17/07/2025 – O Amapá tornou-se o primeiro estado da Região Norte a receber a apresentação oficial Plano Brasis, o novo Plano de Marketing Turístico Internacional do país. A iniciativa foi conduzida pela Embratur em uma ação conjunta com o Governo do Estado e o Sebrae. O evento, sediado no Sebrae, em Macapá, reuniu o trade turístico amapaense, empresários e gestores públicos para detalhar as diretrizes específicas de promoção do estado no mercado global.
A ação faz parte do movimento nacional da Embratur em percorrer as 27 unidades da federação para garantir que a estratégia de promoção internacional seja construída de forma colaborativa e alinhada às peculiaridades de cada região. A meta é apresentar um Brasil que, embora único, é plural em suas culturas, histórias e paisagens, com um foco na sustentabilidade e na geração de emprego e renda.
O presidente da Agência, Marcelo Freixo evidenciou que o plano é um projeto de país. “Estamos lançando o Plano Brasis, o nosso plano de marketing que o Brasil não tinha há 20 anos, e chegou a vez de divulgá-lo aqui no Amapá. O Brasil está batendo todos os recordes de turismo, com 5,3 milhões de turistas estrangeiros de janeiro a junho, um recorde absoluto, e vai passar de 8 milhões de turistas este ano. O que queremos é que esses turistas internacionais conheçam toda a diversidade brasileira e, fundamentalmente, conheçam o Amapá e venham ver essa riqueza”, disse.
Freixo ainda destacou o potencial turístico e a diversidade de experiências que o estado dispõe. “A Fortaleza de São José do Macapá é incrível, do século XVI, uma importante herança de Portugal, mas Macapá e o Amapá também se fortalecem pela sua história indígena e pela sua história negra. É um lugar de turismo de natureza, turismo histórico, de gastronomia e muito acolhedor. É muito importante colocar o Amapá como um dos grandes destinos do mundo na hora de visitar o Brasil, gerando emprego, renda e uma identidade brasileira muito forte, especialmente considerando que é o estado mais preservado da Amazônia”, completou.
Presente ao encontro, o governador, Clécio Luís destacou o apoio da Embratur neste momento. “Estamos com todas as fichas no turismo, uma indústria limpa e produtiva que gera desenvolvimento, emprego e renda, mantendo os recursos em nossa terra. O Amapá tem muito a oferecer: nossa receptividade, cultura e culinária, e agora, com apoio da Embratur e do Ministério do Turismo, novas rotas que nos integram ao fluxo turístico. Uma parte crucial dessa estratégia, feita com apoio do presidente Marcelo Freixo e do senador Randolf, é a parceria com a Mangueira, que nos dará a oportunidade de desfilar o Amapá na Marquês de Sapucaí. Nossos sambas vão celebrar a Amazônia Amapaense – a Amazônia do meio do mundo, Negra, Indígena, da foz do Rio Amazonas e da fronteira com a Guiana Francesa. Tudo isso visa aguçar a imaginação das pessoas e atraí-las para conhecer nossa Amazônia única.”
A coordenadora de Comércio, Serviço e Economias de Futuro do Sebrae, Ana Clévia Guerreiro, ressaltou a importância das parcerias. “No presente momento, são apontadas duas situações “extremamente positivas”: uma parceria de trabalho entre o CE, a Embratur e as secretarias de estado, e o fato de que a “revolução” do turismo passará pelos produtos turísticos da região Norte. É enfatizado que a região Norte detém “o queijo e a faca na mão”, ou seja, tem uma grande oportunidade. A sugestão é que a região pode construir um modelo de desenvolvimento muito melhor do que o construído no passado no Nordeste, porque pode observar e potencializar o que de positivo deve ser feito”.
Plano Brasis
A implementação do plano ocorre em um momento extremamente positivo para o turismo no Brasil. O país bateu recordes históricos em 2024 e, nos primeiros meses de 2025, já registra um crescimento de quase 50% na chegada de turistas internacionais em comparação com o ano anterior, que já havia sido recorde.
O Amapá se insere nesta estratégia com um potencial único de atrair um turista internacional de alto valor agregado. O estado oferece experiências que vão desde a observação da pororoca no Rio Araguari, passando pela imponente Fortaleza de São José de Macapá, até a travessia para a Guiana Francesa, em Oiapoque, bem como a Expedição Parque de Tumucumaque. Esta expedição é como sair de um documentário da National Geographic e Animal Planet e viver uma experiência real. O Parque do Tumucumaque é o maior parque de floresta tropical do mundo. De janeiro a junho deste ano, o Estado recebeu 22.428 turistas internacionais, o que foi 45,58% a mais do que no mesmo período do ano passado.
Esse potencial internacional de visitação turística é o grande destaque da região, apontado pelo monitor da Fortaleza São José de Macapá. “A visita e a parceria da Embratur com o estado são de suma importância para que consigamos atrair o olhar do turismo para o Amapá, especialmente após a COP. Nossa Fortaleza, por exemplo, é única, majestosa e grandiosa, e sempre de baluartes abertos para receber o turista à margem do rio Amazonas”.
De acordo com o Plano Brasis, o estado começa a figurar roteiros internacionais principalmente como parte de circuitos amazônicos integrados, seja em cruzeiros de luxo pela foz do Amazonas (focados em natureza e cultura), seja em expedições terrestres pelas Guianas. Macapá, em especial, destaca-se pelo posicionamento na linha do Equador e rica vida selvagem, atraindo a curiosidade de operadores estrangeiro.
O objetivo é através de estratégias direcionadas manter sua relevância em mercados já consolidados, atingir mercados ou perfis alternativos por meio da diversificação de segmentos e expandir o volume e manter o market share do mercado. O Plano Brasis visa estruturar e promover esses produtos turísticos, conectando o Amapá a mercados prioritários que buscam autenticidade, sustentabilidade e contato direto com a Floresta Amazônica.