PROMOÇÃO INTERNACIONAL

Embratur apresenta Plano Brasis no Amazonas e detalha desafios para atrair mais turistas

Estado apresentou aumento de 13,9% na chegada de estrangeiros no primeiro semestre de 2025. Iniciativa da Embratur foca em ecoturismo, cultura e aventura para atrair novos visitantes
Lucas Silva/Divulgação
O diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, apresentou o plano e destacou, entre outros aspectos, os mercados estratégicos para o Amazonas

04/08/2025 – A Embratur, em parceria com o Sebrae e o Governo do Estado, lançou nesta segunda-feira (04), em Manaus, o Plano Brasis, a nova estratégia nacional de marketing para posicionar o Brasil como um destino plural e competitivo no cenário global. O evento aconteceu na Assembleia Legislativa do Estado e destacou o potencial de crescimento do turismo internacional na região e os desafios para atrair mais visitantes estrangeiros.

Desenvolvido de forma participativa com gestores públicos e o trade turístico local, o Plano Brasis visa orientar e coordenar os esforços para potencializar a inserção do estado no mercado internacional. A estratégia se baseia na valorização das singularidades e potencialidades do Amazonas, alinhando as peculiaridades regionais com o posicionamento da Marca Brasil.

O Amazonas possui uma riqueza natural e cultural única, e este plano abre caminhos para apresentar essa diversidade de forma assertiva nos mercados internacionais prioritários. O diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, apresentou o plano e destacou, entre outros aspectos, os mercados estratégicos para o Amazonas, de acordo com o volume de turistas que já recebe hoje, a conectividade aérea e o perfil de consumo dos países, em acordo com os produtos que o estado tem a oferecer.

“No plano Brasis, fizemos uma pesquisa com o trade turístico internacional, e, por cada mercado estratégico, temos a lista de empresas que gostariam de vender produtos da Amazônia e que hoje não conseguem porque dizem que tem dificuldade. São as empresas que precisamos buscar imediatamente para entender onde está esse gargalo. Olha o tamanho da oportunidade que temos aqui”, afirmou Reis.

O diretor da Embratur também reafirmou a importância desse alinhamento a nível nacional, que vem sendo capitaneado pela Agência, para fortalecer a promoção turística internacional do Brasil. “O estado do Amazonas sempre foi uma referência na promoção internacional. O papel da Embratur é de ser um farol do trade brasileiro que recebe o turista internacional, e isso estava faltando, para a gente ter uma mensagem unificada no mercado”, completou.

O Amazonas tem ocupado lugar de destaque nas estratégias de promoção da Embratur. Na atual gestão já aconteceram ou estão em andamento cerca de 10 ações internacionais voltadas para a região amazônica, incluindo campanha publicitária, Galeria Visit Brasil em Nova York, press trips, famtours e participação em feiras.

Representando o Sebrae no evento, a superintendente regional da instituição no Amazonas, Ananda Carvalho Pessôa, ressaltou a importância do fortalecimento dos pequenos empreendedores para o avanço do turismo na região. “Estamos muito felizes em ver nesse encontro o recorte do Amazonas. Sabemos os desafios, as características e peculiaridades de nossa região, tão rica, que merece ser mais visitada. Se a gente tem gestão de negócio forte, é meio caminho andado para superar desafios. Com nossos treinamentos e consultorias, somos esses parceiros do pequeno empreendedor. O mercado internacional está interessado em nós e precisamos abraçar isso para capitalizar e não deixar essa onda passar”, completou.

O presidente do Amazonastur, Marcel Alexandre, frisou que “a parceria entre a Amazonastur e a Embratur é fundamental para que possamos alinhar o nosso estado às estratégias nacionais de promoção do turismo. O Amazonas tem um potencial turístico e a integração ao Plano Brasis fortalece nossa presença internacional, atrai mais visitantes, impulsiona o desenvolvimento econômico e gera oportunidades para a região. O mundo precisa conhecer a riqueza natural, cultural e histórica que o Amazonas tem a oferecer e seguiremos firmes no desenvolvimento do turismo em nosso estado.”

Dados

O Amazonas revela um cenário otimista para o turismo. De janeiro a junho deste ano, o estado recebeu 18.579 turistas internacionais, um crescimento de 13,9% se comparado ao mesmo período do ano passado, quando desembarcaram no estado 16.311.

Segmentos prioritários

A estratégia é focada em segmentos consolidados e com forte apelo internacional, como ecoturismo, cultura e aventura, além de nichos como pesca esportiva, turismo de base comunitária, etnoturismo e cruzeiros. Para o Amazonas, o Plano Brasis definiu cinco destinos prioritários para a promoção internacional. Manaus como porta de entrada e polo cultural, náutico e ecoturístico; Novo Airão onde situa-se o Parque Nacional de Anavilhanas; Presidente Figueiredo conhecido por suas cachoeiras e trilhas de aventura; Parintins, polo cultural de projeção global com o Festival do Boi-Bumbá e Barcelos, referência em pesca esportiva sustentável e etnoturismo.

Baseado neste contexto, a Embratur propõe uma atuação sinérgica, utilizando ferramentas de promoção como press trips, participação em feiras internacionais, workshops e campanhas cooperadas.

O plano representa um convite à ação conjunta entre poder público, iniciativa privada e comunidades locais para fortalecer a imagem do Amazonas no exterior, atrair novos fluxos turísticos e consolidar o estado como um destino sustentável, inclusivo e conectado com as tendências do futuro do turismo global.