24/07/2025 – Nesta quinta-feira (24), a equipe da Embratur e representantes do Governo da Paraíba se reuniram para alinhar os próximos passos para reforçar a projeção turística internacional do estado. A iniciativa busca promover o estado de forma segmentada e estratégica.
Durante a reunião, os presentes discutiram as principais potencialidades do estado. No Litoral, praias como a de Tambau, Coqueirinho e Costa do Conde; no Sertão e Agreste o Lajedo de Pai Mateus, com suas formações rochosas e o céu estrelado; e na capital, João Pessoa, a riqueza cultural no centro histórico, um dos mais importantes conjuntos barrocos do Brasil. A diversidade culmina em eventos de magnitude internacional, como o “Maior São João do Mundo”, que acontece em Campina Grande.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou que a união entre os atrativos culturais e turísticos do estado é o caminho para o sucesso. “A proposta é tornar a Paraíba um destino cada vez mais presente no cenário global, reforçando sua identidade como um lugar autêntico, acessível e inesquecível”, afirmou.
Considerado um dos maiores São João do Brasil, este ano o evento atraiu mais de 2 milhões de pessoas nos 38 dias de festa. “O São João da Paraíba é um ativo cultural e turístico de enorme valor. Seu alcance pode e deve ser ampliado no exterior, pois representa o Brasil em sua essência como um país diverso, alegre e acolhedor. É papel da Embratur apoiar essa internacionalização”, completou Freixo.
A secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Rosália Borges Lucas, ressaltou o foco na gestão integrada. “Queremos colocar a Paraíba no mapa do turismo internacional com protagonismo. Com o apoio da Embratur e de toda a cadeia produtiva, temos uma estratégia bem desenhada e estamos prontos para executá-la com excelência.”
Plano Brasis
Freixo reafirmou o compromisso da Embratur em trabalhar em cooperação com os estados para promover o Brasil de forma segmentada e estratégica. No caso da Paraíba, a parceria entre a Agência, a Secretaria de Turismo da Paraíba e a Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR) prevê a execução de ações promocionais conjuntas ainda em 2025 e 2026, a partir de ferramentas como press trips, famtours, feiras internacionais.
Participaram do encontro a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Rosália Borges Lucas, e o diretor-presidente da PBTUR, Ferdinando Lucena. Da Embratur, além do presidente Marcelo Freixo, estiveram presentes o chefe de gabinete de Freixo, Bruno Villa, e o gerente de planejamento da Agência, Gilson Lira.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.