BIRDWATCHING

Global BirdFair 2025: Em ação inédita, Embratur participa da feira de birdwatching britânica e fortalece segmento no Brasil

Evento no Reino Unido reforça o compromisso da Agência em diversificar os destinos turísticos brasileiros e consolidar o País como referência mundial em turismo de natureza
Divulgação/Embratur
Embratur promove experiências voltadas ao turismo de natureza

07/07/2025 – Destinos de observação de vida silvestre do Brasil serão protagonistas em feira internacional no Reino Unido. A Embratur participa, de forma inédita, da Global BirdFair 2025, no condado britânico de Rutland. Trata-se do maior evento dedicado à observação de aves (birdwatching) e à conservação ambiental do mundo. Essa é a primeira vez que a Agência marca presença no evento com estande próprio.

A Global BirdFair 2025 acontece de 11 a 13 de julho e a Embratur participa do evento com cinco coexpositores, sendo duas empresas e os destinos de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o município de Ilhabela (SP). Com  a participação na feira especializada, que é voltada para o público final, a Agência coloca as experiências de birdwatching brasileiras nas prateleiras do Reino Unido, um dos maiores emissores mundiais de turistas do segmento de observação de vida silvestre. Para se ter uma ideia, existem, catalogadas, 11.032 espécies de aves no mundo e, dessas, 3.481 (cerca de 32%) estão na América do Sul.

A participação da Embratur no evento reforça o compromisso em diversificar os destinos turísticos brasileiros e consolidar o País como referência mundial em turismo de natureza. Durante a feira, a Agência promoverá uma série de palestras para apresentar destinos brasileiros aos britânicos. Entre eles, estão as cinco experiências do Feel Brasil voltadas para observadores de aves: Birdwatching no Lajedo dos Beija-Flores, em Boa Nova (BA); Birdwatching no Pantanal, no Mato Grosso; Birdwatching no Jardim Amazônia (MT); o Curiti Aves, em Curitiba (PR); e a Revoada dos Guarás, no Delta do Parnaíba, entre o Piauí e o Maranhão. Além disso, o catálogo do Feel Brasil inclui, ainda, outras experiências de vida silvestre, como o Safári no Pantanal, no Mato Grosso do Sul, e a observação do peixe-boi em Porto das Pedras, cidade de Alagoas.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, lembra que a atividade de birdwatching é estratégica para a promoção internacional do Brasil. “A observação de aves, assim como a de onças e baleias, diversifica os nossos destinos turísticos no exterior ao mesmo tempo que é uma atividade que nos aproxima de muitos mercados. Estamos falando de um segmento turístico que é o de natureza, que o Brasil é referência mundial, e é fundamental para a conservação do meio ambiente, porque ele valoriza a fauna e a flora e gera desenvolvimento e renda para as comunidades”, destaca Freixo.

A Embratur e o birdwatching

A Agência tem uma série de iniciativas de promoção internacional de destinos brasileiros de turismo de observação de aves. Entre elas, apoiou o surgimento da Associação Nacional de Turismo de Observação de Vida Silvestre (Associação TOVS), que vai impulsionar o turismo de natureza e de observação de aves (birdwatching) no Brasil, e contará com uma representante na Global BirdFair. A solenidade de criação aconteceu em abril, na WTM Latin America, em São Paulo (SP).

“A presença da Embratur com estande próprio na Global Birdfair, além de levar expositores para promover institucionalmente o Brasil, mostra o comprometimento em posicionar nosso turismo no cenário internacional, por meio do birdwatching. Somos gratos pela oportunidade de apresentar ao mundo o imenso potencial da nossa biodiversidade. Essa parceria da Embratur e a Associação TOVS é essencial para fortalecer, de forma profissional e sustentável, toda a cadeia do turismo de observação de vida silvestre no Brasil”, enaltece a tesoureira da Associação TOVS, Ester Ramirez.

Em maio, operadores britânicos especializados em turismo de natureza participaram da viagem de familiarização (famtour) Experience Brasil, em Boa Nova e na Chapada Diamantina, Bahia. A programação começou com uma trilha na Mata do Charme, uma joia ecológica que une a Caatinga e a Mata Atlântica, oferecendo uma rica experiência de observação de aves endêmicas em um dos territórios mais biodiversos do país. A Agência também patrocinou o Encontro Brasileiro de Observação de Aves (Avistar).