NEGÓCIOS E EVENTOS

Brasil é sede pela primeira vez do Summit PCO 2025 Meetings e traz decisores internacionais de eventos e congressos ao RJ

A Embratur atuou na captação do evento em parceria com o DMC Via Capi; expectativa é que o Summit gere negócios e a prospecção de novos eventos internacionais
DCM Via Capi/Divulgação
PCO MM 2025 amplia o conhecimento internacional sobre o Brasil e do Rio de Janeiro (RJ) como destino MICE atrativo

14/08/2025 – O Brasil sedia, pela primeira vez, o evento internacional Summit PCO Meetings México (PCO MM 2025), que acontecerá no Rio de Janeiro (RJ). O encontro teve início nesta quarta-feira (13) e vai até sábado (16), conectando decisores do segmento MICE (Reuniões, Incentivos, Conferências e Exposições/Eventos) mexicano com destinos e prestadores de serviços brasileiros. A Embratur atuou na captação do PCO MM 2025 em parceria com a DMC Via Capi, empresa promotora do Summit no Brasil e com o Visit Rio Convention Bureau.

O PCO MM 2025 é um encontro anual que reúne as principais empresas mexicanas de PCO (Organizadores Profissionais de Congressos, em português). O Brasil como sede do Summit fortalece o conhecimento da competitividade da oferta do país como destino de grupos, eventos, viagens de incentivo e congressos internacionais.

O perfil dos participantes inclui CEOs e diretores de empresas organizadoras de eventos, o que representa um potencial para atração de novos congressos e viagens de incentivo nos próximos anos. Durante o evento, os convidados terão uma agenda com painéis de discussão entre organizadores brasileiros e mexicanos, Embratur e o Visit Rio Convention Bureau.

O programa inclui um famtour corporativo para apresentar a infraestrutura de eventos do Rio de Janeiro, como centros de convenções e hotéis, e as experiências do destino em pontos turísticos como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar. Os participantes também visitarão o Rio Innovation Week, oportunidade para mostrar na prática a capacidade da capital fluminense de sediar eventos de grande porte.

A agenda reforça, ainda, a imagem do Rio de Janeiro como referência global para sediar eventos, como G20, BRICS e os Jogos Olímpicos, combinando infraestrutura com atrativos turísticos. “É uma excelente oportunidade que estamos tendo de apresentar para um segmento turístico mexicano tão importante como o de MICE a vocação internacional do Rio de Janeiro para receber eventos de todos os portes”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

“A captação do PCO Meetings México mostra a importância de a Embratur trabalhar em consonância com o setor privado no turismo. Estamos falando de um evento que não é apenas único, mas que resulta em uma série de novas captações para um destino de qualidade como o Rio, ampliando a capacidade das empresas brasileiras de fazerem novos negócios e receberem turistas internacionais, o que gera emprego e renda para a população”, completou Freixo.

Diretora geral do grupo Via Capi, Kellye Neis comemorou a vinda do PCO MM 2025 para o Rio de Janeiro. “É uma honra receber a delegação do PCO Meetings México e mostrar a riqueza do turismo e da infraestrutura brasileira para eventos. Essa troca de experiências fortalece o networking e abre portas para novas oportunidades de negócios. Estamos entusiasmados em fazer parte desta jornada”, disse.

A indústria de eventos de negócios representa 25% do turismo global e 49% dos visitantes internacionais ao Brasil, e a captação de congressos, feiras e grupos de incentivo impulsiona setores estratégicos da economia nacional, como inovação, tecnologia, saúde, agronegócio e sustentabilidade, fortalecendo a inserção do Brasil no mercado global de eventos. Visitantes deste segmento possuem o maior ticket médio do setor, gastando, por dia, aproximadamente três vezes mais do que os turistas de lazer.

Estratégia da Embratur para o segmento MICE

A estratégia da Embratur para o segmento MICE está focada no fortalecimento do Brasil como um destino autêntico, competitivo, profissional e sustentável para negócios e eventos internacionais. A captação do Summit PCO Meetings México é uma das ações que estão conectadas com outras ferramentas com as quais a Embratur vem atuando para posicionar o Brasil no segmento. Entre elas, destacam-se o lançamento da plataforma Brasil Travel Specialist (BTS MICE); a participação nas feiras Fiexpo e IMEX; a campanha de marketing PCMA e a filiação à associações (PCMA, ICCA, UIA, SITE e UFI).

O Brasil lidera o ranking da ICCA 2024 na América Latina em número de eventos internacionais e ocupa a 15ª posição mundial, com 42 cidades preparadas para receber eventos internacionais.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.