DIVERSIDADE

Embratur estreia na LGBT+ Turismo Expo, maior feira B2B do segmento da América Latina

Participação no evento reforça a estratégia da Agência de posicionar o país como referência no turismo LGBTQ+ e atrair mais viajantes estrangeiros para os destinos nacionais
Marcelo Pereira/Secom-Prefeitura de São Paulo
São Paulo (SP) sedia uma das mais importantes paradas LGBT+ do mundo

24/07/2025 – A Embratur participa, pela primeira vez, da LGBT+ Turismo Expo, o maior evento B2B de turismo da América Latina voltado para essa parcela da população mundial. A feira acontece em 24 de julho, no Hotel Unique, em São Paulo e, este ano, terá como tema “Famílias LGBT+”. Além de patrocinar a feira, a Agência terá um estande para interagir com agentes de viagens, operadoras, destinos e empresas focadas no setor.

O evento tem como objetivo fomentar negócios e a troca de experiências entre profissionais do segmento. A feira espera receber cerca de 1 mil agentes de viagens e operadoras comprometidos com ações inclusivas. A presença da Embratur no encontro reforça a estratégia da Agência para posicionar o Brasil como referência no turismo LGBT+ e atrair mais viajantes internacionais aos destinos brasileiros.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, reforçou a importância da participação no evento. “O turismo é uma alavanca de desenvolvimento econômico, mas também civilizatório. É uma atividade com um potencial enorme de geração de emprego e renda, mas que também promove inclusão, aproximação de pessoas e culturas e transformações. E o turismo LGBT+ é estratégico para o desenvolvimento de todo esse setor econômico no Brasil”, afirmou.

“A Embratur tem esse compromisso e o Brasil precisa reafirmar cada vez mais essa agenda. No mundo que a gente quer viver não cabem o preconceito e a discriminação”, completou Freixo. Além do estande, a Embratur marcará presença no palco do evento para falar do novo plano de marketing internacional do país, o Plano Brasis, que tem como um dos públicos-alvo dessa nova estratégia a comunidade internacional LGBT+.

Diretor Geral da LGBT+ Turismo Expo, Alex Bernardes destacou que o setor tem crescido no mundo e ganhado cada vez mais relevância no Brasil. “Contar com a participação da Embratur no maior evento B2B sobre Turismo LGBT+ da América Latina é uma alegria sem tamanho que comprova os investimentos que o Brasil tem feito para atrair e e bem receber turistas LGBTQIAPN+ de todo o mundo. Como Diretor e Criador da LGBT+ Turismo Expo, tenho acompanhando o crescimento do setor há anos mundo afora e, agora, com mais relevância no nosso país”, disse.

Visado

O Brasil aparece como um dos destinos turísticos mais procurados pelo público LGBTQ+, de acordo com o mais recente levantamento da plataforma Booking.com. O ranking global de hospitalidade inclusiva destacou as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis entre os dez destinos mais receptivos do mundo para turistas da comunidade.

São Paulo garantiu o 3º lugar no ranking internacional, com 892 acomodações classificadas como inclusivas. Reconhecida por sediar uma das maiores Paradas do Orgulho LGBT+ do planeta, a capital paulista reafirma sua posição de destaque como destino comprometido com a diversidade.

Florianópolis, conhecida por suas belezas naturais e ambiente descontraído, ficou em 7º lugar com 691 opções de hospedagem inclusiva. Já o Rio de Janeiro, com sua atmosfera vibrante e celebrações da diversidade, aparece na 9ª posição, com 627 acomodações voltadas ao público LGBT+.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.