28/7/2025 – Cidade-sede da COP30, que será realizada em novembro deste ano, Belém (PA) acaba de ganhar voos diretos ligando Bogotá, na Colômbia à capital paraense. Anunciada pela Avianca, a nova rota inicia operação em outubro e marca mais um avanço no trabalho da Embratur para ampliar a conectividade aérea internacional e incentivar o fluxo de turistas estrangeiros para o Brasil.
A rota, que contará com três frequências semanais, reforça também a preparação da cidade paraense para sediar a conferência climática da ONU. Os voos são resultado da atuação coordenada entre a Embratur, do Governo do Pará e da Avianca, como parte de uma parceria contínua e estratégica voltada à promoção do Brasil no exterior.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destaca que o lançamento da rota Belém-Bogotá também faz parte da estratégia da Embratur e do Ministério do Turismo de diversificar e descentralizar os portões de entrada de turistas no país, direcionando atenção para destinos fora do eixo tradicional, como a região Norte.
“Se queremos fazer com que cada vez mais estrangeiros visitem e vivam as experiências do Brasil, ampliar a nossa conectividade internacional é um passo essencial. A Avianca tem sido uma parceira estratégica nesse trabalho e agora estabelecemos essa segunda conexão com a região Norte do nosso país, ampliando possibilidades de geração de negócios, empregos e renda vinculados ao turismo ”, destacou.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, ressalta que ampliar a conectividade aérea tem sido um trabalho constante do governo federal, ação que já vem promovendo excelentes resultados. “Nós já vivemos um novo turismo no país! Estamos batendo todos os recordes de visitação e a criação de novas rotas tem sido essencial para avançarmos na atração de turistas de todo o mundo. O voo Bogotá – Belém será fundamental para ajudar a atender a demanda crescente da capital paraense, principalmente, no período da COP30. Mais um passo para alcançarmos a marca de 10 milhões de visitantes internacionais nos destinos brasileiros até o final do ano”, destacou Sabino.
“Estamos consolidando mais uma conquista na estratégia de turismo do nosso Estado. Nosso objetivo é posicionar o Aeroporto Internacional de Belém como um hub de distribuição de voos, referência para a Amazônia e para o Norte do Brasil”, declarou o governador Helder Barbalho ao celebrar o anúncio.
Com aeronaves Airbus A320, a nova rota terá voos de Belém para Bogotá às terças, quintas e sábados, partindo às 8h50 e chegando às 11h15 (horários locais). No sentido contrário, os voos partem de Bogotá às segundas, quartas e sextas às 23h05, com chegada prevista em Belém às 5h40.
“Graças ao trabalho conjunto com o Governo do Pará, estamos muito felizes em anunciar uma nova rota para continuar conectando o Brasil com a América Latina e o mundo, desta vez a partir de Belém, a porta de entrada da Amazônia. Na Avianca, contamos hoje com cerca de 50 frequências semanais que conectam São Paulo, Rio de Janeiro e Manaus a mais de 80 destinos em 25 países das Américas e da Europa, via Bogotá. Sem dúvida, essa nova operação permitirá que milhares de visitantes de diferentes partes do mundo cheguem facilmente a Belém, especialmente com vistas à COP30 e também no futuro, pois essa rota tem o propósito de conectar o Norte do Brasil – e por isso veio para ficar”, disse Frederico Pedreira, CEO da Avianca.
Parceria
Nos últimos meses Embratur e Avianca colaboraram em diversas ações, como a assinatura de protocolos de intenções, ativações em feiras internacionais, campanhas de marketing cooperado e identificação de novas oportunidades para fortalecer a presença internacional do Brasil.
Além de ampliar a conectividade entre a Colômbia e o Brasil, a Avianca desempenha um papel estratégico ao facilitar o acesso de turistas de mercados-chave da América do Norte e Central ao Brasil.
Turismo em Belém
Em 2024, Belém recebeu cerca de 122 mil turistas internacionais, sendo um dos principais destinos da região Norte. A expectativa é que, com a nova rota, esse número cresça consideravelmente, fomentando ainda mais o turismo ecológico, cultural e gastronômico da capital paraense.
Mercado da Colômbia para o Brasil
No primeiro semestre de 2025, mais de 84 mil turistas colombianos visitaram o Brasil. Ao longo de 2024, o turismo de entretenimento — impulsionado por shows, festivais e grandes eventos — teve um papel estratégico na ampliação da oferta e na crescente procura por destinos brasileiros pelos turistas colombianos. Além de atrair visitantes internacionais, esse segmento contribuiu significativamente para a valorização da diversidade cultural do país.
O Brasil também se consolida como um destino atrativo para grupos corporativos da Colômbia, com um perfil cada vez mais propenso a incluir atividades de lazer além do período de compromissos profissionais.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.