24/07/2025 – Nesta quinta-feira (24), a equipe da Embratur e representantes do Governo da Paraíba se reuniram para alinhar os próximos passos para reforçar a projeção turística internacional do estado. A iniciativa busca promover o estado de forma segmentada e estratégica.
Durante a reunião, os presentes discutiram as principais potencialidades do estado. No Litoral, praias como a de Tambau, Coqueirinho e Costa do Conde; no Sertão e Agreste o Lajedo de Pai Mateus, com suas formações rochosas e o céu estrelado; e na capital, João Pessoa, a riqueza cultural no centro histórico, um dos mais importantes conjuntos barrocos do Brasil. A diversidade culmina em eventos de magnitude internacional, como o “Maior São João do Mundo”, que acontece em Campina Grande.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou que a união entre os atrativos culturais e turísticos do estado é o caminho para o sucesso. “A proposta é tornar a Paraíba um destino cada vez mais presente no cenário global, reforçando sua identidade como um lugar autêntico, acessível e inesquecível”, afirmou.
Considerado um dos maiores São João do Brasil, este ano o evento atraiu mais de 2 milhões de pessoas nos 38 dias de festa. “O São João da Paraíba é um ativo cultural e turístico de enorme valor. Seu alcance pode e deve ser ampliado no exterior, pois representa o Brasil em sua essência como um país diverso, alegre e acolhedor. É papel da Embratur apoiar essa internacionalização”, completou Freixo.
A secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Rosália Borges Lucas, ressaltou o foco na gestão integrada. “Queremos colocar a Paraíba no mapa do turismo internacional com protagonismo. Com o apoio da Embratur e de toda a cadeia produtiva, temos uma estratégia bem desenhada e estamos prontos para executá-la com excelência.”
Plano Brasis
Freixo reafirmou o compromisso da Embratur em trabalhar em cooperação com os estados para promover o Brasil de forma segmentada e estratégica. No caso da Paraíba, a parceria entre a Agência, a Secretaria de Turismo da Paraíba e a Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR) prevê a execução de ações promocionais conjuntas ainda em 2025 e 2026, a partir de ferramentas como press trips, famtours, feiras internacionais.
Participaram do encontro a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Rosália Borges Lucas, e o diretor-presidente da PBTUR, Ferdinando Lucena. Da Embratur, além do presidente Marcelo Freixo, estiveram presentes o chefe de gabinete de Freixo, Bruno Villa, e o gerente de planejamento da Agência, Gilson Lira.