30/7/2025 – Jornalistas e influenciadores chilenos estiveram em Pernambuco entre os dias 25 e 30 de julho para participar de uma Press Trip promovida pela Embratur, em parceria com o Sebrae. O objetivo da ação foi fortalecer a promoção do estado no mercado internacional do Chile, apresentando aos convidados experiências autênticas que destacam a riqueza cultural, histórica e natural do estado nordestino.
Foram convidados representantes de importantes veículos de comunicação do Chile, como El Mercurio, El Periodista e as revistas especializadas Turismo y Sabores e Turismo, além da presença do influenciador Pedro Astorga, referência em viagens e esportes de aventura na América Latina, que soma mais de 1,1 milhão de seguidores no Instagram.
Durante seis dias, os convidados participaram de um roteiro que incluiu visitas ao Recife Antigo, experiências culturais com o Maracatu e o Coco de roda, além de imersões na natureza em destinos como Porto de Galinhas, Praia dos Carneiros, Maracaípe e Ipojuca. A programação ainda ofereceu vivências sustentáveis, como a visita à Biofábrica de Corais, referência em turismo regenerativo no Brasil.
Parte das atividades carrega o selo e estão integradas ao projeto “Feel Brasil”, criado pela Embratur, em parceria com o Sebrae, que certifica 101 experiências turísticas de alto valor agregado em todo o país. O projeto visa promover experiências turísticas autênticas e sustentáveis no Brasil, com foco em pequenos negócios e comunidades locais.
Chilenos no Brasil
Hoje, o Chile é o país que mais cresce em chegadas de turistas ao Brasil e o terceiro maior emissor internacional. O número de visitantes chilenos nos destinos nacionais mais que triplicou. O volume de chegadas passou de 202 mil em 2022 para 653 mil no ano passado, um crescimento de 223%. E em 2025, esse número segue em alta, com 442.993 mil entradas no primeiro semestre do ano, o que representa um aumento de 33,14% em relação ao mesmo período de 2024.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o turismo e a integração do Chile com o Brasil traz prosperidade aos países e gera emprego e renda para toda a região. Ele também destacou a importância de promover a Região Nordeste do Brasil.
“As Press Trips são uma importante ferramenta dentro da nossa estratégia de promoção do Brasil para o mundo. O que as pessoas consomem de informação influencia diretamente em suas escolhas para viagens. Essa Press Trip é estratégica também, porque os setores de turismo do Chile e do Brasil têm se beneficiado do aumento da conectividade aérea entre os países. O Chile já é o terceiro país emissor de turistas para o Brasil e um dos que mais cresceu ao longo de 2024. Melhoramos muito a malha aérea do Brasil e do Chile e esse é um ponto decisivo. A relação com as companhias aéreas é muito estratégica. Quanto maior a promoção conjunta que a gente puder fazer, melhor”, afirmou Freixo.
“As micro e pequenas empresas (MPEs) de Pernambuco foram responsáveis pela criação de 50.508 postos de trabalho com carteira assinada em 2024, o que representa 81,15% do saldo total de empregos formais gerados no estado, no ano. Além disso, Pernambuco fechou o quarto trimestre de 2024 com um crescimento de 6,2% do PIB em relação ao mesmo período de 2023. Os pequenos negócios no estado atuam fortemente no turismo. E a criatividade do povo pernambucano permite que esses negócios prosperem ajudando a construir os laços culturais no estado”, afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima.
O Chile é o terceiro país que mais envia turistas ao Brasil. O mercado chileno se manteve em crescimento em 2024, atingindo 39% de crescimento em número de turistas em relação a 2023. A cada ano, o país bate recordes de turistas enviados ao Brasil. Em 2023, 458.576 viajantes conheceram os destinos brasileiros. Em 2024, foram 653.895 chegadas.
De acordo com o Portal de Dados da Embratur, destinos de sol e praia continuam sendo os preferidos do turista deste mercado. Os dois países têm 15 rotas aéreas conectando destinos. São 10 voos diretos e outros cinco com conexões no Uruguai e na Argentina. Em 2024, o Brasil contabilizou 10.057 voos do país vizinho para os destinos brasileiros, um crescimento de 260% em comparação com 2022. Para este ano, a projeção é de um crescimento de 25%.
Press Trip
A ação faz parte da estratégia de internacionalização de destinos brasileiros fora do eixo tradicional, incentivando a diversificação da oferta turística e promovendo a cultura local. Pernambuco foi escolhido por sua forte identidade cultural, infraestrutura turística consolidada e variedade de atrativos.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.