CHEGADAS INTERNACIONAIS

Rio de Janeiro tem recorde histórico após aumento de 51,8% de chegadas de turistas estrangeiros no primeiro semestre deste ano

Uma das principais vitrines do Brasil no exterior, estado da Cidade Maravilhosa segue tendo crescimento expressivo na chegada de turistas internacionais
Divulgação/Embratur
Estado bate novo recorde de turistas no primeiro semestre de 2025

3/7/2025 – Com 1.154.034 turistas do exterior somente no primeiro semestre deste ano, o Rio de Janeiro mostra mais uma vez seu potencial de atrair visitantes do mundo todo. Na comparação com os seis primeiros meses de 2024, o estado registrou um aumento de 51,8%, quando havia alcançado a marca de 760.280 turistas. Somente no mês de junho, as cidades do estado receberam 121.497 visitantes estrangeiros. Os dados são da Embratur com a Polícia Federal e o Ministério do Turismo e estão disponíveis no Portal de Dados da Agência.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, comemora o marco e afirma que os resultados são fruto do trabalho da Agência para a promoção internacional do Brasil. “O Rio de Janeiro é um dos nossos principais produtos, pois é conhecido no mundo inteiro como o portão de entrada do turismo internacional no Brasil e a sede de grandes eventos. Esse aumento, tanto no Rio, quanto nos demais estados, mostra que o Brasil está na moda e devemos isso ao fato de que estamos promovendo nosso país com muito mais qualidade. A gente tem inteligência de dados, a gente consegue, hoje, ampliar a malha aérea, que cresceu 18% em 2024 e já cresceu 16% neste ano de 2025. Além disso, a gente já está com um total de 48% acima de visitantes nesses seis meses do que estava no passado”, ressalta.

“A meta é passar, pela primeira vez na história, dos 7 milhões porque esse Brasil é um Brasil da diversidade, um Brasil da cultura, um Brasil que não é só sol e praia, e essa qualidade de apresentar o Brasil é o trabalho que a Embratur tem feito em todos os mercados mundiais, ampliando a malha aérea e mostrando o quanto o Brasil é um país acolhedor, um país seguro e um país que está pronto pra receber esse turista que quer ser mais feliz aqui”, completou Freixo.

Brasil segue crescendo

No primeiro semestre de 2025, o Brasil já recebeu 5.332.111 visitantes internacionais. O total superou os resultados de toda a série histórica para o semestre, com um crescimento de 48,2% em relação ao mesmo período do ano passado e o melhor resultado da série histórica para o primeiro semestre. 

O número representa 77,3% da meta prevista no Plano Nacional de Turismo 2024-2027 para este ano, que projeta a entrada de 6,9 milhões de visitantes internacionais. Se o ritmo for mantido, o Brasil poderá ultrapassar, já em 2025, a meta de 8,1 milhões de turistas originalmente estabelecida para 2027.

Apenas no mês de junho, 444.882 estrangeiros desembarcaram no país, um aumento de 33,8% (112.408 chegadas) na comparação com junho de 2024. 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.