PROMOÇÃO INTERNACIONAL

Embratur apresenta diversidade e inovação no turismo em roadshow pela América do Sul

No evento, que percorrerá países da América do Sul, Brasil mostrará seus atrativos com objetivo de captar visitantes de nacionalidades vizinhas
Divulgação/Embratur
Nove estados enviaram representantes para promover os destinos

04/08/2025 – Com o objetivo de apresentar a diversidade do Brasil como destino turístico, a Embratur participa, de 4 a 13 de agosto, do Meeting Brasil 2025, o roadshow que percorrerá cinco países estratégicos da América do Sul. O evento reunirá agentes de viagem, operadoras, companhias aéreas, autoridades e imprensa especializada, impactando diretamente mais de 1,5 mil profissionais do setor e promovendo conexões estratégicas para o turismo internacional.

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o Meeting Brasil é parte de uma estratégia integrada para posicionar o país no cenário internacional. “A América do Sul é estratégica para nós, não apenas pela proximidade, mas pela afinidade cultural que nos conecta. Esse evento é uma oportunidade para mostrar o Brasil como um destino de experiências únicas e acolhimento genuíno. Por isso, estamos fortes em nosso compromisso de ampliar a conectividade aérea, fortalecer vínculos e mostrar que estamos prontos para receber cada vez mais os nossos vizinhos, com a hospitalidade que é marca registrada do povo brasileiro”, destaca.

O Brasil segue liderando como destino internacional entre os turistas sul-americanos. No primeiro semestre de 2025, o país registrou um crescimento expressivo de 67,04% no número de visitantes vindos dos países da América do Sul. A Argentina lidera, com alta de 94,18%, seguida por Colômbia (38,78%), Uruguai (36,74%) e Chile (33,14%). O Paraguai também cresceu 16,12%.

O evento

O roadshow terá início nesta segunda-feira (4) em Assunção (Paraguai) e seguirá por Montevidéu (Uruguai) no dia 5, Santiago (Chile) no dia 7, Córdoba (Argentina) em 11 de agosto, e encerrará em Bogotá (Colômbia) no dia 13. 

A delegação brasileira, liderada pela Embratur, contará com a participação de representantes de nove estados: Pernambuco, Rio Grande do Norte, Bahia, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará, Mato Grosso, Rondônia e Tocantins, que apresentarão seus principais atrativos.

A Agência conduzirá as aberturas oficiais, oferecendo uma visão do turismo nacional, destacando sua pluralidade e os diferenciais que tornam o Brasil um destino singular. Na sequência, destinos e empresas apresentam experiências no Lounge Experiência Brasil. Será realizada uma imersão sensorial aos participantes, com óculos 360º, vídeos imersivos e ambientações temáticas. Assim, é possível explorar paisagens do Pantanal, da Amazônia, praias paradisíacas e cidades históricas. 

A programação inclui, ainda, salas simultâneas de capacitação, reuniões privadas para apresentação de produtos, rodada de negócios com atendimentos personalizados, e degustação dos sabores autênticos das cinco regiões do Brasil. O encerramento tem clima descontraído, com atividades culturais, sorteios e networking.

“O Meeting Brasil é uma ponte entre negócios, cultura e emoção. Criamos um ambiente de relacionamento produtivo, onde destinos brasileiros mostram seus diferenciais diretamente aos profissionais que vendem viagens na América Latina. A cada edição, os resultados se tornam mais visíveis: mais turistas, mais negócios e mais visibilidade internacional”, afirma Jair Pasquini, diretor da Expan Mais e idealizador do projeto.

Ações programadas

A participação no roadshow faz parte de um conjunto de ações da Embratur para fortalecer a promoção do Brasil na América do Sul, que inclui também a presença confirmada nas principais feiras de turismo da região, como a FIT América Latina, em Buenos Aires, e a FITPAR, em Assunção.

O fortalecimento da malha aérea é outro pilar dessa estratégia. Para 2025, estão previstos milhares de voos e milhões de assentos conectando as principais capitais sul-americanas a cidades de norte a sul do Brasil: quase 1,3 mil voos saindo do Paraguai, mais de 2,4 mil do Uruguai, quase 10 mil do Chile e 4,7 mil da Argentina, conectando as cidades sul-americanas ao Brasil. São milhões de assentos disponíveis e oportunidades de aproximação.

Meeting Brasil

O Meeting Brasil chega à sua edição de 2025 celebrando uma marca histórica: 100 eventos realizados. Ao longo de sua trajetória, tornou-se uma das mais eficazes iniciativas de promoção internacional do turismo brasileiro, conectando destinos e empresas nacionais a agentes e operadores internacionais qualificados. O evento é organizado pela Expan+® – Inteligência em Turismo, empresa que atua como ponte entre o trade nacional e mercados internacionais, com foco especial na América Latina, fomentando negócios, ampliando conexões e gerando visibilidade global para o Brasil.

Agenda do Meeting Brasil 2025:

  • Assunção (Paraguai) – 4 de agosto
  • Montevidéu (Uruguai) – 5 de agosto
  • Santiago (Chile) – 7 de agosto
  • Córdoba (Argentina) – 11 de agosto
  • Bogotá (Colômbia) – 13 de agosto

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.