estabelecida para 2027.

Apenas no mês de junho, 444.882 estrangeiros desembarcaram no país, um aumento de 33,8% (112.408 chegadas) na comparação com junho de 2024.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.