PLANO BRASIS

Embratur e Sebrae apresentam plano com estratégias para fortalecer turismo internacional em São Paulo

Considerado um dos principais destinos de turistas estrangeiros no Brasil, o estado registrou um crescimento expressivo em chegadas no primeiro semestre de 2025
Ricardo Valarini/Embratur
Para São Paulo, o Plano Brasis oferece um panorama adaptado à realidade local, considerando o portfólio de produtos e experiências turísticas alinhadas com a demanda internacional

21/07/2025 – Principal porta de entrada de turistas no país, São Paulo conheceu de perto, nesta segunda-feira (21), o Plano Brasis. Criado pela Embratur, em parceria com o Sebrae e o Ministério do Turismo, o novo plano de marketing turístico internacional do Brasil foi apresentado em evento no Salão Nobre da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado, na capital paulista.  Além de estabelecer estratégias para promover o Brasil no mercado turístico internacional, o Plano Brasis traz diretrizes de ação para cada estado, com estratégias complementares e foco nas especificidades de cada diferente região do país.

Para São Paulo, o Plano Brasis oferece um panorama adaptado à realidade local, considerando o portfólio de produtos e experiências turísticas alinhadas com a demanda internacional. “São Paulo é a capital que mais recebe turistas de negócios em nosso país, é a principal vocação, mas também é um estado que tem muita experiência turística de lazer muito competitivas, tem sol e praia, ecoturismo, turismo rural, gastronomia e cultura. Então é importante trabalhar quem vem a trabalho, para que estique sua permanência para conhecer tudo que São Paulo tem a oferecer”, destaca o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

Para Freixo, o incremento da atividade econômica com o turismo tem gerado emprego e renda em todo o país, e de forma sustentável. “Não é mais possível que a gente coloque o turismo no lugar secundário na hora de pensar um modelo de desenvolvimento gerador de emprego e renda com a responsabilidade que a gente tem com o futuro do planeta”, salientou.

Sobre o plano de marketing internacional, Freixo destaca que foi efeito de um trabalho de toda a equipe Embratur junto com o Sebrae. “O plano de marketing não é mais da Embratur, nem é mais do Sebrae. A partir do momento que a gente lança, e nós vamos lançar nas 27 unidades da federação, é um plano do Brasil. O que é usado para promover o Amapá, o Rio Grande do Sul, não é igual ao de São Paulo, que não é igual ao Rio de Janeiro, que não é igual ao de ninguém. Então a gente tem a responsabilidade de lançar esse plano no Brasil inteiro. Não é uma peça burocrática, é um bom momento para viver uma política pública e uma tendência”, afirmou.

O secretário de Turismo e Viagens do Estado, Roberto de Lucena, ressaltou a importância de aproveitar o momento positivo pelo qual a atividade turística está passando. “Essa é a nossa hora, esse é o nosso momento. O turismo é a bola da vez e o Brasil está vivendo o seu melhor tempo dos últimos anos para o turismo. Tenho certeza que estamos construindo história e em rota de colisão com o desenvolvimento do país através do turismo”, disse.

Para o deputado Orlando Silva (PCdoB – SP), o plano Brasis poderia ter como sinônimo São Paulo, porque, segundo ele [com a diversidade], São Paulo é o melhor exemplo de Brasis. “Nós aqui somos a síntese do Brasil. E eu fico muito feliz de perceber a importância que a Embratur dá ao estado de São Paulo, pelas valências que o estado tem em todos os planos do campo do turismo. É aqui o turismo de negócios, de gastronomia, de beleza natural, de história, entre outros”, ressaltou.

“É uma grande satisfação para o Sebrae ter firmado essa parceria com a Embratur e podermos estar percorrendo o Brasil entregando o Plano Brasis. Esta é, efetivamente, uma ferramenta de posicionamento do Brasil para o mercado internacional. E como não poderia deixar de ser, São Paulo traz inúmeras oportunidades, que podemos observar ao nos aprofundarmos na análise do plano”, afirma a coordenadora nacional de Comércio, Serviço e Economias de Futuro do Sebrae, Ana Clévia.

Participaram do evento empresários, representantes de associações, federações, sindicatos e outras entidades do trade turístico paulista para acompanhar  a apresentação da ferramenta.

Plano Brasis

De acordo com o  diretor de Marketing, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, o Plano Brasis marca um amadurecimento e uma inovação na estratégia de promoção do Brasil. Segundo ele, o plano integra a sinergia de ferramentas de promoção internacional e representa uma atualização da mentalidade necessária para atrair mais visitantes estrangeiros.

“Pela primeira vez, temos uma massa crítica de bacharéis em turismo envolvidos no plano estratégico, unindo potência política e alinhamento técnico para fazer a diferença no nosso país. Nossa iniciativa é trazer uma sinergia das ferramentas de promoção internacional, falando um pouco sobre essa atualização da mentalidade que o Brasil tanto precisa para que, de fato, a gente consiga elevar o nível de promoção do nosso país, trazendo aí mais turistas internacionais para cá”.

