Embratur e ICMBio debatem novo programa de incentivo ao turismo dentro das Unidades de Conservação
Encontro na sede da Agência focou em ações sobre turismo sustentável nos Parques Nacionais e posicionamento estratégico do país no turismo de natureza
Renato Vaz/Embratur
O Brasil é referência no turismo de natureza e fortalecer a divulgação dos Parques e Unidades de Conservação é um dos objetivos da parceria
09/07/2025 – Fortalecimento do turismo sustentável em Unidades de Conservação. Esse foi o tema principal do encontro entre o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, Mauro Oliveira Pires, nesta quarta-feira (9).
Para Marcelo Freixo, o Brasil deve se posicionar de forma estratégica neste segmento. “Promover um turismo sustentável que atraia cada vez mais pessoas comprometidas com a sustentabilidade é o nosso compromisso”, afirmou Freixo, destacando o protagonismo do Brasil no turismo de natureza. Em 2024, um estudo produzido pelo portal US News & World Report apontou o País como o melhor do mundo para o turismo de aventura, que destacou a diversidade natural, as belezas cênicas e a vasta gama de atividades de aventura que o Brasil oferece aos turistas.
“Precisamos estimular o turismo internacional nas nossas Unidades de Conservação. Temos 344 unidades e boa parte delas é voltada para o uso sustentável, entre essas atividades o próprio turismo. Estamos alinhando um acordo visando implementar um programa de incentivo ao turismo dentro das Unidades de Conservação em que essa atividade é permitida”, adiantou Mauro Pires.
Presente ao encontro, o coordenador de Segmentos Turísticos da Embratur, Leonardo Persi, ressaltou a importância da parceria com o ICMBio. “Queremos que os visitantes tenham experiências incríveis na área do turismo de natureza, ecoturismo e aventura, sempre com envolvimento das comunidades tradicionais.”
Parceria antiga
A parceria entre Embratur e o ICMBio não é uma novidade e já vem gerando frutos. Um exemplo foi a assinatura do Protocolo de Intenções para ampliar a divulgação internacional de Parques e Unidades de Conservação por meio de produtos audiovisuais, no último dia 21 de março, que impulsionou a divulgação do novo regulamento com condições mais favoráveis para a realização de filmagens em Unidades de Conservação.