PARCERIA

Embratur e Embaixada do Quênia dialogam sobre estratégias de promoção do turismo entre os países

A realização de uma campanha de marketing conjunta para a promoção do intercâmbio de visitantes está entre as iniciativas discutidas no encontro
Renato Vaz/Embratur
Afroturismo e sustentabilidade são dois eixos importantes da parceria.

7/8/2025 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, reuniu-se, nesta quinta-feira (7), com o embaixador do Quênia no Brasil, Andrew Karanja. O principal tema do encontro foi o fortalecimento da cooperação bilateral no setor de turismo dos países, principalmente, na promoção do Afroturismo. O objetivo da parceria é ampliar o fluxo de turistas entre os países, por meio do fortalecimento da imagem internacional dos destinos e do impulsionamento do setor, com benefícios mútuos.

Quênia e Brasil mantêm relações bilaterais há mais de 60 anos. Em maio deste ano, os países assinaram um memorando de entendimento estabelecendo uma nova fase de cooperação, com foco no desenvolvimento do turismo sustentável. 

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, ressaltou que Afroturismo e sustentabilidade são dois eixos estruturantes em sua gestão. Segundo ele, o foco da cooperação recai no Afroturismo, reconhecido por sua crescente relevância cultural e internacional e pela importância de fomentar o desenvolvimento desse setor. Freixo citou como exemplo da força do segmento a “Pequena África” no Rio de Janeiro, atrativo tão procurado quanto o Cristo Redentor. 

“A Embratur é responsável pela promoção do Brasil no mundo e está aberta a possibilidades de aproximação e cooperação. A assinatura recente deste memorando reforça a importância da colaboração entre os países. Fomentar o Afroturismo e o turismo em geral é um ponto crucial de conexão entre os dois países. No Brasil, temos muita procura por esse segmento, afinal, a África faz parte da formação da nossa história e da nossa cultura”, afirmou o presidente da Agência.

Nesse sentido, o embaixador do Quênia sugeriu que os países se unam em campanhas de marketing para promover o intercâmbio de turistas. Segundo ele, em 2024, 4.145 brasileiros visitaram o Quênia, enquanto 2.800 quenianos estiveram no Brasil. 

“Nós temos um Conselho de Turismo que trabalha da mesma forma que a Embratur, promovendo o turismo internacional. Por isso, queremos colocar em prática o que assinamos no memorando, unindo esses dois setores para a promoção de iniciativas que tragam benefícios para ambos os países. Vamos ampliar cada vez mais esses números e incentivar cada vez mais a visita de turistas de um país para o outro”, disse Karanja.

Ao final do encontro, que contou também com a coordenadora de Diversidade, Afroturismo e Povos Indígenas da Agência, Tânia Neres, ficou acordado que haja uma reunião entre a Embratur e o Conselho de Turismo do Quênia para o alinhamento das ações. Marcelo Freixo colocou, ainda, à disposição do embaixador as equipes de modais e de inteligência de dados.

Relação Brasil-Quênia

As relações bilaterais entre os países foram impulsionadas a partir da década de 2000, com a cooperação técnica e de alto nível constante, destacada pela visita do presidente Lula a Nairóbi em 2010. Na ocasião, foram firmados acordos nas áreas de comércio, investimentos, educação e energia.

Em 2024, esse intercâmbio comercial totalizou US$ 95 milhões, com um saldo superavitário de US$ 93,5 milhões para o Brasil, cujas exportações foram dominadas por açúcares, veículos rodoviários e ferro-gusa.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.