PARCERIA

Embratur e Embaixada do Quênia dialogam sobre estratégias de promoção do turismo entre os países

A realização de uma campanha de marketing conjunta para a promoção do intercâmbio de visitantes está entre as iniciativas discutidas no encontro
Renato Vaz/Embratur
Afroturismo e sustentabilidade são dois eixos importantes da parceria.

7/8/2025 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, reuniu-se, nesta quinta-feira (7), com o embaixador do Quênia no Brasil, Andrew Karanja. O principal tema do encontro foi o fortalecimento da cooperação bilateral no setor de turismo dos países, principalmente, na promoção do Afroturismo. O objetivo da parceria é ampliar o fluxo de turistas entre os países, por meio do fortalecimento da imagem internacional dos destinos e do impulsionamento do setor, com benefícios mútuos.

Quênia e Brasil mantêm relações bilaterais há mais de 60 anos. Em maio deste ano, os países assinaram um memorando de entendimento estabelecendo uma nova fase de cooperação, com foco no desenvolvimento do turismo sustentável. 

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, ressaltou que Afroturismo e sustentabilidade são dois eixos estruturantes em sua gestão. Segundo ele, o foco da cooperação recai no Afroturismo, reconhecido por sua crescente relevância cultural e internacional e pela importância de fomentar o desenvolvimento desse setor. Freixo citou como exemplo da força do segmento a “Pequena África” no Rio de Janeiro, atrativo tão procurado quanto o Cristo Redentor. 

“A Embratur é responsável pela promoção do Brasil no mundo e está aberta a possibilidades de aproximação e cooperação. A assinatura recente deste memorando reforça a importância da colaboração entre os países. Fomentar o Afroturismo e o turismo em geral é um ponto crucial de conexão entre os dois países. No Brasil, temos muita procura por esse segmento, afinal, a África faz parte da formação da nossa história e da nossa cultura”, afirmou o presidente da Agência.

Nesse sentido, o embaixador do Quênia sugeriu que os países se unam em campanhas de marketing para promover o intercâmbio de turistas. Segundo ele, em 2024, 4.145 brasileiros visitaram o Quênia, enquanto 2.800 quenianos estiveram no Brasil. 

“Nós temos um Conselho de Turismo que trabalha da mesma forma que a Embratur, promovendo o turismo internacional. Por isso, queremos colocar em prática o que assinamos no memorando, unindo esses dois setores para a promoção de iniciativas que tragam benefícios para ambos os países. Vamos ampliar cada vez mais esses números e incentivar cada vez mais a visita de turistas de um país para o outro”, disse Karanja.

Ao final do encontro, que contou também com a coordenadora de Diversidade, Afroturismo e Povos Indígenas da Agência, Tânia Neres, ficou acordado que haja uma reunião entre a Embratur e o Conselho de Turismo do Quênia para o alinhamento das ações. Marcelo Freixo colocou, ainda, à disposição do embaixador as equipes de modais e de inteligência de dados.

Relação Brasil-Quênia

As relações bilaterais entre os países foram impulsionadas a partir da década de 2000, com a cooperação técnica e de alto nível constante, destacada pela visita do presidente Lula a Nairóbi em 2010. Na ocasião, foram firmados acordos nas áreas de comércio, investimentos, educação e energia.

Em 2024, esse intercâmbio comercial totalizou US$ 95 milhões, com um saldo superavitário de US$ 93,5 milhões para o Brasil, cujas exportações foram dominadas por açúcares, veículos rodoviários e ferro-gusa.