23/7/2025 — A Embratur apoia a 41ª edição do Congresso da Federação de Entidades Organizadoras de Congressos e Afins da América Latina – COCAL 2025, que acontece entre os dias 23 e 25 de julho de 2025, em San Pedro Sula, Honduras. Durante o evento, voltado para o turismo MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions), a Agência vai promover o Brasil como destino de excelência no segmento.
Na ocasião, a Embratur integrará rodadas técnicas, painéis temáticos e encontros bilaterais com lideranças da indústria MICE latino-americana. A expectativa é apresentar o Brasil como um destino competitivo, com infraestrutura e diversidade cultural capaz de sediar eventos internacionais de grande porte, além de oferecer serviços de excelência para a realização de eventos internacionais.
Para o presidente da Agência, Marcelo Freixo, o turismo de negócios e eventos é uma das alavancas econômicas mais importantes do setor. “O turista de negócios é o que mais gasta por visita e esse é um segmento estratégico no mundo todo. O Brasil, com toda a sua diversidade e potencial, tem plenas condições de atrair cada vez mais eventos internacionais. Por isso, a presença da Embratur na COCAL 2025 é mais uma ação concreta de uma política estratégica voltada à promoção do turismo de negócios e eventos, com foco na qualificação do visitante internacional e na diversificação da nossa oferta turística”, destacou.
Acordo de Cooperação Técnica
A presença da Embratur no evento marca mais um importante passo após a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC). A iniciativa reforça o compromisso conjunto das duas instituições em fortalecer e impulsionar o setor de eventos no Brasil, consolidado durante a WTM Latin America 2025, realizada em São Paulo.
Com cerca de 500 empresas associadas, a ABEOC Brasil representa um dos setores mais dinâmicos da economia brasileira, promovendo qualificação profissional, competitividade e internacionalização de seus associados. Com isso, por meio do ACT, a presença brasileira no mercado internacional de eventos deve ser ampliada para atrair congressos, feiras e convenções que promovam impacto econômico positivo nos destinos nacionais.
Segundo a presidente da ABEOC Brasil, Enid Câmara, a articulação conjunta com a Agência é fundamental para uma atuação integrada, institucional e promocional nos principais fóruns regionais. “A parceria com a Embratur fortalece a presença internacional do Brasil no 41º Congresso COCAL e reafirma a importância do nosso setor na promoção do país como destino de eventos. Essa união estratégica amplia oportunidades, projeta nossos profissionais e valoriza a indústria de eventos como vetor de desenvolvimento econômico e cultural”, afirmou.
COCAL 2025
A COCAL é o principal congresso latino-americano voltado ao setor de eventos. Fundada em 1984, a Federação de Entidades Organizadoras de Congressos e Afins da América Latina reúne associações nacionais da indústria MICE e atua na integração, capacitação e promoção conjunta de destinos da região. O congresso anual é um espaço para negociações, trocas de boas práticas e definição de estratégias setoriais.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.