28/07/2025 – A Embratur, em parceria com o Sebrae, recebeu no dia 25 de julho, um grupo de operadores de turismo internacionais para uma imersão profunda no coração do sertão nordestino. O famtour, que segue até sexta-feira, 1° de agosto, tem como cenário o Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, um Patrimônio Mundial da Unesco e Petrolina, em Pernambuco.
O objetivo é mostrar ao mundo um Brasil autêntico e ainda pouco explorado. Para isso, foram convidados operadores de mercados estratégicos como França, Bélgica, Suíça e Canadá, que vivenciam um roteiro focado em arqueologia, ecoturismo, experiências sustentáveis e turismo cultural. A expectativa é que, ao retornarem, eles incluam essa rota singular nos pacotes oferecidos em seus países.
A aposta da Embratur em viagens de familiarização, os chamados famtours, tem se mostrado uma ferramenta eficaz. Levar quem vende o destino para vivenciar a experiência local é a melhor forma de gerar negócios e diversificar a oferta turística brasileira no exterior. “Essas experiências enriquecem o conhecimento dos operadores, bem como fortalecem parcerias e impulsionam novos negócios”, destaca Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
“As micro e pequenas empresas representam 97% do setor do turismo no Brasil. Portanto, o Sebrae está nessa agenda, que já se mostra com potencial de gerar emprego e renda no país, que é o único no mundo que possui essas riquezas naturais em todos os estados. O turismo no Brasil precisa, cada vez mais, ter visibilidade, que é justamente a proposta desta ação. Com isso, estamos ampliando as oportunidades na geração de empregos e renda”, afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima.
Mais do que uma simples visita, o roteiro foi desenhado para criar memórias. Na experiência na Serra da Capivara, os participantes assistiram a uma adaptação do clássico “O Fantasma da Ópera” encenada dentro dos próprios cânions. À noite, exploraram o Boqueirão da Pedra Furada, um dos sítios arqueológicos mais icônicos do mundo, e se aventuraram em trilhas na Caatinga. As atividades carregam o selo e estão integradas ao projeto “Feel Brasil”, criado pela Embratur, em parceria com o Sebrae, que certifica 101 experiências turísticas de alto valor agregado em todo o país.
O “Feel Brasil” é um projeto que visa promover experiências turísticas autênticas e sustentáveis no Brasil, com foco em pequenos negócios e comunidades locais. A iniciativa busca romper com estereótipos e apresentar um Brasil diverso, com experiências que valorizam a identidade nacional, a cultura, a natureza e a gastronomia.
A presença no Parque Nacional da Serra da Capivara também é uma homenagem ao legado da arqueóloga Niéde Guidon, que dedicou sua vida à pesquisa, preservação e promoção internacional do sítio arqueológico. Visionária, ela foi fundamental para o reconhecimento da Serra como Patrimônio Mundial da Unesco e para o desenvolvimento de iniciativas que unem ciência, cultura e sustentabilidade. Ao levar operadores internacionais ao território que ela ajudou a revelar ao mundo, o famtour contribui para perpetuar esse legado, promovendo o turismo como ferramenta de valorização da memória, da identidade local e do desenvolvimento regional.
Deixando o Piauí, a imersão continua no Vale do São Francisco, em Petrolina (PE). A região, famosa pelo clima semiárido, surpreende com seus vinhedos irrigados. Os operadores passarão nos vinhedos do Vale do Rio São Francisco, um passeio que combina conhecimento enológico, lazer e a rica gastronomia local, encerrando a viagem com um brinde que simboliza a inovação e a resiliência do Nordeste.
A escolha dos países convidados não foi aleatória. França, Bélgica, Suíça e Canadá reúnem viajantes com alto poder aquisitivo e um interesse crescente por destinos que oferecem mais do que sol e praia. Eles buscam cultura, história, gastronomia e natureza, exatamente o que a rota oferece.
A França, por exemplo, foi o 6º maior emissor de turistas para o Brasil em 2024, enquanto o Canadá se destaca pelo alto gasto médio de seus viajantes. Já Suíça e Bélgica são mercados em crescimento, com turistas que valorizam experiências de alta qualidade e fogem do óbvio.
Esta é a quinta grande ação realizada pela Embratur apenas este ano. Destinos como Florianópolis (SC), a Chapada Diamantina (BA), o Pantanal (MT/MS) e a Rota das Emoções (CE/PI/MA) já foram apresentados a operadores de mais de oito países, consolidando a estratégia de posicionar o Brasil como um destino plural, sustentável e inesquecível.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.