05/08/2025 – O Rio Grande do Norte e a Argentina vão ficar mais próximos até o fim do ano. O estado potiguar receberá, a partir de 30 de dezembro, uma nova rota aérea internacional conectando a capital argentina, Buenos Aires, a Natal. O trecho será operado pela JetSMART, companhia aérea de baixo custo, e vai ampliar a malha aérea entre a América do Sul e a Região Nordeste.
As passagens já estão disponíveis no site, com preços a partir de R$ 866 por trecho, mais taxas e impostos, e a operação parte com sete voos semanais. Na baixa temporada, A JetSMART é reconhecida por oferecer opções de viagem com foco na eficiência e em passagens mais acessíveis, permitindo que mais turistas argentinos visitem a capital Potiguar e outros destinos do estado.
“Com esta nova rota, a JetSMART continua avançando em seu plano de oferecer mais e melhores opções de conectividade para brasileiros e argentinos, que desejam viajar pelo continente. Esta expansão foi possível graças ao nosso investimento contínuo no Brasil e na Argentina, à chegada de mais aeronaves e o desenvolvimento de novas rotas que acompanham a necessidade dos passageiros, sinalizou Verónica Marambio, Gerente de Mercados Internacionais e Desenvolvimento Comercial da JetSMART.
As negociações que deram origem ao novo voo foram finalizadas pelo Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Turismo do Estado e da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), e pela Zurich Airport Brasil, demonstrando o potencial de colaboração entre diferentes esferas públicas e privadas para fortalecer o turismo internacional no Brasil.
De acordo com a governadora Fátima Bezerra, “o Rio Grande do Norte vive um momento excepcional no turismo internacional, os dados apontam um crescimento acima de 50%, no primeiro semestre deste ano. O início dessa rota direto para Argentina, fruto da parceria com a Embratur e Zurich, promoverá ainda mais esse aumento. Nossa gestão trabalha sempre no sentido de envidar esforços, com ações estratégicas da Emprotur e Secretaria de Turismo, e também na permanente busca por melhorias na na Infraestrutura e Segurança Pública, o que torna o Rio Grande do Norte um destino convidativo”.
A Embratur intermedia, desde o início da atual gestão, negociações entre companhias aéreas, aeroportos e destinos brasileiros para fortalecer a conectividade internacional do país. Procurada pela JetSMART, a Agência facilitou as conversas entre a empresa e o potencial destino, o que resultou na concretização desta conexão para o Rio Grande do Norte.
Diante da nova rota que surge em direção ao Brasil, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, ressalta que “o trabalho da Embratur, integrando companhias aéreas, aeroportos e destinos, para trazer mais turistas internacionais para o Brasil, tem sido essencial no fomento de novos negócios, entrada de divisas na nossa economia e geração de emprego e renda para milhares de brasileiros”.
A chegada de argentinos no Brasil no primeiro semestre deste ano foi de mais de 2,3 milhões, 94,1% a mais que no mesmo período do ano passado, quando o registro foi de pouco mais de 1,1 milhão de entradas. E a chegada de turistas internacionais no Rio Grande do Norte nesse intervalo apresentou um crescimento de 55%. Considerando somente a entrada de argentinos em solo potiguar, o crescimento é de 137%.
Prestes a receber o novo voo, a Zurich Airport Brasil, administradora da principal porta de entrada aérea do Rio Grande do Norte, também comemora a chegada da rota.
“A chegada da JetSMART reforça nosso compromisso em posicionar o Rio Grande do Norte como uma das principais portas de entrada do turismo internacional no Brasil. Ampliamos as opções de viajantes sul-americanos que buscam sol, praia e experiências únicas no Nordeste brasileiro e contribuímos para desenvolver a vocação turística do estado”, afirma Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil.
A nova rota terá um momento especial de celebração no dia 27 de setembro, durante a Feira Internacional de Turismo, em Buenos Aires, com um evento promovido pela Embratur, Governo do Rio Grande do Norte e Zurich Airport Brasil.
A JetSMART continua expandindo sua presença no Brasil, com 11 rotas internacionais conectando o país a destinos estratégicos na América do Sul. A companhia aérea opera voos do Rio de Janeiro para Santiago, Buenos Aires, Montevidéu, Mendoza e Córdoba, além de rotas entre Foz do Iguaçu e Santiago, Recife e Buenos Aires, e de Florianópolis para Buenos Aires e Santiago — estas duas últimas de forma sazonal. São Paulo também oferece voos sazonais para Santiago.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.