AFROTURISMO

Embratur e CAF promovem workshop para potencializar o afroturismo brasileiro no exterior

Fruto de parceria entre a Agência e o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe, objetivo é discutir caminhos para a expansão do segmento fortalecendo o empreendedorismo afro
Divulgação/Embratur
Objetivo da ação é discutir boas práticas e caminhos para a expansão do afroturismo

29/07/2025 – Interessados devem ficar atentos. A Embratur, em parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), promove, nesta terça-feira (29) e em 5 de agosto, o workshop online “Trilhas do Afroturismo Internacional”. A participação é aberta a DMC’s (empresas de gestão de destinos, hotéis, secretarias de turismo estaduais e municipais, atores do afroturismo e outros membros do trade interessados em investir no segmento brasileiro mirando o mercado turístico internacional. 

O objetivo da ação é discutir boas práticas e caminhos para a expansão do afroturismo, com foco na consolidação e divulgação da oferta turística do Brasil no exterior. Afroturismo é um segmento turístico que abrange experiências que celebram a cultura, a história e as vivências da população preta e prioriza o empreendedorismo afro.

A programação será dividida em dois módulos. O primeiro, intitulado “Trilhas do Afroturismo Internacional: boas práticas, oportunidades e expansão do afroturismo para o mercado internacional”, ocorre em 29 de julho, das 19h às 21h. A apresentação abordará técnicas de storytelling para a promoção do afroturismo e o planejamento de experiências culturais.

O segundo módulo, “Trilhas do Afroturismo Internacional: marketing digital e comercialização internacional do afroturismo”, está agendado para 5 de agosto, no mesmo horário. Ele apresentará estratégias de marketing digital e casos de boas práticas na promoção e comercialização internacional do afroturismo.

De acordo com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, com os workshops, a Agência e o CAF trabalham para transformar o Brasil em referência mundial no afroturismo. “Não existe história do Brasil sem a história da África. Colocar o afroturismo no centro da nossa pauta de promoção internacional é estratégico para fortalecer os afroempreendedores, gerar emprego e valorizar a memória do povo negro brasileiro. É como o turismo nos ajuda a construir um país mais justo, inclusivo e comprometido com o combate ao racismo”, disse. 

Para a coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Agência, Tania Neres, trata-se de um trabalho de continuidade. “O objetivo é que, a partir desses primeiros work shops, virão outros, onlines e presenciais, o Brasil se torne uma referência em afroturismo com protagonismo negro no mercado internacional. Isso é uma continuidade da parceria da Embratur com o Black Travel Summit que acontece esse ano em novembro no Rio de Janeiro”, destacou.

Parceria

Os workshops são resultado de uma cooperação entre a Embratur e o CAF, assinado em janeiro de 2024. O objetivo do trabalho conjunto é estimular o afroturismo brasileiro promovendo suas características no mercado global. A parceria com o CAF busca elevar o afroturismo a um patamar de relevância internacional, alinhando a promoção turística do Brasil a uma agenda de desenvolvimento sustentável e inclusão.

Esta iniciativa está integrada ao Plano Brasis, o novo plano de marketing internacional da Embratur, que posiciona o Brasil como um destino comprometido com a sustentabilidade, a democracia e a inclusão, tendo o afroturismo como um de seus pilares.

O evento é gratuito e para participar basta se inscrever clicando aqui.