BRASIL NO TOP-3

Brasil se destaca no Top-3 de países com maior crescimento no turismo internacional

Levantamento publicado pela ONU Turismo aponta que o país é o segundo que mais cresceu em chegadas de turistas estrangeiros em 2025, atrás apenas do Paraguai
Alexandre Macieira/Riotur
O Brasil ocupa o 2º lugar no ranking de crescimento do turismo internacional

14/07/2025 – A Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas publicou, nesta segunda-feira (14), relatório que aponta o Brasil entre os líderes mundiais de crescimento do turismo internacional em 2025. O post da ONU Turismo nas redes sociais destaca o desempenho das Américas no 1º trimestre de 2025, com Paraguai (53%), Brasil (48%) e Chile (48%) à frente de todos os países do mundo. O relatório também leva em consideração as chegadas de turistas, receitas e outros indicadores para avaliar o desempenho do turismo internacional.

A posição privilegiada do Brasil no ranking confirma o país como protagonista no turismo internacional na atualidade. Para se ter uma ideia do bom rendimento, o Barômetro Mundial do Turismo da ONU também aponta que, enquanto o Brasil cresceu 48%, o mundo inteiro avançou 5% em relação ao ano anterior e 3% superior aos níveis alcançados em 2019, o ano anterior à pandemia. 

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, avalia a divulgação do ranking como mais uma confirmação do movimento de reposicionamento de imagem do Brasil para o mundo, mantendo o país em alta nas preferências dos viajantes internacionais. “O Brasil estar entre os líderes dessa lista mostra a força do nosso país como destino turístico desejado por todo o mundo. Estamos crescendo muito além da média mundial e isso é resultado de um contínuo trabalho de promoção internacional do Brasil. Estamos na moda, quebrando recorde atrás de recorde, e promovendo desenvolvimento social através do turismo, que gera emprego e renda em nosso país. É bom para quem nos visita e também para quem vive aqui”, completou.

Nas Américas, as chegadas internacionais aumentaram 2%. Países como Gâmbia, Israel e Vietnã também aparecem no topo da lista, uma mostra do interesse por destinos menos tradicionais, como Estados Unidos e países da Europa. Nos primeiros três meses do ano, mais de 300 milhões de turistas realizaram viagens internacionais, aproximadamente 14 milhões a mais do que nos mesmos meses de 2024.

Desempenho histórico

O relatório da ONU Turismo reforça o momento histórico do turismo internacional do Brasil. Dados da Embratur, Ministério do Turismo e Polícia Federal mostram que nunca chegou tanto turista estrangeiro ao país. Somente no primeiro semestre de 2025, o país recebeu 5.332.111 turistas estrangeiros – um crescimento de 48,2% em relação ao mesmo período do ano passado e o melhor resultado da série histórica para o primeiro semestre. 

Ranking de crescimento do Turismo Internacional (ONU Turismo)

1)      Paraguai (53%)

2)      Brasil (48%)

3)      Chile (48%)

4)      Gâmbia (46%)

5)      Israel (31%)

6)      Vietnã (30%)

7)      Japão (23%)

8)      Macedônia do Norte (22%)

9)      Marrocos (22%)

10)   Egito (21%)

11)   Lituânia (21%)

12)   Palau (20%)

13)   Mongólia (19%)

14)   Malta (19%)

15)   Equador (17%)

16)   Curaçao (17%)

17)   Letônia (16%)

18)   Finlândia (15%)

19)   Irã (14%)

20)   Coreia do Sul (14%)