PARCERIA COM ESTADOS

Embratur apresenta Plano Brasis ao Rio Grande do Sul com objetivo de fortalecer o turismo internacional gaúcho

A estratégia da Agência é alinhar as ações de promoção do estado às diretrizes nacionais, potencializando a atração de visitantes estrangeiros e o desenvolvimento econômico local
Divulgação/Embratur
A iniciativa faz parte do movimento nacional da Embratur percorrendo as 27 unidades da federação

08/07/2025 – O Rio Grande do Sul se tornou, nesta terça-feira (8), o mais novo protagonista na estratégia de reposicionamento da imagem do Brasil no exterior. A Embratur, em uma ação conjunta com o Sebrae e o Governo do Estado, fez a apresentação oficial do Plano Brasis, o novo Plano Internacional de Marketing Turístico do país. O evento, sediado no Instituto Caldeira, em Porto Alegre, reuniu diversos representantes do trade turístico gaúcho, empresários e gestores públicos para detalhar as diretrizes específicas de promoção do estado no mercado global.

A iniciativa faz parte do movimento nacional da Embratur percorrendo as 27 unidades da federação garantindo que a estratégia de promoção internacional seja construída de forma colaborativa e alinhada às peculiaridades de cada região.  O objetivo é apresentar um Brasil que, embora único, é plural em suas culturas, histórias e paisagens, com um foco renovado na sustentabilidade e na geração de emprego e renda.

Presidente da Embratur, Marcelo Freixo afirmou que “a partir do momento em que o Plano Brasis foi lançado, deixou de ser um plano da Embratur para se tornar um plano do Brasil”. Freixo explicou ainda que trata-se de um plano detalhado, com ferramentas e dados sobre quais mercados priorizar, malha aérea disponível e as melhores estratégias de promoção para que o estado possa ampliar ainda mais sua presença no mercado internacional.

Representante da Agência no evento, Bruno Reis, diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur evidenciou por que o Plano Brasis é tão importante. “Ele é uma diretriz nacional, com ferramentas práticas para que estados como o Rio Grande do Sul tomem decisões baseadas em dados e inteligência de mercado. Apresentamos quais países têm maior potencial de conversão, onde estão os turistas com interesse no tipo de experiência que o estado oferece. O Plano identifica os nichos com maior propensão de gasto, tempo de permanência e busca por autenticidade. Mas isso precisa ser apresentado da maneira certa para cada público. O europeu busca uma coisa, o latino-americano outra. O Plano ajuda justamente a desenhar essa estratégia para cada mercado, com foco, consistência e resultado. E é esse alinhamento que vai fazer com que os 8 milhões de turistas internacionais visitem o Brasil, anualmente, até 2027”. 

“Pensar uma grande transformação não pode haver divisão de forças e energia, já que o objetivo final é o mesmo: reposicionar o nosso estado e o nosso país para que o turismo seja uma matriz econômica de geração de renda, de emprego. Precisamos fazer com que as pessoas conheçam esses Brasis. Queremos apresentar um Rio Grande do Sul com altíssimo valor turístico como nós temos”, afirma o  secretário de turismo do estado, Ronaldo Santini.

A coordenadora de Comércio, Serviço e Economias de Futuro do Sebrae, Ana Clévia Guerreiro, destacou a importância da promoção integrada entre os governos. “Sebrae Nacional e Embratur têm papel importante, mas a gente só alcança os resultados que desejamos e os quais nós nos propomos se nós tivermos o Brasil junto conosco. E, hoje, aqui no Rio Grande Sul, foi uma prova de que trazer essa apresentação para os estados, envolver os estados, é dessa forma que a gente vai alcançar os resultados e fazer um Brasil com posicionamento diferenciado não só em números de atração de turistas, mas principalmente fazer um processo de desenvolvimento para o mercado internacional de forma diferenciada”, ressaltou. 

Recorde para o turismo brasileiro

A implementação do plano ocorre em um momento extremamente positivo para o turismo no Brasil. O país bateu recordes históricos em 2024 e, nos primeiros meses de 2025, já registra um crescimento de quase 50% na chegada de turistas internacionais em comparação com o ano anterior, que já havia sido recorde.

Para se ter uma ideia, de janeiro a junho deste ano, o Rio Grande do Sul recebeu 1.205.730 turistas internacionais, um crescimento de 94,7% comparado ao mesmo período do ano anterior, quando foram registrados 619.021 chegadas.  Em primeiro lugar no ranking dos estados com maior aumento percentual na chegada de turistas internacionais em 2025 o Rio Grande do Sul segue sendo tendência no momento da escolha de visitantes que vêm para o país. 

Além disso, somente em junho, 32.203 turistas chegaram às terras gaúchas, mais um destaque percentual. Foram 103% a mais na comparação com o sexto mês do ano passado, quando o estado recebeu cerca de 15 mil turistas. 

Interessados em conhecer o plano na íntegra podem acessá-lo neste link.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.