05/08/2025 – Entre os dias 5 e 10 de agosto de 2025, o estado de Santa Catarina será palco de mais uma ação estratégica de promoção internacional promovida pela Embratur, em parceria com o Sebrae. Quatro jornalistas e influenciadores argentinos foram convidados para uma Press Trip e poderão conhecer atrativos e experiências autênticas do estado. A iniciativa também contribui para fortalecer a imagem do sul do Brasil como destino plural e sustentável no país dos hermanos.
O grupo é formado por profissionais de diferentes canais: jornal La Gaceta (Tucumán);a revista impressa Convivimos, uma das mais lidas do país;, da tradicional revista Weekend (Editorial Perfil); e a influenciadora digital, do blog Boleto a la Felicidad, com mais de 250 mil seguidores no Instagram.
“O Brasil tem buscado se destacar no mercado internacional por sua diversidade de experiências. O turista argentino valoriza natureza, gastronomia e cultura e Santa Catarina entrega tudo isso com excelência. Esta Press Trip é mais um passo importante para estimular o fluxo de argentinos para o Brasil na próxima temporada. Trata-se de uma ponte simbólica e prática entre dois países com laços turísticos em franca expansão”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
A escolha do estado catarinense se deve à combinação de proximidade com a Argentina, destinos de natureza e identidade cultural, unindo gastronomia e história.
“A construção dessa sinergia com a Embratur nos dá uma possibilidade extraordinária para que tenhamos um salto significativo no protagonismo brasileiro e catarinense no turismo mundial. O Turismo é um dos segmentos com maior potencial para a geração de emprego, renda e preservação do meio ambiente. Este trabalho vai apresentar as belezas de Santa Catarina para jornalistas e influenciadores fortalecer a demanda do público final internacional”, afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima.
Roteiro
A experiência vai começar pela Praia Grande, onde as participantes terão experiências imersivas em meio aos cânions da Serra Geral, como o pôr do sol ao lado da centenária figueira, trilhas off-road e degustações da culinária local.
Em Urubici, o roteiro inclui visitas ao Morro da Igreja, com vista para a famosa Pedra Furada, e à Cascata Véu de Noiva, além de almoço harmonizado em vinícola de altitude e jantar em restaurante de charme. A programação encerra em Florianópolis, com walking tour histórico, arte urbana, gastronomia açoriana e vistas icônicas como a da Ponte Hercílio Luz e do Monte Serrat.
Parte das atividades estão integradas ao projeto “Feel Brasil”, criado pela Embratur, em parceria com o Sebrae, que certifica 101 experiências turísticas de alto valor agregado em todo o país. O projeto visa promover experiências turísticas autênticas e sustentáveis no Brasil, com foco em pequenos negócios e comunidades locais. Dentro desse escopo, estão o Walking Tour – StreetArt Tour, em Florianópolis e o passeio na Ponte Hercílio Luz no pôr-do-sol.
Ao envolver destinos diversificados, a iniciativa reflete a estratégia de internacionalização da Embratur e reforça a importância de Santa Catarina no mapa turístico da América do Sul. A presença de comunicadoras que atuam em temas como sustentabilidade e turismo de experiência amplia o potencial de alcance da ação e garante a entrega de conteúdos qualificados sobre o destino
Argentina segue liderando
Em 2024, a Argentina permaneceu como o principal emissor de turistas ao Brasil, e segue liderando neste ano, com mais de 2,3 milhões de turistas no primeiro semestre deste ano. Somente Santa Catarina já recebeu 371.329 visitantes do país vizinho