PRAIA, CULTURA E CULINÁRIA

Embratur promove gastronomia carioca para embaixadas e imprensa internacional durante o Prêmio Sabores da Orla

Em parceria com a Orla Rio, a Agência levou convidados a cinco quiosques tradicionais que homenageiam grandes escritores, músicos e poetas nacionais
Márcio Menasce/Embratur
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, com o presidente da Orla Rio, João Marcello Barreto: orla carioca une gastronomia, praia, música e literatura

31/07/2025 – A Embratur, em parceria com a Orla Rio, conduziu jornalistas internacionais, nacionais e representantes de embaixadas a uma visita a quiosques da orla do Rio de Janeiro. A ação integrou gastronomia e cultura, com o objetivo de apresentar a culinária praiana da capital fluminense como atrativo turístico internacional. A iniciativa focou na 8ª edição do Prêmio Sabores da Orla, festival que promove a culinária dos quiosques cariocas e tem patrocínio da Embratur.

Os convidados visitaram cinco quiosques específicos: o Mureta do Leme, com inspiração na delicadeza de Clarice Lispector; o Coisas de Bamba, que celebra o samba e a cultura de Martinho da Vila e Moacyr Luz; o Tropik, que apresenta ecos do tropicalismo e da poesia de Carlos Drummond de Andrade e Dorival Caymmi; o Quase Nove, inspirado na sofisticação da bossa nova eternizada por Tom Jobim; e o Sel d’Ipanema, que tem o pôr do sol como pano de fundo.

Entre os presentes estavam a cônsul-geral da Colômbia no Rio de Janeiro, Diana Carolina Paez Gamboa; Mariana Nunes Domingos, representando o Consulado-Geral de Portugal no Rio de Janeiro; a ministra Nelly Delgado e Patricia Adorno, Assessora Técnica do Consulado-Geral do Paraguai no Rio de Janeiro.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, acompanhou a ação e destacou que a praia é um destino acessível e que além do mar e do céu, a orla do Rio também oferece música, história e literatura para os visitantes de todo o mundo. “A praia é um dos lugares dos quais podemos falar que o turismo tem o acesso mais democrático. Fazemos essa parceria com muito orgulho, pela confiança que a Embratur tem no trabalho do Orla Rio. Essa rota reafirma o Brasil com ‘S’, dos saberes e do sabor”, disse.

“Você está em um lugar que tem uma vista singular, come uma comida que é uma das identidades do Rio de Janeiro, e está próximo de referências a escritores como Clarice Lispector, Carlos Drummond de Andrade, Tom Jobim e Vinícius Morais. Ou seja, você está na praia, tem gastronomia, tem cultura, tem uma história profunda que não é só sol e praia. Esse projeto é importante pela grandeza com que apresenta o Rio para o mundo. E a gente quer que o mundo cada vez mais venha para cá”, completou Freixo.

Para João Marcello Barreto, presidente da Orla Rio, “o Sabores da Orla de 2025 foi um grande sucesso! Milhares de cariocas e turistas participaram do festival. A orla carioca é muito mais do que paisagem: é cultura, é encontro, é potência. O Sabores da Orla reconhece e valoriza os operadores que transformam seus quiosques em vitrines de criatividade, excelência e propósito”, completou.

Disputa tradicional

A 8ª edição do Prêmio Sabores da Orla, realizado ao longo de julho, envolveu mais de 150 quiosques, do Leme ao Pontal, em seis categorias: Prato Estrela, Pastel do Pódio, Rei do Petisco, Sanduba do Mestre, Sobremesa dos Sonhos e Caipi das Caipis by Smirnoff. A seleção técnica dos finalistas foi conduzida pelo SENAC, e os vencedores serão escolhidos em 4 de setembro por um júri presidido pelo chef João Diamante.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.