11/08/2025 – Um diagnóstico sobre o turismo internacional em Santa Catarina e estratégias para que a imagem do estado no exterior seja alavancada para atrair mais turistas. Estes foram pontos fortes no evento de apresentação do Plano Brasis, realizado pela Embratur e pelo Sebrae, em parceria com o governo do estado, nesta segunda-feira (11), em Florianópolis. Gestores públicos, empresários, representantes de associações, microempreendedores e outros integrantes do trade turístico se reuniram para conhecer a estratégia do novo plano de marketing internacional do país e o que ele propõe para o estado.
A apresentação faz parte de um roteiro nacional. A Embratur está percorrendo as 27 unidades da federação para discutir o melhor caminho para aplicar as diretrizes do Plano Brasis segundo as peculiaridades de cada região. Durante o evento, os presentes detalharam as diretrizes para a promoção dos destinos catarinenses no exterior, abordando atrativos como biodiversidade, cultura, sustentabilidade e turismo de base comunitária, por exemplo.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, ressaltou a importância do encontro. “O Plano Brasis tem esse nome porque o Brasil é um país único, mas marcado pela diversidade. E o Sebrae e a Embratur construíram esse plano que é uma forma de você saber como apresentar o nosso país para o mundo. Nós estamos visitando cada unidade da federação e viemos falar sobre qual é o melhor mercado para Santa Catarina, em que mercado fazer promoção e em que época, para crescer no turismo internacional, que resulta em mais emprego e renda para a população”, explicou.
“Nós vamos terminar o Século 21 diferente de como terminamos o Século 20. A questão ambiental da sustentabilidade nos exige olhar para o mundo de maneira diferente. E o turismo é uma grande solução. No Brasil, esse setor representa 8% do PIB. Em Santa Catarina, 12% do PIB. É um estado referência no turismo no Brasil e um dos grandes estados de crescimento do turismo internacional”, acrescentou Freixo.
O diretor-presidente do Sebrae, Décio Lima, ressaltou o potencial turístico catarinense. “O Brasil desponta como o país que mais cresce no turismo no mundo. E Santa Catarina reúne um potencial extraordinário na sua manifestação cultural, na sua diversidade de território, tem as quatro estações e uma clara compreensão do seu significado na geração de empregos e renda para o nosso povo. Temos que dar a visibilidade que Santa Catarina precisa, mostrá-la para o mundo. Por isso, o Plano Brasis foi lançado pela Embratur e pelo Sebrae. Porque 97% daqueles que produzem turismo no Brasil, em Santa Catarina, são os pequenos negócios, as pequenas economias, e são elas que retratam um acontecimento extraordinário no Brasil”, destacou.
E Margot Rosenbrock, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH – Santa Catarina) agradeceu pela apresentação. “Nós sabemos o quanto é importante planejamento, estratégia, investimento e orçamento para as políticas públicas de turismo. Então, queremos agradecer sinceramente esse olhar para o nosso setor, um setor que gera tanto emprego, tanta renda e para o qual são tão importantes os turistas internacionais”, disse.
Brasil diverso
A apresentação técnica do plano foi conduzida pelo diretor de Marketing Internacional e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, e pela gerente de Projetos Estruturantes da Agência, Ana Paula Jacques. O Plano Brasis foi pensado para orientar a atuação dos estados no mercado internacional de turismo, buscando integrar esforços entre a Embratur e cada uma das unidades da federação para uma atuação coordenada e alinhada com os objetivos estratégicos de promoção do turismo brasileiro no exterior.
A construção do plano de ação para Santa Catarina foi baseada em uma abordagem participativa, com envolvimento de gestores públicos, representantes do trade turístico e do Sebrae, e na análise de dados. O documento indica caminhos para fortalecer a presença do estado nas agendas estratégicas do turismo internacional, contribuindo para consolidar uma atuação integrada na promoção e comercialização.
A apresentação técnica do plano abordou questões como mercados estratégicos para ações promocionais do estado, competitividade de destinos e segmentos turísticos com maior potencial de crescimento em solo catarinense. Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido e Portugal foram apontados como mercado essenciais para o turismo internacional em Santa Catarina.
Estado em evidência
Acima da média nacional, o estado de Santa Catarina registrou aumento de 71,19% na entrada de turistas internacionais entre janeiro e julho deste ano, com 561.954 chegadas. NO ano passado, no mesmo período, o registro foi de 328.256 visitantes de outras nacionalidades. Somente em julho, 22.176 turistas do exterior estiveram em solo catarinense, um total 75% maior que no sétimo mês de 2024, quando foram registradas 12.559 chegadas.
Os dados são da Embratur com a Polícia Federal e o Ministério do Turismo e estão disponíveis no Portal de Dados da Agência. Os argentinos seguem liderando as visitas a Santa Catarina. De janeiro a julho deste ano, o estado recebeu 380.008 visitantes do país vizinho. Em segundo lugar, no acumulado do ano, está o Chile, com 124.242, seguido por Uruguai, Paraguai e EUA.
Além disso, o turismo internacional no Brasil segue em forte ascensão. Nos primeiros sete meses de 2025, o país recebeu 5.952.254 turistas estrangeiros, um recorde histórico que representa um crescimento de 47,5% em relação ao mesmo período do ano passado.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.