07/07/2025 – Destinos de observação de vida silvestre do Brasil serão protagonistas em feira internacional no Reino Unido. A Embratur participa, de forma inédita, da Global BirdFair 2025, no condado britânico de Rutland. Trata-se do maior evento dedicado à observação de aves (birdwatching) e à conservação ambiental do mundo. Essa é a primeira vez que a Agência marca presença no evento com estande próprio.
A Global BirdFair 2025 acontece de 11 a 13 de julho e a Embratur participa do evento com cinco coexpositores, sendo duas empresas e os destinos de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o município de Ilhabela (SP). Com a participação na feira especializada, que é voltada para o público final, a Agência coloca as experiências de birdwatching brasileiras nas prateleiras do Reino Unido, um dos maiores emissores mundiais de turistas do segmento de observação de vida silvestre. Para se ter uma ideia, existem, catalogadas, 11.032 espécies de aves no mundo e, dessas, 3.481 (cerca de 32%) estão na América do Sul.
A participação da Embratur no evento reforça o compromisso em diversificar os destinos turísticos brasileiros e consolidar o País como referência mundial em turismo de natureza. Durante a feira, a Agência promoverá uma série de palestras para apresentar destinos brasileiros aos britânicos. Entre eles, estão as cinco experiências do Feel Brasil voltadas para observadores de aves: Birdwatching no Lajedo dos Beija-Flores, em Boa Nova (BA); Birdwatching no Pantanal, no Mato Grosso; Birdwatching no Jardim Amazônia (MT); o Curiti Aves, em Curitiba (PR); e a Revoada dos Guarás, no Delta do Parnaíba, entre o Piauí e o Maranhão. Além disso, o catálogo do Feel Brasil inclui, ainda, outras experiências de vida silvestre, como o Safári no Pantanal, no Mato Grosso do Sul, e a observação do peixe-boi em Porto das Pedras, cidade de Alagoas.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, lembra que a atividade de birdwatching é estratégica para a promoção internacional do Brasil. “A observação de aves, assim como a de onças e baleias, diversifica os nossos destinos turísticos no exterior ao mesmo tempo que é uma atividade que nos aproxima de muitos mercados. Estamos falando de um segmento turístico que é o de natureza, que o Brasil é referência mundial, e é fundamental para a conservação do meio ambiente, porque ele valoriza a fauna e a flora e gera desenvolvimento e renda para as comunidades”, destaca Freixo.
A Embratur e o birdwatching
A Agência tem uma série de iniciativas de promoção internacional de destinos brasileiros de turismo de observação de aves. Entre elas, apoiou o surgimento da Associação Nacional de Turismo de Observação de Vida Silvestre (Associação TOVS), que vai impulsionar o turismo de natureza e de observação de aves (birdwatching) no Brasil, e contará com uma representante na Global BirdFair. A solenidade de criação aconteceu em abril, na WTM Latin America, em São Paulo (SP).
“A presença da Embratur com estande próprio na Global Birdfair, além de levar expositores para promover institucionalmente o Brasil, mostra o comprometimento em posicionar nosso turismo no cenário internacional, por meio do birdwatching. Somos gratos pela oportunidade de apresentar ao mundo o imenso potencial da nossa biodiversidade. Essa parceria da Embratur e a Associação TOVS é essencial para fortalecer, de forma profissional e sustentável, toda a cadeia do turismo de observação de vida silvestre no Brasil”, enaltece a tesoureira da Associação TOVS, Ester Ramirez.
Em maio, operadores britânicos especializados em turismo de natureza participaram da viagem de familiarização (famtour) Experience Brasil, em Boa Nova e na Chapada Diamantina, Bahia. A programação começou com uma trilha na Mata do Charme, uma joia ecológica que une a Caatinga e a Mata Atlântica, oferecendo uma rica experiência de observação de aves endêmicas em um dos territórios mais biodiversos do país. A Agência também patrocinou o Encontro Brasileiro de Observação de Aves (Avistar).
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.