31/07/2025 – Soluções inovadoras vão melhorar a experiência do turista internacional em Paraty (RJ). Três startups selecionadas pelo Desafio Brasil Festivo, promovido pelo EmbraturLab, o laboratório de inovações da Embratur, em parceria com o Sebrae, atuam no município pela primeira vez, com apoio da Secretaria de Turismo local, durante a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). A iniciativa busca testar, em eventos culturais de destaque, tecnologias que melhorem a experiência dos visitantes, promovam a sustentabilidade e incentivem a interação com o destino.
As ações da Embratur durante a Flip reforçam o compromisso da Agência com a inovação, a inclusão, a sustentabilidade e a valorização da cultura brasileira como ativo turístico global. As startups selecionadas são a See U App, que oferece solução de acessibilidade e utiliza tecnologia de ecolocalização para transformar informações e ambientes do evento em conteúdos sonoros acessíveis a pessoas com deficiência visual; a TrashIn, plataforma voltada à gestão de resíduos sólidos e que conecta eventos a cooperativas locais para garantir a destinação ambientalmente correta de resíduos recicláveis; e a Interact Place, aplicativo que estimula a interação entre viajantes e os destinos por meio de realidade aumentada, realidade virtual e conteúdos multimídia sobre pontos de interesse.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destaca a importância do Desafio Brasil Festivo e da proximidade da Agência com a Flip. “O Brasil é um país diverso em cultura, história, biomas e povos e as festividades são a alma do nosso país. Com o Brasil Festivo, nós usamos a tecnologia e a inovação para nos ajudar a levar essa diversidade, a mostrar nosso valor para o restante do mundo, criando experiências mais acessíveis, sustentáveis e internacionalmente atraentes”, disse.
“A literatura brasileira é um desses nossos ativos culturais tão importantes que não deixa nada a desejar em comparação com qualquer país do mundo. Temos vários destinos por onde passam capítulos importantes das nossas obras. E está na agenda da Embratur atrair mais turistas internacionais para o Brasil a partir dos nossos escritores e dos nossos clássicos. Tanto que um dos projetos de inovação do EmbraturLab é o Rotas Literárias, que busca soluções para integrar, de maneira inteligente, a rica literatura brasileira aos destinos turísticos, como um atrativo para o visitante estrangeiro”, completou.
“A cultura é o bem maior de um povo e representa seus valores, sua história e riqueza. O Brasil é único na sua diversidade. Este aspecto precisa estar sempre nas vantagens competitivas do turismo que o nosso país oferece. Somos uma nação rica em criatividade e com peculiaridades que somente a nossa população é capaz de produzir. Estes aspectos estão presentes no empreendedorismo brasileiro de forma muito peculiar. Os pequenos negócios constroem esses elementos com muita criatividade. Inovação, sustentabilidade e inclusão são também conceitos essenciais, que estão presentes nos mais de 95% das empresas que atuam no setor do Turismo, que são de pequenos negócios”, afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima.
Agenda cheia
Além da frente de inovação que atuará durante o evento, a Embratur também marcará presença na programação da Flip. Fortalecendo a conexão entre cultura, literatura e turismo, em 1º de agosto, às 17h30, o diretor de Gestão e Inovação da Agência, Roberto Gevaerd, participa da mesa “Quando as Palavras Levam a Viajar”, ao lado de Lídia Monteiro (Turismo de Portugal), com mediação do jornalista Fernando Mattar (Band TV). Gevaerd e os presentes discutirão o potencial do turismo literário como ponte entre culturas e impulsionador de destinos em diálogo com experiências semelhantes em Portugal.
Flip
A 23ª Edição da Flip acontece de 30 de julho a 3 de agosto em Paraty, retornando ao seu período tradicional. A edição deste ano celebrará a poesia e a língua portuguesa tendo o poeta, escritor, tradutor, professor e judoca Paulo Leminski como autor Homenageado. Sua obra mescla erudição e coloquialismo, com apreço pela experimentação e quebra de expectativas.