TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Embratur apoia iniciativa nacional para impulsionar Destinos Turísticos Inteligentes

Pauta do evento, DTIs utilizam a tecnologia e a inovação para melhorar a experiência do turista, otimizar a gestão do destino e promover a sustentabilidade
Renato Vaz/Embratur
Encontro reuniu secretários e dirigentes municipais do setor

05/08/2025 – Tendo em vista a importância de promover a tecnologia como ferramenta para desenvolver o setor do turismo no Brasil, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou, na manhã desta terça-feira (5), do 1º Workshop Regional de Disseminação da Temática de Destinos Turísticos Inteligentes (DTIs), promovido pelo Ministério do Turismo. No encontro, que reuniu secretários e dirigentes municipais do setor, foi inaugurada uma série de seminários que apresentará a estratégia inovadora de gestão em todas as regiões do Brasil, apoiando a transformação do setor e a consolidação da política pública.

Freixo destacou a relevância de se discutir os Destinos Turísticos Inteligentes. Segundo ele, o tema é um dos mais relevantes no setor e está diretamente relacionado ao avanço da tecnologia aplicado ao turismo. “Hoje, a gente se apropria da tecnologia, da inovação e traz para o turismo como ferramentas positivas. Então, parar para pensar as experiências positivas, ouvir onde isso está avançando e tentar copiar o que é bom é muito importante. E isso que será feito aqui neste workshop. Na Embratur, a gente tem o Centro de Inteligência de Dados, que é algo que vocês já conhecem bem, mas a gente tem também a Embratur Lab, que é exatamente o setor de inovação, para impulsionar o turismo nesta perspectiva”, ressaltou. 

“No turismo, a tecnologia leva as pessoas aos lugares. Então a inovação é uma baita ferramenta que a gente tem para chegar em lugares que a gente nem imagina hoje. Agora a gente tem que se apropriar e temos que dividir o que já tá acontecendo em cada lugar”, completou Freixo. 

O presidente da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Anseditur), Ìtalo Mendes,  destacou que o Brasil foi o primeiro país na América Latina a implementar uma estratégia nacional de DTI. “Para os próximos dois anos, planejamos trabalhar estruturas inteligentes. Muitas vezes, pode parecer uma agenda distante. A gente associa DTI só à tecnologia e à inovação, mas é uma agenda muito mais extensa que isso. Precisamos dar conta logo dessas transformações que o mundo passa, senão o turismo brasileiro vai ficar para trás nessa agenda. A metodologia DTI nos ajuda a olhar com integralidade para os estilos turísticos. E esse esforço integrado nos ajuda a transformar o turismo brasileiro. Esse é o primeiro workshop. Teremos mais quatro em cada uma das macro regiões”, afirmou. 

O Workshop 

O evento ofereceu a apresentação de conteúdos técnicos, a realização de painéis temáticos e a oferta de espaços de articulação entre gestores públicos, a iniciativa privada e a sociedade civil.

O workshop é fruto de parceria com a Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur) e o Instituto Cidades del Futuro (ICF), e tem apoio da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), do Fornatur (Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo), da Embratur e do Sebrae Nacional.

Segundo a secretária executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, o workshop simboliza o compromisso do governo federal com a construção de um turismo mais inteligente, inclusivo e conectado. “Essa caminhada, que começa pelo coração do Brasil, simboliza um movimento nacional de transformação. Queremos estar ao lado dos municípios nessa transição para destinos mais inteligentes, preparados para os desafios do presente e do futuro. O modelo de DTIs representa uma virada de chave na forma como as cidades planejam e gerem o setor. É uma política que une inovação, inclusão e sustentabilidade, com impactos concretos na qualidade de vida da população e na experiência do turista”, disse.

DTIs

Destinos Turísticos Inteligentes (DTIs) são localidades que utilizam a inovação e a tecnologia de forma estratégica para melhorar a experiência do visitante, ao mesmo tempo em que promovem o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida de seus residentes. 

Em sua essência, um DTI é um destino que aposta na coleta e análise de dados para compreender o comportamento e as necessidades dos turistas. Essa “inteligência” permite tomar decisões mais assertivas em áreas como mobilidade urbana, segurança, gestão de atrativos e oferta de serviços, resultando em uma experiência de viagem mais fluida, segura e enriquecedora.