CHEGADA DE TURISTAS

Santa Catarina registra aumento de 71,19% nas chegadas de turistas internacionais

Somente em julho de 2025, 22.176 turistas do exterior visitaram o estado. Quase dez mil a mais que no mesmo mês do ano passado
Embratur/Sebrae
Os argentinos seguem liderando as visitas a Santa Catarina

06/08/2025 – O estado de Santa Catarina registrou a entrada de 561.954 turistas internacionais entre janeiro e julho deste ano. O número representa aumento de 71,19% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 328.256 visitantes de outras nacionalidades vieram ao estado. 

Somente no mês de julho, 22.176 turistas do exterior estiveram em solo catarinense, um total 75% maior que no mesmo mês do ano passado, quando foram registradas 12.559 chegadas. Os dados são da Embratur com a Polícia Federal e o Ministério do Turismo e estão disponíveis no Portal de Dados da Agência.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, celebrou os resultados do estado catarinense. “Santa Catarina é uma das nossas principais potências turísticas por ter essa diversidade de atrativos, sejam culturais, históricos, de entretenimento, bem como os destinos de inverno e de verão, com praias paradisíacas. Estamos mostrando para o mundo nossa natureza, cultura, gastronomia, festas populares e uma infinidade de experiências espetaculares que só existem no Brasil, e podem ser vividas em qualquer época do ano”, afirmou Freixo.

Os argentinos seguem liderando as visitas a Santa Catarina. De janeiro a julho deste ano, o estado recebeu 380.008 visitantes do país vizinho. Em segundo lugar, no acumulado do ano, está o Chile, com 124.242, seguido por Uruguai, Paraguai e Estados Unidos.

Brasil segue crescendo

O turismo internacional no Brasil segue em forte ascensão. Entre janeiro e julho de 2025, o país recebeu 5.952.254 turistas estrangeiros, um recorde histórico que representa um crescimento de 47,5% em relação ao mesmo período do ano passado. O número impressiona: equivale a duas vezes a população inteira do Distrito Federal, atualmente estimada em 2.982.818 habitantes.

Somente no mês de julho, o Brasil contabilizou 620.143 chegadas internacionais, um avanço de 41,9%, ou seja, 183 mil turistas a mais, quando comparado com julho de 2024. A alta reflete o fortalecimento da imagem do país como destino turístico e os esforços conjuntos para a promoção do Brasil no exterior.

Hermanos seguem liderando

A América do Sul segue liderando o ranking de procedência dos turistas, com 3,7 milhões de visitantes em 2025, especialmente da Argentina (2.525.363), Chile (495.002), Uruguai (342.509) e Paraguai (341.643). Os Estados Unidos também se destacam, com 465.192 turistas enviados ao Brasil até julho. Do continente europeu, vieram 532.242 viajantes, com destaque para França, Portugal, Alemanha e Reino Unido.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.