30/07/2025 – A Embratur, em parceria com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) e com apoio do AquaRio/Grupo Cataratas e do Visit Rio, realizou na última terça-feira (29), no Rio de Janeiro, um encontro exclusivo com os DMCs (Destination Management Companies) da cidade. A iniciativa teve como foco apresentar a atuação das instituições e os objetivos da nova parceria de cooperação técnica entre a Agência e a Braztoa, voltada ao fortalecimento do turismo receptivo internacional (Incoming).
Ao longo da tarde, os participantes trocaram experiências, ampliaram conexões e discutiram estratégias para valorizar a oferta turística brasileira. O encontro foi encerrado com uma visita ao AquaRio, oferecida pelo Grupo Cataratas, parceiro da ação.
“A sequência de recordes que o Brasil registra nas chegadas de turistas internacionais reforça que avançamos na promoção do nosso país para o mundo e que estamos cada vez mais preparados para receber esses visitantes. Mas sabemos do dinamismo desse mercado e momentos como esse são essenciais para que possamos fortalecer e gerar cada vez mais negócios no setor turístico”, destacou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
“Dessa forma temos a oportunidade de reforçar a necessidade de um olhar estratégico e desse apoio da Embratur na construção dessas relações comerciais. Isso se reflete na movimentação da nossa economia, com mais geração de emprego e renda para o brasileiro”, completou Freixo.
“O turismo receptivo internacional tem um enorme potencial no Brasil. Apesar dos avanços, ainda estamos distantes do que podemos e devemos alcançar. Isso exige um olhar estratégico, qualificação, entendimento profundo de mercado e um ambiente que garanta a competitividade do destino Brasil. A articulação entre os diversos atores do setor é essencial nesse processo. Esse encontro com os DMCs do Rio é parte da parceria entre Braztoa e Embratur, em que passamos a atuar de forma ainda mais integrada e comprometida com o fortalecimento do receptivo internacional”, afirmou Marina Figueiredo, presidente executiva da Braztoa.
A ação integra o plano estratégico da parceria entre Embratur e Braztoa, que prevê iniciativas para qualificar a oferta turística nacional, promover o Brasil no exterior de forma integrada e ampliar as oportunidades de negócios para o setor.