A gerente de Projetos Estruturantes da Embratur, Ana Paula Jacques, explicou como o plano foca na diversidade do Brasil. “A brasilidade é o nosso principal diferencial competitivo. Somos muitos Brasis. Cada mercado internacional tem uma leitura de Brasil diferente, exigindo campanhas personalizadas. O sucesso do Plano Brasis é visto como fruto de um esforço coletivo e cocriação, envolvendo diversos parceiros da iniciativa privada e da sociedade civil, todos remando na mesma direção para transformar o potencial em realidade”, salientou.

Mais turistas no Brasil

Entre janeiro e junho de 2025, o país recebeu 5.332.111 turistas estrangeiros – um crescimento de 48,2% em relação ao mesmo período do ano passado e o melhor resultado da série histórica para o primeiro semestre. O número representa 77,3% da meta prevista no Plano Nacional de Turismo 2024-2027 para este ano, que projeta a entrada de 6,9 milhões de visitantes internacionais. Se o ritmo for mantido, o Brasil poderá ultrapassar, já em 2025, a meta de 8,1 milhões de turistas originalmente estabelecida para 2027.

Considerado um dos principais destinos para turistas estrangeiros no Brasil, São Paulo registrou um crescimento expressivo em chegadas no primeiro semestre de 2025. O estado recebeu 1.378.113 visitantes internacionais, um aumento de 24% em comparação com os seis primeiros meses de 2024, quando 1.111.381 viajantes desembarcaram em terras paulistas.

Somente em junho, as cidades do estado receberam 178.390 visitantes estrangeiros, um crescimento de 22,9% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 145.117 visitantes internacionais estiveram no estado. Os dados são de levantamento da Embratur, em parceria com a Polícia Federal e o Ministério do Turismo, disponíveis no Portal de Dados da Agência.

São Paulo tem grande potencial turístico, destacando-se tanto pelo turismo de negócios, quanto pela cultura, gastronomia, entretenimento e grandes eventos. Com uma variada gama de exemplos, o estado é palco de agendas internacionais de diversos setores. Além do automobilismo, São Paulo abriga festivais internacionais reconhecidos como Lollapalooza e The Town, além de ser sede da quinta maior semana de moda do mundo, a São Paulo Fashion Week, atraindo figuras personalidades do mundo fashion.

O calendário cultural inclui eventos de grande público, como a Parada do Orgulho LGBT, maior do mundo, e o carnaval do Sambódromo do Anhembi, que juntos recebem milhões de visitantes internacionais. Eventos científicos e corporativos complementam esse cenário, com destaque para feiras de saúde, congressos acadêmicos e tecnológicos sediados em cidades como Campinas, Ribeirão Preto e Santos, e a tradicional Agrishow, maior feira agrícola da América Latina, realizada anualmente em Ribeirão Preto, atraindo representantes de mais de 90 países.

Além disso, a capital paulista tem um consolidado programa de fomento ao audiovisual, por meio da SPCine que também articula a atração de produções para a cidade, atraindo investimento e promovendo o destino por meio dessas produções. A iniciativa é possível devido ao trabalho da  sua Film Commission. Além disso, recentemente o estado de São Paulo lançou programa  São Paulo State Film Commission, uma iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado, que visa organizar e atrair produções audiovisuais para o estado, tanto locais quanto internacionais, visando atrair cada vez mais turistas estrangeiros.

O Estado de São Paulo também possui uma economia robusta e diversificada, com setores verticais altamente desenvolvidos, como agronegócio, tecnologia, serviços, saúde, engenharia, logística e energias renováveis.

Outros destinos

Além da capital, uma pesquisa realizada pela Embratur com a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo (Setur-SP) sinalizou três regiões estratégicas para internacionalização: Serra da Mantiqueira, Vale do Ribeira e Litoral Norte. A estratégia foca em nichos como ecoturismo, turismo de aventura e experiências culturais autênticas.

Na Serra da Mantiqueira, a aposta é na combinação de charme e natureza. Destinos como Santo Antônio do Pinhal, com seus vilarejos bucólicos e mirantes, e Espírito Santo do Pinhal, com sua forte tradição cafeeira e turismo rural, oferecem uma imersão na cultura local. O potencial é reforçado por Campos do Jordão, que continua a atrair investimentos em projetos temáticos de alto padrão, agregando sofisticação à região.

O Vale do Ribeira surge como um polo de aventura e natureza conservada. A região, já uma referência nacional com o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR) e suas cavernas, é vista como um tesouro a ser descoberto pelo público internacional. A cidade de Cananéia complementa a oferta com sua rica cultura caiçara e experiências de natureza que permanecem pouco exploradas por visitantes de fora do país.

No Litoral Norte, podemos contar com a beleza das suas praias e a exuberância da Mata Atlântica. Em São Sebastião, praias premiadas como Juquehy e Maresias são destaques para o surfe e o lazer. Já Ilhabela se posiciona como um destino de ecoturismo, beneficiado por recentes investimentos em infraestrutura, como balsas elétricas e trilhas sinalizadas, que buscam valorizar e proteger sua vasta biodiversidade.

Esse panorama evidencia São Paulo como um hub estratégico para sediar eventos internacionais, conectando conhecimento, inovação e negócios.