RECORDE GAÚCHO

Rio Grande do Sul registra aumento de 94,7% nas chegadas internacionais em 2025

Acumulado do primeiro semestre do ano é o maior entre os estados brasileiros e acompanha a tendência de crescimento do país em entradas
Embratur-Sebrae/Divulgação
Estado também se destacou no mês, com crescimento de 103% em comparação com junho de 2024

03/7/2025 – Em primeiro lugar no ranking dos estados com maior aumento percentual na chegada de turistas internacionais em 2025, o Rio Grande do Sul segue sendo tendência no momento da escolha de visitantes que vêm para o país. No comparativo do primeiro semestre deste ano com os seis primeiros meses de 2024, o estado registrou um crescimento de 94,7% na entrada de viajantes estrangeiros.

Somados os meses de janeiro a junho de 2025, os gaúchos receberam 1.205.730 turistas internacionais contra 619.021 no mesmo período do ano passado. Além disso, somente em junho, 32.203 turistas chegaram às terras gaúchas, mais um destaque percentual. Foram 103% a mais na comparação com o sexto mês do ano passado, quando o estado recebeu cerca de 15 mil turistas. Os números são da Embratur, da Polícia Federal e do Ministério do Turismo, e estão disponíveis no Portal de Dados da Agência.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, ressalta que o estado gaúcho é um importante destino e que o crescimento das chegadas é resultado do trabalho da Agência e de todo o trade turístico de divulgar o país que, segundo ele, vai muito além do segmento de Sol e Praia.

“O Rio Grande do Sul é um estado muito rico em cultura, gastronomia e mais diversas opções de segmentos no turismo. Eu tenho certeza que os números do estado devem continuar em crescimento, bem como nos demais, em que estamos batendo recordes atrás de recordes. Isso tudo mostra que o Brasil está na moda e devemos isso ao fato de que estamos promovendo nosso país com muito mais qualidade. A gente tem inteligência de dados, consegue, hoje, ampliar a malha aérea, que cresceu 18% em 2024 e já cresceu 16% neste ano. Além disso, a estamos com um total de 48% acima de visitantes nesses seis meses do que estava no passado”, ressalta Freixo.

“A meta é passar, pela primeira vez na história, dos 7 milhões porque esse Brasil é um Brasil da diversidade, um Brasil da cultura, um Brasil que não é só sol e praia, e essa qualidade de apresentar o Brasil é o trabalho que a Embratur tem feito em todos os mercados mundiais, ampliando a malha aérea e mostrando o quanto o Brasil é um país acolhedor, um país seguro e um país que está pronto pra receber esse turista que quer ser mais feliz aqui”, completou Freixo.

Brasil segue crescendo

No primeiro semestre de 2025, o Brasil já recebeu 5.332.111 visitantes internacionais. O total superou os resultados de toda a série histórica para o semestre, com um crescimento de 48,2% em relação ao mesmo período do ano passado e o melhor resultado da série histórica para o primeiro semestre.

O número representa 77,3% da meta prevista no Plano Nacional de Turismo 2024-2027 para este ano, que projeta a entrada de 6,9 milhões de visitantes internacionais. Se o ritmo for mantido, o Brasil poderá ultrapassar, já em 2025, a meta de 8,1 milhões de turistas originalmente estabelecida para 2027.

Apenas no mês de junho, 444.882 estrangeiros desembarcaram no país, um aumento de 33,8% (112.408 chegadas) na comparação com junho de 2024.